Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1908-1967 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
0,12 metros lineares; 1 caixa.
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Nasceu no Porto (freguesia de Massarelos) a 31 de maio de 1892, tendo vindo a casar em 1921 com Gjertrud Magdalene Krohn, de ascendência norueguesa.
Formado em económicas e financeiras no Instituto industrial e Comercial do Porto, iniciou a sua formação em Inglaterra na Fábrica de chocolates Cadbury, onde estagiou em 1909/10 graças aos laços de colaboração e amizade de seu pai com os irmãos Cadbury, nomeadamente no âmbito do trabalho de recolha de informação e das campanhas contra o trabalho forçado nas roças de São Tomé (Cf. biografia Alfredo Henrique da Silva). Foi nomeado professor provisório desse mesmo Instituto em 1920, transitando para o lugar de professor ordinário em 1925.
Para além de outras atividades empresariais, adquiriu em 1955 cotas no capital da empresa Fábrica de Chocolates Imperial em Vila do Conde, tendo assumido o cargo de Presidente da administração. Modernizou e aumentou a produção de chocolate e construiu instalações novas, também em Vila do Conde. A fábrica foi vendida em 1973 ao Grupo RAR.
Teve uma atividade cívica e religiosa prolífica, nomeadamente na Igreja Evangélica Metodista Portuguesa e na Aliança Evangélica Portuguesa. Foi Presidente do Conselho Fiscal da Beneficência Evangélica do Porto e Presidente de uma direção trianual da Associação Cristã da Mocidade do Porto (1963-1965). Apaixonado bibliófilo, morreu no Porto em 1978.
Nome do produtor
História biográfica
Educador e missionário evangélico.
Formado em ciências económicas e financeiras, Alfredo da Silva combinou, ao longo da sua actividade, a sua actividade missionária e educativa com a sua actividade profissional. Foi professor de língua inglesa no Instituto Industrial e Comercial do Porto (1910), director do Instituto Comercial dessa mesma cidade e professor de história económica e organização dos transportes do Instituto Superior do Comércio (1919). No âmbito da religiosidade evangélica, foi professor na escola primária do Mirante, ministro da igreja Metodista, um dos fundadores da União Cristã da Mocidade (1894), representante, em Portugal, da Aliança Internacional pela Paz e Fraternidade." LEITE, 2009
Foi professor na sua cidade natal, Porto, onde também foi vereador. Exerceu a Superintendência da Obra Metodista Portuguesa, em sucessão ao Rev. Roberto Moreton. Foi fundador da Associação Cristã da Mocidade, do Porto, e redator do Amigo da Infância, jornal evangélico para crianças, muito apreciado no seu tempo. Esteve no Brasil em 1922, chefiando a delegação que representou o Governo Português nas comemorações do Centenário da Independência política. Por várias vezes representou oficialmente seu país no estrangeiro, sendo muito acatado em sua pátria. [Adaptado de http://www.luteranos.com.br/textos/alfredo-henrique-da-silva-1872-1950]
Alfredo Henrique da Silva sucedeu a Robert Hawkey Moreton, na liderança da Igreja Evangélica Metodista Portuguesa, assumindo-a entre 1920 e 1940 e tornando-se o mais destacado dos líderes, tendo expandido a obra da Igreja ao longo dos anos mais favoráveis da I República. Moreton organizou esta igreja no ano de 1871. Foi durante a direção de Alfredo H. Silva que a Igreja Evangélica Metodista Portuguesa atravessou o seu período de expansão mais frutífero, recrutando membros de todas as classes sociais, aumentando o número das suas escolas e confirmando-se como uma das mais dinâmicas e prestigiadas Igrejas Evangélicas do País. Durante esta era a Igreja editou várias publicações de boa qualidade espiritual e intelectual, a mais notável das quais foi o mensário Portugal Evangélico, que é, ainda, a mais antiga publicação evangélica portuguesa em circulação. [adaptado de https://crentebatista.wordpress.com/2010/05/06/alfredo-henrique-da-silva/]
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Conjunto de correspondência de cariz pessoal trocada entre 1908 e 1967 com familiares e, em particular, com Alfredo Henrique da Silva, pai de Luis Henrique da Silva.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de organização
A subsecção é composta por 3 séries organizadas da seguinte forma:
LHS-01-01-001 - Correspondência Pessoal (1945-1967)
LHS-01-01-002 - Correspondência Familiar (1926-1961)
LHS-01-01-003 - Correspondência entre L.H.Silva e A.H. Silva (1908-1948)