Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1973-1992 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
15 pastas
Zona do contexto
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Conjunto diversificado que engloba documentos manuscritos e datilografados, em que se destacam, pelo número, planificações de aulas e fichas de alunos. Os documentos presentes nesta secção proporcionam informações concretas sobre a atividade didática implementada por Glicínia Quartin, no âmbito do teatro, ao mesmo tempo que revelam o interesse da atriz não só pelo ensino do teatro enquanto atividade artística, mas também pelo teatro como meio de educação. A isso, acrescenta uma pasta contendo materiais relativos ao curso de New Music in Action que a atriz frequentou em York em 1976. Encontramos os seguintes documentos:
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um conjunto de quatro pastas organizado, pela própria Glicínia, da seguinte maneira: uma pasta contendo fichas de alunos com fotos; uma pasta denominada “Lições para arquivar” e outra “Apontamentos Aulas”, as duas contendo apontamentos e planificações de aulas; uma pasta contendo o relatório da disciplina “Teoria do Jogo Dramático”. O material contido nessas quatro pastas data de 1973 a 1975.
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Lei de Teatro. Proposta de lei datilografada, com apontamentos à margem do texto, sem data. Pela referência ao 25 de abril e à Lei Constitucional 3/74, percebe-se que o texto é posterior a 1974.
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Um caderno contendo apontamentos e planificações de aulas do ano 1975.
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Um conjunto de resumos bibliográficos, sem data.
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Uma pasta contendo materiais relativos ao curso New Music in Action (1976).
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Um exemplar do livro de Marie Elisabeth Dienesch, Jeu dramatique et éducation (1977), copilação de textos sobre teatro pedagógico.
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Os programas do 9º ano da disciplina de Teatro para o Curso Superior Unificado, do ano letivo 1977-1978.
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Uma pasta contendo fichas de avaliação dos alunos inscritos na Escola de Formação de Professores e Educação pela Arte, relativas ao ano 1979, e ficha de inscrição do aluno José Eduardo dos Santos Espada, atualmente Professor Coordenador da Área Científica de Técnicas Teatrais da Escola Superior de Teatro e Cinema.
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Conjunto de folhas avulsas sem data, contendo apontamentos para aulas teóricas de teatro.
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Apontamentos para aulas e fichas de alunos, relativos à disciplina de Interpretação para o ano letivo 1987-1988.
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Estatutos da Escola Superior de Teatro e Cinema. Conjunto de documentos incompletos e sem data. Não foi possível remontar à data, contudo, a referência à Lei nº 54/90 dos Estatutos do Instituto Politécnico de Lisboa indica que se trata de um documento produzido posteriormente.
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Conjunto de 7 blocos de notas manuscritas contendo apontamentos, esboços de peças, planificação de aulas e avaliações de alunos. Embora não sejam todos datados, as datas que foi possível levantar nos blocos remetem a um lapso temporal incluído entre 1981 e 1992.
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Projeto para discussão pública “Autonomia e Gestão das Escolas”, com data janeiro de 1998.
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Conjunto de textos teóricos sobre o teatro.
Avaliação, seleção e eliminação
Por razões determinadas pela boa conservação dos documentos, os programas do 9º ano da disciplina de Teatro para o Curso Superior Unificado, do ano letivo 1977-1978, foram retirados dos dossiês originais e acondicionados numa pasta. A mesma observação aplica-se ao dossier A Psicomotricidade - Expressão Corporal - A Linguagem e o Movimento, o qual foi desmembrado e acondicionado em envelopes de papel de arroz.
Incorporações
Sistema de organização
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Presencial, com marcação prévia.
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- francês
- português