Recorte de jornal sobre greve em companhias envolvidas no processo de ampliação da refinaria de Leixões (Portugalisol-Wanner; Pompicelli; Baoun Irmão, oficina de reparação de automóveis de José Lopes).
Greves
62 Descrição arquivística resultados para Greves
Greves por aumento de salários, pagamento do 7º dia e ao mês: Covina, Intar, Fábrica de Cimentos Tejo, Firestone, Fábrica de Tecidos Torres Novas, etc.
Documento produzido pela Direcção da Organização Regional de Lisboa do Partido Comunista Português
Início do movimento grevista nas empresas de construções e reparações navais na região de Lisboa, como protesto contra as horas suplementares (4 de Abril)
PCP - Partido Comunista PortuguêsA Comissão de Estudo e Reclamações de Salário era constituída por delegados das Associações de Classe dos Caixeiros de Lisboa, Empregados de Escritório, Empregados de Bancos e Câmbios de Lisboa, Caixeiros Viajantes, de Praça e Representantes Comerciais
Discurso na integra, pronunciado no Congresso Geral do Partido Socialista Francês, em 1899; tradução de Armando Costa
Briand, Aristide.Panfleto alusivo à greve dos operários municipais.
Panfleto sobre a greve dos Empregados de cafés, Hotéis e Restaurantes da a União dos Sindicatos Operários
União dos Sindicatos OperáriosPanfleto sobre os atentados da governação republicana: a lei da greve; repressão das greves; prisão de grevistas; a greve geral e o encerramento da Casa Sindical.
Morais, Henrique de.Agitação social: greve geral em Lisboa, de solidariedade com os trabalhadores rurais alentejanos
Azevedo, Narciso José da Silva.Panfleto editado pela Federação da Construção Civil na Região do Sul, Colónias com apelo aos trabalhadores para que mantenham a persistência e serenidade.
Federação dos Operários da Construção CivilPanfleto sobre os mártires de Chicago e com apelo à greve geral.
Pedido de ajuda em dinheiro para os trabalhadores da Schwartz-Hautmont em greve há dez dias.
Comissão portuguesa de apoio aos operários de Schwartz HautmontTemas principais deste número do Binómio:
- Os operários da Lisnave em Greve
Contextualização e descrição da greve na Lisnave.
"Dia 13, 5ª feira às 3h30 da madrugada, a policia de choque com cães e a GNR do Barreiro invadiram as instalações expulsando os quatrocentos operários do turno da noite. O turno que chegou de manhã, encontrou os estaleiros cercados pela polícia e GNR (...)"
- Os jornais, a informação e os estudantes
"Os jornais que ainda há pouco tempo falavam na democracia, na "liberalização", na liberdade e outras coisas..., são os que agora mantêm o silêncio sobre as reivindicações e as lutas dos trabalhadores, como mantiveram sobre as reivindicações e as lutas dos estudantes.
(...)
O Binómio, como órgão de um sindicato de estudantes tem o dever de informar os estudantes e a população (...)".
Números 2 (fevereiro 1968) & 3 (maio 1968), bem como número 1 da nova série (março 1969) (capa foi provavelmente adicionada depois da edição estar impressa: diz número 6) e uma edição sem número, data de março 1970 (Capa que foi provavelmente adicionada depois da edição estar impressa, diz número 7) dos cadernos de circunstancia.
Cadernos de circunstânciaA repressão do exército sobre os grevistas: greve do pessoal da Companhia Carris de Ferro de Lisboa (durou 26 dias)
Sousa, Manuel Joaquim de.