Grã-Bretanha

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

    Nota(s) da fonte

      Mostrar nota(s)

        Termos hierárquicos

        Grã-Bretanha

        Termos equivalentes

        Grã-Bretanha

          Termos associados

          Grã-Bretanha

            5 Pessoas, Entidades resultados para Grã-Bretanha

            3 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
            Cadbury, William Adlington.
            PT/AHS-ICS/CAD · Pessoa singular · 1867 - 1957

            William Adlington Cadbury nasceu a 17 de Fevereiro de 1867.
            Empresário e neto de John Cadbury, fundador da empresa de chocolates Cadbury, William começou a trabalhar no negócio da família em 1887.
            Teve um papel bastante ativo na campanha contra o trabalho escravo em São Tomé e Príncipe, tendo publicado, em 1909, um livro intitulado "Os serviçais de São Tomé e Príncipe".
            A edição portuguesa foi publicada em 1910 com tradução de Alfredo Henrique da Silva.
            Foi também Lord Mayor de Birmingham entre 1919 e 1921, período em que criou o fundo de beneficência social com o seu nome.
            Morreu em 1957.

            Grupo Anticolonialismo
            Pessoa coletiva

            Morada do grupo Anticolonialismo: 3l,Basset Road Londres W.lO.

            Grupo de Democratas Portugueses em Inglaterra
            Pessoa coletiva · 1961(?)- ?

            Em Janeiro de 1961 o Grupo de Democratas Portugueses em Inglaterra (GDPI), em colaboração com a Goa League como representante dos movimentos de libertação das colónias, iniciou a publicação dum boletim mensal: o Portuguese and Colonial Bulletin.
            O GDPI esteve também na origem de um grupo parlamentar britânico de apoio ao movimento democrático em Portugal e pela libertação das colónias, o Council for Freedom in Portugal and Colonies, presidido pelo deputado trabalhista Anthony Wedgewood Benn, mais tarde ministro do governo de Harold Wilson e líder da esquerda trabalhista, tendo passado a ser conhecido simplesmente como Tony Benn. O seu secretário era David Ennals, então Secretário Internacional do Partido Trabalhista e subsequentemente ministro de negócios estrangeiros.

            Silva, Luíz Henrique da.
            PT AHS-ICS LHSilva · Pessoa singular · 1892-1978

            Nasceu no Porto (freguesia de Massarelos) a 31 de maio de 1892, tendo vindo a casar em 1921 com Gjertrud Magdalene Krohn, de ascendência norueguesa.
            Formado em económicas e financeiras no Instituto industrial e Comercial do Porto, iniciou a sua formação em Inglaterra na Fábrica de chocolates Cadbury, onde estagiou em 1909/10 graças aos laços de colaboração e amizade de seu pai com os irmãos Cadbury, nomeadamente no âmbito do trabalho de recolha de informação e das campanhas contra o trabalho forçado nas roças de São Tomé (Cf. biografia Alfredo Henrique da Silva). Foi nomeado professor provisório desse mesmo Instituto em 1920, transitando para o lugar de professor ordinário em 1925.
            Para além de outras atividades empresariais, adquiriu em 1955 cotas no capital da empresa Fábrica de Chocolates Imperial em Vila do Conde, tendo assumido o cargo de Presidente da administração. Modernizou e aumentou a produção de chocolate e construiu instalações novas, também em Vila do Conde. A fábrica foi vendida em 1973 ao Grupo RAR.
            Teve uma atividade cívica e religiosa prolífica, nomeadamente na Igreja Evangélica Metodista Portuguesa e na Aliança Evangélica Portuguesa. Foi Presidente do Conselho Fiscal da Beneficência Evangélica do Porto e Presidente de uma direção trianual da Associação Cristã da Mocidade do Porto (1963-1965). Apaixonado bibliófilo, morreu no Porto em 1978.