Imprensa clandestina

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

    Nota(s) da fonte

      Mostrar nota(s)

        Termos hierárquicos

        Imprensa clandestina

        Imprensa clandestina

          Termos equivalentes

          Imprensa clandestina

            Termos associados

            Imprensa clandestina

              11 Descrição arquivística resultados para Imprensa clandestina

              11 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
              A Batalha, Órgão da CGT, Série V, 1948-9
              PT/AHS-ICS/PQ-DOC-275 · Série · 1948-1949
              Parte de Espólio Pinto Quartin

              série intercalada do jornal clandestino da CGT, contendo os números 12-13, 15-17 e 21, com data entre dezembro de 1948 e dezembro de 1949.

              CGT - Confederação Geral do Trabalho
              PT/AHS-ICS/MVC-EE-PT-4942 · Série · Julho 1969 - Fevereiro 1970
              Parte de Colecção Manuel Villaverde Cabral

              Números 1-5 dos cadernos necessarios, 3 exemplares do extra "Textos" número 1 com o título "A proposito da pratica, A proposito da contradição - Mao Tse Tung", dois folhas duplicadas avulsas dos paginas 37-40 do número 5.

              Textos no nº1:
              “Situação e Perspectivas em Portugal”; Aproximações Críticas à Viagem de Marcelo Caetano ao Porto”; “Eleições 1969”; “Problemas Estudantis”; “O Colonialismo Português e os Movimentos de Libertação”; “Dicionário de Política”; “As Vias do Socialismo”.
              Casa Comum

              Textos no nº2:
              “Situação e Perspectivas em Portugal II”; “Eleições 1969 II”; “A Reunião de São Pedro de Moel”; “Conversa em Família - Reflexões”; “Problemas Estudantis”; “Uma Conversa em Família ou O Mito da Dificuldade de Improvisar”; “O Colonialismo Português e os Movimentos de Libertação”; “A Guerrilha Africana ao Assalto dos Baluartes Brancos”; “Dicionário de Política”.

              Textos no nº3:
              "Denúncia da Repressão"; "A Destruição Sistemática de seres humanos"; "Situação e Perspetctivas em Portugal"; "Em Torno da "Unidade""; O Terceiro Encontro do Movimento Democrático Eleitoral"; O Colóquio da Habitação"; O Colonialismo Português e os Movimentos de Libertação"; A Guerrilha Africana ao Assalto dos Baluartes Brancos"; "Documento: Carta Aberta á Conferência Episcopal do Uganda"; "Vitorino Magalhães Godinho e o Socialismo no Futuro de Portugal"; "Dicionário de Política"

              Textos no n.º 4:
              Testamento Político de Ho Chi Min (Vietname); Denúncia da Repressão (sobre situação dos presos políticos na Cadeia do Forte de Peniche); O fim das eleições; O Colonialismo Português e os Movimentos de Libertação; Do Desenvolvimento Progressivo (sobre questão colonial); A Luta por Moçambique; Brasil 1969; Dicionário de Política; Irrealismo e Realismo (texto da CDE de Lisboa).

              Textos no n.º 5:
              Editorial; IL MANIFESTO ainda um trabalho colectivo; Luta de Classes e Sindicalismo; Denuncia da Repressao; Colonialismo Português e os Movimentos de Libertação: o poder das armas amilcar cabral

              Extra "Textos nº1": Razões para esta Publicação, a propósito da prática, a propósito da contradição

              cadernos necessarios
              Cadernos socialistas nº1-3
              PT/AHS-ICS/JL-OUTR-08 · Série · 1967-1969
              Parte de Colecção José Laranjo

              Existências: Nº1 (Julho de 1967) e 2x Nº2 (Março de 1968). N°3 (Fevereiro (Capa) ou Janeiro (pagina inicial) de 1969) O último é subordinado ao título: «A Igreja em Portugal».

