Secção 03 - Atividade Profissional

Zona de identificação

Código de referência

PT-AHS-ICS-LHS-03

Título

Atividade Profissional

Data(s)

  • 1932-1977 (Produção)

Nível de descrição

Secção

Dimensão e suporte

0,08 metros lineares; 1 caixa.

Zona do contexto

Nome do produtor

(1892-1978)

História biográfica

Nasceu no Porto (freguesia de Massarelos) a 31 de maio de 1892, tendo vindo a casar em 1921 com Gjertrud Magdalene Krohn, de ascendência norueguesa.
Formado em económicas e financeiras no Instituto industrial e Comercial do Porto, iniciou a sua formação em Inglaterra na Fábrica de chocolates Cadbury, onde estagiou em 1909/10 graças aos laços de colaboração e amizade de seu pai com os irmãos Cadbury, nomeadamente no âmbito do trabalho de recolha de informação e das campanhas contra o trabalho forçado nas roças de São Tomé (Cf. biografia Alfredo Henrique da Silva). Foi nomeado professor provisório desse mesmo Instituto em 1920, transitando para o lugar de professor ordinário em 1925.
Para além de outras atividades empresariais, adquiriu em 1955 cotas no capital da empresa Fábrica de Chocolates Imperial em Vila do Conde, tendo assumido o cargo de Presidente da administração. Modernizou e aumentou a produção de chocolate e construiu instalações novas, também em Vila do Conde. A fábrica foi vendida em 1973 ao Grupo RAR.
Teve uma atividade cívica e religiosa prolífica, nomeadamente na Igreja Evangélica Metodista Portuguesa e na Aliança Evangélica Portuguesa. Foi Presidente do Conselho Fiscal da Beneficência Evangélica do Porto e Presidente de uma direção trianual da Associação Cristã da Mocidade do Porto (1963-1965). Apaixonado bibliófilo, morreu no Porto em 1978.

Nome do produtor

(1932-)

História administrativa

A Fábrica de Chocolates Imperial foi fundada a 15 de dezembro de 1932 em Vila do Conde.
Manuel Dias da Silva, que havia regressado do Brasil com uma nova fórmula de chocolate, contou com o apoio do seu irmão Libório Ferreira da Silva e de um amigo, Abel Bacelar. Segundo documentos da empresa, esta foi continuadora da firma Fábrica de Chocolates "Esperança" que por sua vez tinha sucedido à "Chocolaterie Française" de Rollin&Faure.
Em julho de 1935, Abel Bacelar dividiu a sua cota da empresa, sendo uma parte adquirida por Luís Henrique da Silva. Vinte anos depois, Manuel Dias da Silva sai da Imperial e a sua cota é adquirida por Luís Henrique da Silva e por um novo sócio, o Engenheiro Luis Krohn da Silva Em 1973, o Grupo RAR adquire a empresa, procedendo a significativos investimentos que levaram a um aumento da capacidade produtiva. Em 1993, é criada a Imperial - Comércio e Distribuição de Produtos Alimentares, S.A, com objetivo de dar resposta à evolução do sector e garantir uma maior flexibilização e especialização.
Tratando-se da maior fabricante portuguesa de chocolates, a Imperial continua a investir na modernização e em novas fábricas.

Entidade detentora

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Documentação (apontamentos, exercícios de contabilidade e documentação avulsa) referente ao percurso profissional de Luis Henrique da Silva enquanto professor no Instituto Comercial e Industrial do Porto e registos de almoços de confraternização dos alunos do antigo instituto industrial e comercial do Porto; documentação (actas, relatórios de contas, documentos sobre o edifício, contrato colectivo de trabalho do sector etc.) referente ao seu percurso enquanto sócio e presidente do conselho de administração da Fábrica de Chocolates Imperial, S.A.R.L., sediada em Vila do Conde, assim como às transformações vividas pela empresa (1955-1977) .

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de organização

A secção é composta por 2 documentos compostos organizados da seguinte forma:
LHS-03-001 - Instituto Industrial e Comercial do Porto (1932-1969)
LHS-03-002 - Fábrica de Chocolates Imperial (1935-1977)

O sistema de organização pretendeu respeitar a ordem cronológica da documentação.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

    Sistema de escrita do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Zona de documentação associada

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Unidades de descrição relacionadas

      Descrições relacionadas

      Zona das notas

      Identificador(es) alternativo(s)

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso - Assunto

      Pontos de acesso - Local

      Pontos de acesso - Nomes

      Pontos de acesso de género (tipologias documentais)

      Identificador da descrição

      Identificador da instituição

      Regras ou convenções utilizadas

      Estatuto

      Nível de detalhe

      Datas de criação, revisão, eliminação

      Línguas e escritas

        Script(s)

          Fontes

          Nota do arquivista

          O documento simples "Almoço de Confraternização dos Alunos do Antigo Instituto Industrial e Comercial do Porto (Porto, 1967) pertencente ao documento composto "Instituto Industrial e Comercial do Porto" (LHS-03-001) encontra-se acondicionado na Caixa Partilhada 2.

          Área de ingresso