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Descrição arquivística
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A Mulher
PT/AHS-ICS/GQ-02DP-03DEO-001 · Série · 1946-1947
Parte de Coleção Glicinia Quartin

Dois exemplares do órgão do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas, o boletim A Mulher, publicado até maio de 1946 sob o título de Alma Feminina. Pela leitura do edital de dezembro de 1946, percebe-se que é o primeiro número a sair com o novo nome, marcando o início de um novo e último ciclo de direção do Conselho, sob a presidência de Maria Lamas (1946-1947). O outro número presente no espólio tem data de maio de 1947, tendo sido a última edição a sair antes do encerramento do Conselho pela ditadura. De facto, o exemplar em questão noticia e documenta a Exposição de Livros Escritos por Mulheres, evento que despertou a atenção do Estado Novo e desencadeou a proibição de todas as atividades do Conselho. Deolinda Lopes Vieira foi sócia do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas da época da sua fundação, em 1914, até ao seu fecho em 1947.

António José da Costa
PT/AHS-ICS/GQ-AJC · Subfundo · 1953-1974
Parte de Coleção Glicinia Quartin

Conjunto de documentos pertencentes a António José da Costa, composto por 15 livros de peças teatrais relacionadas com a esfera educativa e o teatro infantojuvenil (1953-1974) e 2 cadernetas manuscritas.

Atividade Didática
PT/AHS-ICS/GQ-01AP-02AD · Subsecção · 1973-2000
Parte de Coleção Glicinia Quartin

Testemunha a atividade profissional de Glicínia Quartin na qualidade de professora, junto da Escola Superior de Teatro e Cinema, regida até 1983 pelo Conservatório Nacional e, depois, pelo Instituto Politécnico de Lisboa. Este conjunto de documentos abrange não apenas a atividade didática de Glicínia, como também as atividades de divulgação dos métodos de ensino experimentados pelo movimento “Educação pela Arte” em Portugal, do qual a atriz foi promotora até depois do fim da sua carreira de professora.

Atividade Profissional
PT/AHS-ICS/GQ-01AP · Secção · 1962-2000
Parte de Coleção Glicinia Quartin

Junta documentos, de natureza vária, que atestam a atividade de atriz e de professora de teatro de Glicínia Quartin. O período abrangido por esse conjunto de documentos vai da sua formação na Itália, entre 1962 e 1965, no Studio di Arti Sceniche de Alessandro Fersen em Roma, até às colaborações com várias companhias de teatro e produções cinematográficas em Portugal, celebradas já em finais da década de 90, passando pela atividade de docente na Escola Superior de Teatro e Cinema entre a década de 70 e 90.

Atividade Teatral e Cinema
PT/AHS-ICS/GQ-01AP-01AT · Subsecção · 1962-1998
Parte de Coleção Glicinia Quartin

Conjunto de documentos relativos à formação teatral de Glicínia Quartin em Roma, a participação de Glicínia Quartin no Teatro Experimental de Cascais, noutras companhias de teatro e no cinema.

Aulas de Teatro
PT/AHS-ICS/GQ-01AP-02AD-01AUL · Subsubsecção · 1973-1992
Parte de Coleção Glicinia Quartin

Conjunto diversificado que engloba documentos manuscritos e datilografados, em que se destacam, pelo número, planificações de aulas e fichas de alunos. Os documentos presentes nesta secção proporcionam informações concretas sobre a atividade didática implementada por Glicínia Quartin, no âmbito do teatro, ao mesmo tempo que revelam o interesse da atriz não só pelo ensino do teatro enquanto atividade artística, mas também pelo teatro como meio de educação. A isso, acrescenta uma pasta contendo materiais relativos ao curso de New Music in Action que a atriz frequentou em York em 1976. Encontramos os seguintes documentos:

  • um conjunto de quatro pastas organizado, pela própria Glicínia, da seguinte maneira: uma pasta contendo fichas de alunos com fotos; uma pasta denominada “Lições para arquivar” e outra “Apontamentos Aulas”, as duas contendo apontamentos e planificações de aulas; uma pasta contendo o relatório da disciplina “Teoria do Jogo Dramático”. O material contido nessas quatro pastas data de 1973 a 1975.

  • Lei de Teatro. Proposta de lei datilografada, com apontamentos à margem do texto, sem data. Pela referência ao 25 de abril e à Lei Constitucional 3/74, percebe-se que o texto é posterior a 1974.

  • Um caderno contendo apontamentos e planificações de aulas do ano 1975.

  • Um conjunto de resumos bibliográficos, sem data.

  • Uma pasta contendo materiais relativos ao curso New Music in Action (1976).

  • Um exemplar do livro de Marie Elisabeth Dienesch, Jeu dramatique et éducation (1977), copilação de textos sobre teatro pedagógico.

  • Os programas do 9º ano da disciplina de Teatro para o Curso Superior Unificado, do ano letivo 1977-1978.

  • Uma pasta contendo fichas de avaliação dos alunos inscritos na Escola de Formação de Professores e Educação pela Arte, relativas ao ano 1979, e ficha de inscrição do aluno José Eduardo dos Santos Espada, atualmente Professor Coordenador da Área Científica de Técnicas Teatrais da Escola Superior de Teatro e Cinema.

  • Conjunto de folhas avulsas sem data, contendo apontamentos para aulas teóricas de teatro.

  • Apontamentos para aulas e fichas de alunos, relativos à disciplina de Interpretação para o ano letivo 1987-1988.

