Imprensa anticolonial

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

  • Inclui publicações de movimentos nacionalistas africanos bem como de organizações internacionais de apoio à causa anticolonial (2024-05, ip)
  • Indexação iniciada em dezembro de 2023 (ip)

Nota(s) da fonte

    Mostrar nota(s)

      Termos hierárquicos

      Imprensa anticolonial

      Imprensa anticolonial

        Termos equivalentes

        Imprensa anticolonial

          11 Pessoas, Entidades resultados para Imprensa anticolonial

          11 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
          A Vitória é Certa!
          PT/AHS-ICS/VeCerta! · Pessoa coletiva

          Folha informativa do MPLA (Angola). Com este slogan, também editou brochuras.

          Associação Tchiweka de Documentação
          PT/AHS-ICS/ATD · Pessoa coletiva · 2006-

          A Associação Tchiweka Documentação foi fundada em 2006 e reconhecida em 2012, por decreto presidencial, como instituição de utilidade pública.
          É uma associação sem fins lucrativos que tem como principal objetivo a promoção e divulgação de atividades que contribuam para preservar a memória e aprofundar o conhecimento sobre a luta de libertação e soberania nacional dos povos africanos, da ex CONCP e mais particularmente de Angola.
          Com esse propósito, a ATD organiza e gere um Centro de Documentação que tem como principal acervo a documentação conservada por Lúcio Lara durante toda a sua trajetória política e militar. Para além disso, promove e divulga atividades de carácter científico, educativo e cultural; realiza encontros ligados à luta pela libertação de África e executar e promove projetos de investigação.

          Informação disponível no site da Associação Tchiweka Documentação

          Committee for Freedom in Mozambique, Angola and Guine
          PT/AHS-ICS/CFMAG · Pessoa coletiva · 1968 - 1975

          " O Comité Britânico para a Liberdade em Moçambique foi criado em 1968 a pedido da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), que tinha lançado uma luta armada de libertação nacional contra o domínio colonial português em 1964. Um ano mais tarde, o Comité alargou-se a Angola e à Guiné-Bissau, onde também se travava uma luta armada, passando a designar-se por Comité para a Liberdade em Moçambique, Angola e Guiné (CFMAG). O CFMAG funcionava como um grupo de pressão de campanha, com o objetivo de criar um apoio político alargado à FRELIMO, ao Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e ao Partido Africano da Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC). Trabalhou com todos os partidos políticos, com os movimentos operário e estudantil, com as igrejas, com as ONG e com muitos outros. Mantinha relações estreitas com o Movimento Anti-Apartheid e incentivava uma perspetiva regional para o futuro da África Austral. Organizou visitas de representantes dos movimentos de libertação e várias campanhas específicas de ajuda política e material, que culminaram na campanha "Fim da Aliança" de 1972/3. Após o golpe de 25 de abril de 1974 em Portugal e as subsequentes negociações entre o novo governo português e os movimentos de libertação, foi reconhecido o direito das colónias à independência total e imediata. O CFMAG organizou uma festa de vitória na Câmara Municipal de St Pancras, em 25 de junho de 1975, dia da Independência de Moçambique, e encerrou as suas actividades, com os objectivos alcançados.
          Durante a fase seguinte, foi criado o Centro de Informação de Moçambique, Angola e Guiné [Mozambique, Angola & Guine Information Centre] (MAGIC), com o apoio dos governos independentes, para desenvolver um trabalho de educação e informação. O trabalho de solidariedade política continuou através, primeiro, do Comité de Solidariedade com Angola e, depois, do Comité Moçambique-Angola, com especial ênfase no apoio ao MPLA durante a sua segunda guerra de libertação contra o exército sul-africano."

          MPLA - Movimento Popular de Libertação de Angola
          AGO - MPLA · Pessoa coletiva · 1956 -

          Algumas das suas publicações com carácter periódico: Angola in Arms; Boletim do Militante; Boletim de Informação; Leopardo; Vitória ou Morte; Vitória é Certa, A Vitória é Certa.

          The African Communist
          Pessoa coletiva · 1959 -

          Revista do Partido Comunista Sul-Africano com sede em Joanesburgo.