Zona de identificação
Tipo de entidade
Forma autorizada do nome
Forma(s) paralela(s) de nome
Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) de nome
identificadores para entidades coletivas
Área de descrição
Datas de existência
Histórico
Manuel Luís de Figueiredo nasceu em Lisboa em 1861. Entre os onze e os dezassete anos, aprendeu o ofício de tipógrafo no Jornal da Noite.
Aos dezassete anos assume a direção de "O Protesto", órgão do Partido Operário Socialista e, ao longo da vida, será redator dos principais periódicos de orientação socialista.
Na década de 1890, participou em comissões oficiais nomeadas para a elaboração de leis laborais (a regulamentação do trabalho dos menos e das mulheres na indústria; os acidentes de trabalho; a criação de bolsas de trabalho etc).
Já no fim do século, muda-se para Setúbal e, sob sua direção, sai o primeiro número do jornal "O Productor", órgão de classe dos soldadores que só durou até Setembro. Viria ainda a dirigir o jornal "O Trabalho", um semanário local com elevada tiragem e que o próprio concebia como um jornal com uma missão pedagógica e reivindicativa.
Os últimos anos de vida serão marcados por um crescente isolamento político, fruto do declínio do Partido Socialista e da crise do pós-guerra. Viria a falecer a 9 de fevereiro de 1927 em Setúbal.
Locais
Estado Legal
Funções, ocupações e atividades
Mandatos/fontes de autoridade
Estruturas internas/genealogia
Contexto geral
Área de relacionamentos
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso - Assunto
Pontos de acesso - Local
Ocupações
Zona do controlo
Identificador de autoridade arquivística de documentos
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão ou eliminação
Criação 2013.11.06, jps.
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
Mónica, Maria Filomena e Matias, Maria Goretti (1986), Manuel Luís Figueiredo : um socialista ignorado; Estudos e Documentos ICS, Lisboa: Instituto de Ciências Sociais da Universidade.