Diário

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

  • Diários salvaguardados no AHS.

Nota(s) da fonte

    Mostrar nota(s)

      Termos hierárquicos

      Diário

        Termos equivalentes

        Diário

          Termos associados

          Diário

            11 Descrição arquivística resultados para Diário

            11 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
            A Campanha do Sul de Angola (1915)
            PT/AHS-ICS/ACS-01 · Documento composto · 1915
            Parte de Diários António de Castro e Silva

            Um diário encadernado, composto por 216 folhas e totalmente dactilografado, com exceção de algumas correções manuscritas. O diário tem como título “A campanha do sul de Angola” e foi produzido em 1950, com base numa série de apontamentos, cadernos e agendas que António de Castro e Silva guardou da sua presença em Angola no ano de 1915. Contém diversos anexos, nomeadamente: mapas, fotografias e alguns recortes de publicações.

            Diário (1938-1945)
            PT/AHS-ICS/ACS-04 · Documento composto · 1938-1945
            Parte de Diários António de Castro e Silva

            Um diário encadernado (encadernação de Frederico d’Oliveira) e dactilografado (com várias entradas manuscritas). Abrange o período entre agosto de 1938 e o fim de 1945 (o intervalo entre o fim da guerra civil de Espanha e o decurso da II guerra mundial). Contém diversos anexos, nomeadamente: recortes de imprensa; mapas; fotografias e postais.

            Diário (1946-1949)
            PT/AHS-ICS/ACS-05 · Documento composto · 1946-1949
            Parte de Diários António de Castro e Silva

            Um diário encadernado (encadernação de Jaime M. Alves) e dactilografado (com algumas entradas manuscritas). Abrange o período entre janeiro de 1946 e 31 de dezembro de 1949. O diário conta com várias entradas descritivas da situação internacional após o fim da II Guerra Mundial e as dinâmicas produzidas pelos dois blocos geopolíticos que dela emergiram.
            Contém diversos anexos, nomeadamente: recortes de imprensa; mapas; fotografias e postais.

            Diário (1950-1957)
            PT/AHS-ICS/ACS-06 · Documento composto · 1950-1957
            Parte de Diários António de Castro e Silva

            Um diário preservado numa capa de couro preto com argolas metálicas, totalmente dactilografado com exceção de algumas anotações. Abrange o período entre janeiro de 1950 e junho de 1957.
            Este volume contém registos sobre os quase 41 anos de António de Castro e Silva ao serviço do Estado e sobre o seu pedido de aposentação, que entrou em vigor em 1950. Para além disso, conta com múltiplas entradas sobre acontecimentos e dinâmicas que caraterizaram a Guerra Fria.
            Contém diversos anexos, nomeadamente: recortes de imprensa e de artigos; mapas e fotografias.

            Diário de Antero Leal Marques
            PT/AHS-ICS/DLM · Fundo · 1932

            Antero Leal Marques (1880-1969) foi chefe de gabinete de Oliveira Salazar entre 27 de Abril de 1928 e 28 de Agosto de 1940, tendo sido um dos primeiros e mais íntimos colaboradores de Salazar, primeiro, no Ministério das Finanças e, depois, na presidência do ministério. Escreveu um curtíssimo «Diário», manuscrito, que tem por objecto a formação do primeiro governo de Salazar, em Julho de 1932. Esse documento, um volume com 64 páginas, foi doado por Henrique José Monteiro Chaves ao Arquivo de História Social.

            O fundo contém ainda fotocópias de condecorações entregues pelo Estado Português e Espanhol a Antero Leal Marques (1930-1934) e outra documentação de apoio à investigação produzida por Henrique Chaves (Fotocópias e transcrições do manuscrito).

            Marques, Antero Leal.
            Diário de Manuel António Bôto
            PT/AHS-ICS/MAB · Fundo · 1966

            Memórias da Guerra Civil de Espanha.

            Bôto, Manuel António.
            Diários António de Castro e Silva
            PT/AHS-ICS/ACS · Fundo · 1915-1957

            A coleção contém cinco diários escritos por António de Castro e Silva e um conjunto de folhas não datadas que abrangem a primeira metade do século XX. Esta documentação destaca-se pelos registos que fez da sua participação nas campanhas do sul de Angola durante a I Guerra Mundial (1915) e na Guerra Civil de Espanha (1938). Para além disso, permitem acompanhar o seu percurso na polícia política do Estado Novo (primeiro na Polícia Internacional Portuguesa e, posteriormente, Polícia de Vigilância e Defesa do Estado e Polícia Internacional e de Defesa do Estado) enquanto inspetor-adjunto e, durante alguns anos, oficial responsável pela segurança de António de Oliveira Salazar.

            Silva, António de Castro e
            PT/AHS-ICS/DIV-05M-008 · Item · 2024-04
            Parte de A Divulgação AHS/ICS-ULISBOA

            Número especial 50 anos do 25 abril, com destaque para documentação com acesso digital recente: Luta Popular (jornal do MRPP, 1971) da coleção José Laranjo, com presença na exposição de longa duração do Museu Nacional Resistência e Liberdade, no Forte de Peniche; Binómio (jornal da AEIST, 1964-1987) que se encontra nos fundos José Barreto, José Laranjo, Maria Teresa Reis e Vítor Matias Ferreira, presente na exposição temporária "Estudantes de Abril", organizada pelo jornal Diferencial (AEIST).
            Inclui ainda a escolha do arquivista, com foco na visibilidade de Catarina Eufémia através da música de Intervenção; as exposições "Há Sempre Alguém que Diz Não" (Câmara Municipal de Grândola) e "Estudantes de Abril" (Jornal Diferencial, AEIST), a decorrer em abril de 2024 e a exposição “A Paz, o Pão, Habitação…”: Valores de Abril em Autocolantes (Arquivo de História Social/ICS) a decorrer entre maio e setembro de 2024. Conta, também, com uma chamada para trabalhos para o Congresso "A Imprensa de Exílio(s)".

            Este número do Mensário divulga ainda o Fundo Manuel António Bôto, com o contributo de Patrick Figueiredo, estudante de doutoramento em História no PIUDHIST. O autor foca-se no diário "Memórias da Guerra Civil de Espanha", fotocópia de um texto datilografado em São Paulo, entre 1960 e 1966, pelo ex-militante anarco-sindicalista e ex-agente secreto da república espanhola. Inclui também a divulgação das novidades no catálogo do AHS, com texto da autoria do antropólogo João Pina-Cabral intitulado "Núcleo Euroasiáticos em Macau: recolhas de campo de João Pina-Cabral (1989-91)".

            Figueiredo, Patrick
            O Meu «Diário» no «Tércio» (1938)
            PT/AHS-ICS/ACS-03 · Documento composto · 1938
            Parte de Diários António de Castro e Silva

            Um diário encadernado (encadernação de Jaime M. Alves), composto por 187 folhas e totalmente dactilografado. Tem como título “O meu diário no Tércio”, abrangendo o período em que António de Castro e Silva participou na Guerra Civil de Espanha enquanto oficial da Legião, também conhecida como “Tercio de Extranjeros” (abril a agosto de 1938). Contém diversos anexos, nomeadamente: recortes de imprensa; mapas; fotografias, alguma correspondência e circulares.