Correspondência de 1908 contém:
Dez cartas, várias relativas à questão dos Serviçais de S. Tomé e Príncipe e à escravatura em África.
Escravatura
45 Descrição arquivística resultados para Escravatura
Comunicação apresentada pela Liga Abolicionista Portuguesa ao 3º Congresso da União Nacional em 1951.
Liga Portuguesa AbolicionistaTese apresentada ao Congresso Internacional Abolicionista de 1927 em Anvers (Bélgica)
Brazão, Arnaldo.Estudo crítico sobre diversos aspectos de Angola.
Tese apresentada ao 1º Congresso Feminista e de Educação (1924).
Conselho Nacional das Mulheres PortuguesasContém 6 vol. da publicação "The Anti-Slavery Reporter and Aborigines' Friend".
Três circulares de "The League of Nations and Slavery", assinadas por F. C. Lusty, solicitando a divulgação de uma declaração reclamando o fim da escravatura.
The League of Nations and SlaveryTranscrição digital de diversas obras inéditas escritas por Francisco Santos Serra Frazão. Nomeadamente, A Reabilitação dos Negros (1942); Da Vida Afectiva e Sentimental dos Negros de Angola: Apontamentos Etnográficos (1945), parcialmente publicada no Mensário Administrativo; Ovihemba: A arte de curar entre os Negros de Angola, Apontamentos etnográficos (1945); Amuletos e Feitiços: Breves apontamentos etnográficos sobre os povos de Angola (1946); Da Vida e Morte dos Negros de Angola: Estudos Etnográficos dos Povos Angolanos (1946); Poemas de Gente Negra: Cenas da Vida Africana (1946).
Frazão, Francisco Santos SerraColecção constituída por documentos originariamente pertencentes a casas nobiliárquicas dos séculos XVII a XIX, nomeadamente dos Duques de Lafões, Marqueses de Abrantes e Condes de Vila Nova, Marqueses de Marialva, Marqueses de Valença e Casa de Trofa, e ainda por três livros de negociantes do século XIX.
Monteiro, Nuno Gonçalo. 1955Copiador de correspondência de comerciante sedeado em Pernambuco, relativo a tráfego de escravos, comércio de vinhos, chitas, madeira, etc.
Correspondência recebida agradecendo ou solicitando o envio de "Alma Negra" e "O Monstro da Escravatura". Correspondência anterior a 19 Abril de 1913 solicita também o relatório de William A. Cadbury. Maior parte da correspondência é recebida entre 30 de Abril e o final do mês de Maio, logo após a publicação de um texto de AHSilva na imprensa, onde se mostra disponível para facultar exemplares. Contém cartas, cartões de visita e postais quer de pedido de envio dos livros, quer de agradecimento pela sua recepção.
Seis artigos de imprensa sobre "O Monstro da Escravatura". Dois correspondem a recortes, quatro foram mantidos na secção do jornal. Contém artigos de "O Século", "Independente" e "Damião de Góis", que datam de Abril, Maio e Julho de 1913.
Espólio pessoal, com documentação referente à Comissão Administrativa da Câmara Municipal do Porto (1911-14); ao Instituto Industrial e Comercial do Porto (1884-1939); anti-esclavagismo (1895-1938); I Guerra Mundial (1914-1919); Igreja Evangélica Metodista Portuguesa (1920-23); bem como Missões em África (1896-1949); e sobre a Lei da separação do Estado e da Igreja (1910-44); Defesa de Roberto Ndevu Mashaba, metodista moçambicano, preso pelo regime português e desterrado para Cabo Verde (1896-1925); que foram algumas das actividades e interesses de Alfredo Henrique da Silva; bem como correspondência e documentos pessoais.
Silva, Alfredo Henrique da.Inquérito realizado em 54 Concelhos, Maio a Dezembro de 1954.
Brazão, Arnaldo.Divulgação sobre duas brochuras do Espólio de Pinto Quartin, que articulam Feminismo e Eugenia, por Ricardo Gomes Moreira, estudante de doutoramento em Antropologia no ICS-ULisboa. Inclui também secção sobre recente disponibilização da Coleção da Associação Tchiweka de Documentação (ofertada em junho de 2023); sobre um documento do Espólio de Pinto Quartin, escolha do arquivista do AHS, João Pedro Santos, e sobre a Exposição temporária "Há sempre alguém que diz não".
Moreira, Ricardo GomesColonialismo e plantação de cacau em São Tomé e Principe no Acervo do AHS, texto de divulgação pela investigadora Marta Macedo.
Marta Macedo