Brochura
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Relatório lido a 5 de Dez. de 1899 ante o Freedom Discussion Group de Londres.
Nettlau, Max.Conferência realizada pelo autor na Casa Sindical em 31 de Dezembro de 1911
Costa, Emílio.Testemunha a atividade profissional de Glicínia Quartin na qualidade de professora, junto da Escola Superior de Teatro e Cinema, regida até 1983 pelo Conservatório Nacional e, depois, pelo Instituto Politécnico de Lisboa. Este conjunto de documentos abrange não apenas a atividade didática de Glicínia, como também as atividades de divulgação dos métodos de ensino experimentados pelo movimento “Educação pela Arte” em Portugal, do qual a atriz foi promotora até depois do fim da sua carreira de professora.
Junta documentos, de natureza vária, que atestam a atividade de atriz e de professora de teatro de Glicínia Quartin. O período abrangido por esse conjunto de documentos vai da sua formação na Itália, entre 1962 e 1965, no Studio di Arti Sceniche de Alessandro Fersen em Roma, até às colaborações com várias companhias de teatro e produções cinematográficas em Portugal, celebradas já em finais da década de 90, passando pela atividade de docente na Escola Superior de Teatro e Cinema entre a década de 70 e 90.
Conjunto de documentos relativos à formação teatral de Glicínia Quartin em Roma, a participação de Glicínia Quartin no Teatro Experimental de Cascais, noutras companhias de teatro e no cinema.
Conjunto de documentos que permite reconstruir, parcialmente, a trajetória profissional da atriz, ora como professora de teatro, ora como intérprete de peças. Além disso, encontram-se documentos de carácter pessoal, como postais e convites, que atestam a rede de relações afetivas e sociais de Glicínia Quartin, bem como a sua participação no MUD Juvenil na década de 40. Em termos profissionais, a coleção permite recuar até à estadia da atriz em Roma, onde frequentou a Scuola di Arti Sceniche de Alessandro Farsen, entre 1962 e 1965. A coleção permite, ainda, recolher informações parciais sobre um segmento da história da companhia Teatro Experimental de Cascais, com a qual Glicínia colaborou entre 1965-1968, e sobre as atividades do movimento Educação pela Arte em Portugal, ao qual a atriz aderiu aplicando os métodos de ensino promovidos por esse movimento. Finalmente, destaca-se na coleção o subfundo António José da Costa, contendo livros de peças teatrais relacionadas com a esfera educativa e o teatro infantojuvenil, publicadas entre 1953 e 1974.
Quartin, Glicínia Vieira.Congresso inaugurado no dia 2 de Dezembro de 1901 por Sua Majestade El-Rei e com a assistência de Sua Majestade a Rainha Senhora D. Amélia e sua alteza o Príncipe Real Senhor D. Luis
Brochura sobre o movimento grevista de 1912 de que resultou o encerramento pela polícia da casa Sindical e de várias prisões.
Firmino, Frutuoso.Reúne objetos, textos datilografados de conteúdo político, textos avulsos, entre os quais textos manuscritos de carácter pessoal e correspondência vária, bem como um pequeno conjunto de documentos que pertenceram à Deolinda Vieira Lopes, mãe de Glicínia Quartin.
Documenta o envolvimento de Glicínia Quartin no movimento "Educação pela Arte". Além disso, esta subsubsecção documenta o desenvolvimento desse movimento em Portugal, ao longo de três décadas. De maneira específica, encontram-se:
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um conjunto de documentos manuscritos e datilografados relativos à exploração da dança como recurso pedagógico, à psicomotricidade e educação musical, contendo também o programa do curso de Pedagogia da Dança Criativa, datado de 15 de outubro de 1974, promovido por Wanda Ribeiro da Silva no seio da Escola de Dança do Conservatório Nacional, e uma brochura informativa sobre um programa de licenciatura da Escola Superior de Dança (ambas fundadas por Ribeiro da Silva). A brochura não é datada, mas não será anterior a 1986, ano em que a Escola Superior de Dança foi aberta. Nos restantes documentos, encontramos também material relativo ao Curso de Iniciação Teatral para Professores, lecionado por docentes espanhóis (sem data), e três conjuntos de documentos de apoio à cadeira de Movimento orientada por Ruben Marks, na Escola Superior de Educação pela Arte (1976-1977).
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Uma carta que notifica a alteração de datas do 1º Encontro das Expressões Artísticas na Formação de Professores de Ensino Primário e de Educadores de Infância do Distrito de Portalegre, com data no dia 28 de fevereiro de 1986, e uma brochura contendo o programa do evento, onde é possível ler que Glicínia apresentou na sessão “Educação pela Arte”.
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Cinco blocos de fotocópias agrafadas, contendo informações que justificam a razão de ser do encontro, uma proposta de programa e as transcrições das comunicações.
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Uma brochura que fundamenta e promove o Movimento Português de Intervenção Artística e Educação pela Arte, datado de 1994.
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Um envelope da Escola Superior de Dança, contendo três cópias do programa do Colóquio Educação pela Arte, acontecido em Lisboa, em 2000.
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Uma brochura com o programa do Colóquio Educação pela Arte em homenagem ao Arquimedes da Silva Santos, acontecido na Fundação Calouste Gulbenkian nos dias 9 e 10 de novembro de 2000.
Divulgação sobre duas brochuras do Espólio de Pinto Quartin, que articulam Feminismo e Eugenia, por Ricardo Gomes Moreira, estudante de doutoramento em Antropologia no ICS-ULisboa. Inclui também secção sobre recente disponibilização da Coleção da Associação Tchiweka de Documentação (ofertada em junho de 2023); sobre um documento do Espólio de Pinto Quartin, escolha do arquivista do AHS, João Pedro Santos, e sobre a Exposição temporária "Há sempre alguém que diz não".
Moreira, Ricardo GomesDiscurso parlamentar de ideais socialistas editado pelo Grémio Socialista de Lisboa. Ladislau Batalha foi eleito deputado pelo circulo nº 9, Porto
Dedicatória manuscrita do autor a Pinto Quartin e carimbo do GSL.