Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1965-1976 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
0,12 metros lineares; 1 caixa com 5 pastas (c. 240 itens).
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Álvaro da Piedade Abreu nasceu em Elvas a 20 de novembro de 1914. Completou o curso de regente agrícola na Escola de Regentes Agrícolas de Coimbra e colocou-se como regente agrícola na Federação dos Vinicultores do Centro e Sul de Portugal, tendo-se especializado em cadastro vitícola. Exerceu diversas funções (entre elas a de Procurador à Câmara Corporativa na V Legislatura) até passar a desempenhar o cargo de Secretário Geral da Corporação da Lavoura em 1963.
Após o 25 de abril de 1974, foi incumbido por despacho do Delegado da Junta de Salvação Nacional junto do Ministério do Trabalho de assegurar e superintender toda a atividade técnica e administrativa da Corporação da Lavoura, funções que desempenhou até à dissolução do organismo.
Entidade detentora
História do arquivo
Manuel de Lucena coordenou um projeto de investigação que teve como finalidade a apresentação de um relatório ao Ministério da Agricultura e Pescas sobre a extinção dos grémios da lavoura e das respetivas federações no pós-25 de Abril de 1974. Esta documentação, pertencente a Álvaro Abreu, inclui-se na doação feita por Manuel de Lucena ao Arquivo de História Social (AHS) em 2008.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Conjunto de documentação que abrange dois momentos do percurso profissional de Álvaro Abreu enquanto regente agrícola.
Circulares, ofícios, relatórios e publicações produzidos durante o período em que foi secretário geral da Corporação da Lavoura (1965-1974). Contém documentação referente à reestruturação da sede, guias de apresentação de engenheiros, pedidos de rescisão de contrato, etc
Circulares, ofícios e outra correspondência, relatórios, documentação referente a contabilidade e finanças e documentação profissional produzido no período em que fez parte da Comissão Liquidatária dos Grémios da Lavoura (1974-1976). Contém documentação sobre contabilidade e finanças da Comissão como extratos bancários, balancetes, diuturnidades, utilização de fundos, indemnizações a funcionários, etc.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de organização
A subsubsecção é constituída por um documento composto com o código de referência: ML-B-A-AA-01. Encontra-se acondicionado em 5 pastas que contêm documentação dos dois períodos do percurso profissional de Álvaro Abreu. Com esta organização pretendeu-se respeitar e distinguir os dois momentos do percurso profissional de Álvaro Abreu. Contudo, a documentação aguarda uma descrição mais detalhada, não se encontrando totalmente acondicionada de acordo com a separação cronológica indicada.
As pastas 1 e 2 reúnem maioritariamente documentação referente ao primeiro período (1965-74, aprox. 40 itens), a pasta 3 a 5 reúnem maioritariamente referente ao segundo período (1974-76, aprox. 200 itens).
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Presencial, com marcação prévia.
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Documentação do espólio Manuel Lucena (ML)
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assunto
Pontos de acesso - Local
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género (tipologias documentais)
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Criação 2023.12, jps.