Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1924 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
1 álbum e avulsos, 323 cartões postais.
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Nasceu em Vila Nova de Gaia em 1900. Foi oficial da Marinha Portuguesa, tendo assentado praça em Novembro 1919. Em 1923/4, participou no périplo a África feito por um torpedeiro da Marinha Portuguesa (durante o qual recolheu uma das séries dos postais que se encontram na Coleção João Pina-Cabral). Exerceu funções no Oriente e Extremo Oriente. Entre 1928/29 foi oficial da Administração Naval na Fragata Gil Eanes, navio hospital que socorria pescadores na Terra Nova (1928/9).
Viveu com a família em Luanda, onde foi Chefe do Departamento Marítimo de Angola de Março 1937 a 1943, tendo recebido um louvor do Governador Geral de Angola pela realização do ‘plano de iluminação do litoral angolano, compreendendo a farolagem da costa e a balizagem dos portos, desde os estudos da implantação definitiva das luzes até à montagem dos aparelhos ópticos, construção dos novos faróis e trabalhos de construção de numerosas torres’ (documento que também se encontra depositado no AHS). Foi comandante da Mocidade Portuguesa de Luanda, 1937/42, tendo introduzido várias modalidades desportivas (nomeadamente o basquetebol).
Em 1944, foi operado em Lisboa a um cancro no cérebro pelo Prof. Egas Moniz. Passou à reserva em 24 de outubro de 1944 com a patente de Comandante de Mar e Guerra. Voltou a exercer funções entre 1945 e 1947, nomeadamente na Capitania da Cidade do Porto.
Dedicou os seus últimos anos de vida como Leitor Leigo à Igreja Lusitana, em V.N. de Gaia.
Foi nomeado Oficial da Ordem Militar de Avis em Abril 1944 e nomeado Cavaleiro da Ordem Militar de Avis em Março de 1947.
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Álbum com 296 cartões postais recolhidos durante um périplo por África (1924), realizado pelo Comandante Daniel Pina Cabral, avô de João Pina Cabral, num torpedeiro da Marinha Portuguesa. Para além disso, contém 27 postais avulsos não incluídos no álbum mas que são do mesmo período.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de organização
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Presencial, com marcação prévia.