              Nº1 (2x): "O fim de Salazar e a revolução em Portugal" (Manuel Sertório), "Notas para uma acção revolucionária" (Manuel de Lucena), "Estratégia de esquerda ou estratégia revolucionária" (António Frade), "Carta Aberta" (Sacuntala de Miranda)
              Nº2: "Questões práticas e de organização", "A Igreja e o regime salazarista" (autores vários). "Notas para um novo conceito de cultura popular" (José Medina). "O colonialismo português após seis anos de guerra" (Manuel de Lucena). "A emigração portuguesa" (José da Silva).
              N°3: "Conceptualização sociologica dos paises de cristandade" (Gabriel David), "Ideologia religiosa dos dirigentes da igreja portuguesa" (Octavio de Lemos), "Os cristãos na revolucão" (João da Costa Lopes), "Primordios do movimento operario cristão em Portugal" (Dr. Narciso Rodrigues), Os catolicos portugueses e a opção revolucionaria (Manuel de Lucena, Manuela Gomes), "A comuna de maio" (Victor Thomaz).

              Parece que as capas foram feitas depois dos próprios jornais, devido à discrepância das datas do nº3

              Cadernos Socialistas
              Lanterna: orgão anti - fascista
              PT/AHS-ICS/PQ-DOC-286 · Série · 1945-1946
              Parte de Espólio Pinto Quartin

              jornal clandestino, existem exemplares dos números 5 (1945-11), 8 (1945-11), 14, 16, 17, 19, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35 (1946-07), 41, 44, 45, 47 (1946-10).

              "Luta Popular"
              PT/AHS-ICS/JL-EE-MRPP-02 · Série · 1971-1972
              Parte de Colecção José Laranjo

              Órgão central do Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado (MRPP).
              Nº1 (Fevereiro 1971) a Nº7 (Abril 1972).
              Alguns números encontram-se em duplicado

              Luta Popular
              PT/AHS-ICS/DIV-05M-008 · Item · 2024-04
              Parte de A Divulgação AHS/ICS-ULISBOA

              Número especial 50 anos do 25 abril, com destaque para documentação com acesso digital recente: Luta Popular (jornal do MRPP, 1971) da coleção José Laranjo, com presença na exposição de longa duração do Museu Nacional Resistência e Liberdade, no Forte de Peniche; Binómio (jornal da AEIST, 1964-1987) que se encontra nos fundos José Barreto, José Laranjo, Maria Teresa Reis e Vítor Matias Ferreira, presente na exposição temporária "Estudantes de Abril", organizada pelo jornal Diferencial (AEIST).
              Inclui ainda a escolha do arquivista, com foco na visibilidade de Catarina Eufémia através da música de Intervenção; as exposições "Há Sempre Alguém que Diz Não" (Câmara Municipal de Grândola) e "Estudantes de Abril" (Jornal Diferencial, AEIST), a decorrer em abril de 2024 e a exposição “A Paz, o Pão, Habitação…”: Valores de Abril em Autocolantes (Arquivo de História Social/ICS) a decorrer entre maio e setembro de 2024. Conta, também, com uma chamada para trabalhos para o Congresso "A Imprensa de Exílio(s)".

              Este número do Mensário divulga ainda o Fundo Manuel António Bôto, com o contributo de Patrick Figueiredo, estudante de doutoramento em História no PIUDHIST. O autor foca-se no diário "Memórias da Guerra Civil de Espanha", fotocópia de um texto datilografado em São Paulo, entre 1960 e 1966, pelo ex-militante anarco-sindicalista e ex-agente secreto da república espanhola. Inclui também a divulgação das novidades no catálogo do AHS, com texto da autoria do antropólogo João Pina-Cabral intitulado "Núcleo Euroasiáticos em Macau: recolhas de campo de João Pina-Cabral (1989-91)".

              Figueiredo, Patrick
              O Malho
              PT/AHS-ICS/PQ-J-227 · Item · s.d.
              Parte de Espólio Pinto Quartin

              Número 1 (Ano 1) do jornal "O Malho", publicação ligada à oposição ao regime do Estado Novo. O jornal foi publicado sem passar pela censura prévia, não contendo qualquer referência concreta no que diz respeito à redação, administração, direção e edição.