Zona de identificação
Tipo de entidade
Forma autorizada do nome
Forma(s) paralela(s) de nome
- Sobrinho, Venâncio Henriques Guimarães.
Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) de nome
identificadores para entidades coletivas
Área de descrição
Datas de existência
Histórico
Venâncio Henriques Guimarães Sobrinho nasceu em São Pedro do Sul, na freguesia da Ponte, a 30 de outubro de 1898. Após ter migrado para Angola, instalou-se em Sá da Bandeira e residiu na Rua da Môngua. Vulgarmente era tratado por Comandante, ainda que se encontrasse na situação de reserva militar, tendo sido comandante da marinha. Segundo a PIDE, era um indivíduo politicamente perigoso, “tratando-se de um irredutível adversário do regime vigente” e, inclusivamente, tinha apoiado a candidatura do General Humberto Delgado nas eleições presidenciais de 1958. Por sua vez, Venâncio Guimarães Sobrinho detinha bastante influência na cidade de Sá da Bandeira e manifestava, publicamente, o seu descontentamento para com o regime. Note-se que o seu poderio económico, consequente do elevado número de filiais da sua Companhia, que produzia e comercializava diversos produtos originários das Terras Altas da Huíla, permitiu-lhe atingir um patamar político elevado, sendo o representante do sul de Angola em várias instituições e órgãos administrativos.
De facto, Venâncio Guimarães Sobrinho integrou os Corpos Gerentes do Grémio dos Criadores de Gado do sul de Angola, foi presidente da Associação Comercial da Huíla e foi representante das associações económicas do sul da província no Conselho Legislativo, tendo participado em vários processos eleitorais tanto para o Conselho Legislativo, como para o Conselho Económico-social de Angola. Todavia, Venâncio Guimarães Sobrinho não era somente um candidato, mas, segundo as autoridades, o principal mentor das listas da oposição. A isto acrescia o facto de ser proprietário e diretor do Jornal da Huíla, cujo principal colaborador era Alfredo Costa Barchela Figueiras, um branco de conhecidas “tendências separatistas”.
Consequentemente, após o assalto ao Paquete Santa Maria, este jornal limitou-se a fazer uma pequena referência ao incidente, sem deixar uma nota de apreciação, uma postura que, do ponto de vista das autoridades, era reprovável, pois acreditavam que Venâncio Guimarães Sobrinho aprovava a incursão do Capitão Henrique Galvão.
Locais
Estado Legal
Funções, ocupações e atividades
Mandatos/fontes de autoridade
Estruturas internas/genealogia
Contexto geral
Área de relacionamentos
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso - Assunto
Pontos de acesso - Local
Ocupações
Zona do controlo
Identificador de autoridade arquivística de documentos
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão ou eliminação
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
história: Carvalho, Bruno, 2022, "Política e Sociedade Colonial Branca no Sul: o caso das terra altas da Huíla", dissertação de mestrado, Universidade de Coimbra, https://estudogeral.uc.pt/bitstream/10316/93721/1/BrunoCarvalho_versaofinal.pdf