Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1969 - 1971 (Produção)
- 1968 - 1969 (Produção)
- 1963 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
2 álbuns (aprox. A4, c. 200 fotografias 13x9), 1 caixa (13x9) com mais de 200 fotografias avulsas e um número de jornal.
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Nascido em 1950 em Vila Real, filho de um casal de comerciantes, Luciano Leal mudou-se para Lisboa com a família quando tinha 14 anos. Pouco depois começou a trabalhar como boletineiro na Marconi. Até entrar no serviço militar obrigatório percorria Lisboa de bicicleta a entregar telegramas. Entre 1969 e 1971 foi soldado de transmissões, em Angola. Depois de regressar de Angola, retomou os estudos interrompidos após a conclusão da 4ª classe. Em 1981, licenciou-se em Gestão no ISCTE. Permaneceu na mesma empresa durante quarenta anos, até se aposentar. (Maria José Lobo Antunes)
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
doação do próprio, em 2023
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Fotografias de Angola por Luciano Leal, soldado de transmissões, mobilizado para comissão de serviço pelo Exército Português entre 1969 e 1971, na guerra colonial. Das quase cinco centenas de provas, metade foram por si organizadas em 2 álbuns, com temáticas distintas (um álbum composto por retratos de Leal em cenários e circunstâncias diversas, captadas por camaradas seus; outro contendo registos visuais do quotidiano militar, de aquartelamentos, de paisagens e animais selvagens, de operações militares e de jovens “nativas”, todos da sua autoria); a outra metade, são fotografias avulso. Muitas fotografias, avulsas e nos álbuns, têm legendas manuscritas pelo próprio.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de organização
Secção A: 2 álbuns fotográficos de Luciano Leal
Secção B: cerca de 200 fotografias avulso organizadas no momento da entrada da coleção no AHS, em 16 séries. As 16 séries foram organizadas através da informação disponível nas legendas no verso das provas, de informação recolhida em entrevistas com Luciano Leal (realizadas entre 2021 e 2023; conduzidas por Maria José Lobo Antunes) e da pesquisa em publicações relativas ao Batalhão de Cavalaria 2870, onde Leal foi soldado de transmissões. A organização orientou-se por um eixo temporal, tendo sido destacadas algumas séries por temas ou sequências possíveis de recuperar. Algumas fotografias avulsas são repetições de fotografias que estão nos álbuns da Secção A. As séries 1, 2 e 3 contêm fotografias de maiores dimensões.
Secção C: composta por dois itens, uma caixa de papel fotográfico Kodak usada por Luciano Leal para arrumar impressões avulsas e de um exemplar do jornal Galope, de 1971, publicação do batalhão onde Luciano Leal fez a sua comissão.
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
presencial, com marcação prévia
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
Algumas fotografias fizeram parte da exposição "A Guerra Guardada: fotografia de soldados portugueses em Angola, Guiné-Bissau e Moçambique (1961-74)", curadoria de Maria José Lobo Antunes e Inês Ponte, patente no Museu do Aljube entre 13 de janeiro e 3 de abril de 2023. https://www.museudoaljube.pt/expo/a-guerra-guardada/ e https://gi-imperios.org/blog/pt/a-guerra-guardada-exposicao/
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assunto
Pontos de acesso - Local
- Angola » Bengo » Caxito
- Angola » Kuando Kubango » Cuito Canavale
- Angola » Kuando Kubango » Lupire
- Portugal » Mafra
- Angola » Luanda
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género (tipologias documentais)
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
2023-08: elaborada por Inês Ponte, revista por Maria José Lobo Antunes