Comunicado do Comité Central do PCP apoiando "a participação nos próximos actos eleitorais de todas as forças de oposição ao governo de Salazar".
PCP - Partido Comunista PortuguêsEleições (1958)
26 Descrição arquivística resultados para Eleições (1958)
Reacção ao apelo de «Unidade de Acção Anti-Salazarista», do PCP
Comité Central Anti-ComunistaCópia da «minuta» da carta aos Ministros de Salazar, após as eleições de Junho, «insistindo numa política de pacificação entre todos os portugueses»
Pedido para a realização de uma Conferência de Imprensa, dia 7 de Maio, como «acto preparatório do Congresso dos Democratas Portugueses» para análise da situação política e do regresso do General Delgado.
Cortesão, Jaime.A farsa eleitoral; dia 9 de Agosto, tomada de posse do Almirante Américo Tomás; jornada de protesto
Junta Nacional de LibertaçãoCandidatura de Arlindo Vicente.
Vicente, Arlindo.Comunicado de Assis Chateaubriand sobre posição por ele tomada quanto à permanência do general Humberto Delgado na residência do embaixador do Brasil em Lisboa. No verso a transcrição do artigo «Delgado no Brasil», do «Diário de Notícias», do Rio de Janeiro, em 23 de Abril 1959.
Mello, Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de.Reprodução das cartas do General Humberto Delgado aos ministros da Presidência e do Interior e ao Cardeal Patriarca de Lisboa reclamando, a libertação dos colaboradores da candidatura.
Delgado, Humberto.Pede a libertação dos colaboradores da candidatura de Humberto Delgado.
Delgado, Humberto.Os signatários, «todos eles opositores ao regime» e «que apoiaram a candidatura independente do General Humberto Delgado» fazem o pedido para a realização de uma Conferência de Imprensa, na sala de Imprensa do SNI, no dia 20 de Janeiro, sobre a situação.
Sérgio, António.Cópia da «minuta» da carta aos Ministros de Salazar, após as eleições de Junho, «insistindo numa política de pacificação entre todos os portugueses»
Delgado, Humberto.«chamar a atenção do Governo para o sentimento de mágoa e indignação suscitada pelas providências adoptadas contra o General Humberto Delgado»
Agradecimento pela adesão de todos os portugueses, desde os velhos sinceros monárquicos e republicanos - até aos combatentes do 28 de Maio de 1926. Notas para a imprensa.
O Governo proíbe a Conferência de Imprensa no Centro Republicano Dr. António José de Almeida, «destinado a ventilar o caso Delgado».
Poema satírico; situacionista
Exposição "Humberto Delgado - O General sem Medo", no Museu República e Resistência, em 1995, direção científica de Fernando Rosas.
Esta exposição exibiu 2 documentos do AHS:
Proclamação do General Humberto Delgado. A todos os Portugueses da Metrópole e do Ultramar [Maio de 1958]
PT-AHS-ICS-PQ-P-096
Cartas do Sr. General Humberto Delgado, Candidato às últimas Eleições. Aos senhores: Ministro da presidência, Ministro do Interior e a Sua Eminência o Cardeal Patriarca de Lisboa; protestando contra a fraude eleitoral, a vaga de prisões e abusos policiais sobre os seus apoiantes que se seguiram ao encerramento da campanha (30 Junho e 12 e 14 de Julho de 1958, respectivamente)
PT-AHS-ICS-PQ-DOC-149
Transcrição:
"Vou-lhes contar meus senhores
Uma história que surgiu
Pois não foi só Nossa Senhora
Que sendo virgem, pariu.
Pois bem perto de Todela
Há uma santa como ela
Que é a Santa Comba Dão
Que foi parir numa gruta
O maior filho da puta
Que apareceu cá na Nação.
Neste país de [?]
De festas e arraias
Em que se condecoram os putos
E se demitem generais."
Comunicado anónimo que denigre o capitão Fernando Queiroga que se terá deslocado a Cuba em busca de apoio para estabelecer um plano revolucionário para pôr fim à ditadura portuguesa. Queiroga terá contactado com Alberto Bayo, assessor militar de Fidel Castro.