  • Estatutos da Escola Superior de Teatro e Cinema. Conjunto de documentos incompletos e sem data. Não foi possível remontar à data, contudo, a referência à Lei nº 54/90 dos Estatutos do Instituto Politécnico de Lisboa indica que se trata de um documento produzido posteriormente.

  • Conjunto de 7 blocos de notas manuscritas contendo apontamentos, esboços de peças, planificação de aulas e avaliações de alunos. Embora não sejam todos datados, as datas que foi possível levantar nos blocos remetem a um lapso temporal incluído entre 1981 e 1992.

  • Projeto para discussão pública “Autonomia e Gestão das Escolas”, com data janeiro de 1998.

  • Conjunto de textos teóricos sobre o teatro.

Coleção Glicinia Quartin
PT/AHS-ICS/GQ · Fundo · 1946-2004

Conjunto de documentos que permite reconstruir, parcialmente, a trajetória profissional da atriz, ora como professora de teatro, ora como intérprete de peças. Além disso, encontram-se documentos de carácter pessoal, como postais e convites, que atestam a rede de relações afetivas e sociais de Glicínia Quartin, bem como a sua participação no MUD Juvenil na década de 40. Em termos profissionais, a coleção permite recuar até à estadia da atriz em Roma, onde frequentou a Scuola di Arti Sceniche de Alessandro Farsen, entre 1962 e 1965. A coleção permite, ainda, recolher informações parciais sobre um segmento da história da companhia Teatro Experimental de Cascais, com a qual Glicínia colaborou entre 1965-1968, e sobre as atividades do movimento Educação pela Arte em Portugal, ao qual a atriz aderiu aplicando os métodos de ensino promovidos por esse movimento. Finalmente, destaca-se na coleção o subfundo António José da Costa, contendo livros de peças teatrais relacionadas com a esfera educativa e o teatro infantojuvenil, publicadas entre 1953 e 1974.

Quartin, Glicínia Vieira.
Deolinda Vieira Lopes e Hélio Vieira Quartin
PT/AHS-ICS/GQ-02DP-03DEO · Subsecção · 1946-2000
Parte de Coleção Glicinia Quartin

Junta os seguintes documentos:

  • um exemplar do suplemento Educação do Diário de Notícias de 10 de maio de 1983, contendo uma reportagem sobre a Escola-Oficina nº1, composta por três artigos. Um dos artigos, “A Escola-Oficina vista de dentro”, contém testemunhos de Glicínia Quartin, a qual frequentou a escola fundada pela mãe de 1931 a 1935.

  • Documento do corpo titular da Associação dos Inquilinos Lisbonenses (1969-1974).

  • Fotocópias de uma entrevista com Deolinda Lopes Vieira, publicada no excerto "Mulher" do Diário de Notícias, do dia 13 de agosto de 1986.

  • Uma carta manuscrita procedente do Rio de Janeiro e destinada a Deolinda Vieira Lopes, com data 30 de agosto de 1989.

  • Um recorte do jornal Diário de Notícias, de 7 de junho de 1993, noticiando o falecimento de Deolinda Lopes Vieira (no artigo, Deolinda Quartim), com testemunhos de Teresa Horta e Maria Belo.

  • Documentação relativa ao óbito de Deolinda Vieira Lopes.

  • Comunicação apresentada no congresso "A Formação de Portugal" (Lisboa, 1981) por Regina Tavares da Silva, publicada no âmbito da coleção Cadernos Condição Feminina. O exemplar contém dedicatória da autora a Deolinda Vieira Lopes.

  • Comédia de César Porto "Pitágoras não vai à Escola".

  • Cópia do livro "L'Instinct" de César Porto.

  • Conjunto de documentos pertencentes a Hélio Vieira Quartin, contendo convites, currículos e recortes de jornais.

Documentos Pessoais
PT/AHS-ICS/GQ-02DP · Secção · 1946-2004
Parte de Coleção Glicinia Quartin

Reúne objetos, textos datilografados de conteúdo político, textos avulsos, entre os quais textos manuscritos de carácter pessoal e correspondência vária, bem como um pequeno conjunto de documentos que pertenceram à Deolinda Vieira Lopes, mãe de Glicínia Quartin.

Educação pela Arte
PT/AHS-ICS/GQ-01AP-02AD-02EDU · Subsubsecção · 1974-2000
Parte de Coleção Glicinia Quartin

Documenta o envolvimento de Glicínia Quartin no movimento "Educação pela Arte". Além disso, esta subsubsecção documenta o desenvolvimento desse movimento em Portugal, ao longo de três décadas. De maneira específica, encontram-se:

  • um conjunto de documentos manuscritos e datilografados relativos à exploração da dança como recurso pedagógico, à psicomotricidade e educação musical, contendo também o programa do curso de Pedagogia da Dança Criativa, datado de 15 de outubro de 1974, promovido por Wanda Ribeiro da Silva no seio da Escola de Dança do Conservatório Nacional, e uma brochura informativa sobre um programa de licenciatura da Escola Superior de Dança (ambas fundadas por Ribeiro da Silva). A brochura não é datada, mas não será anterior a 1986, ano em que a Escola Superior de Dança foi aberta. Nos restantes documentos, encontramos também material relativo ao Curso de Iniciação Teatral para Professores, lecionado por docentes espanhóis (sem data), e três conjuntos de documentos de apoio à cadeira de Movimento orientada por Ruben Marks, na Escola Superior de Educação pela Arte (1976-1977).

  • "Os métodos de expressão dramática" de Alberto Barros de Sousa (1977).

  • Uma carta que notifica a alteração de datas do 1º Encontro das Expressões Artísticas na Formação de Professores de Ensino Primário e de Educadores de Infância do Distrito de Portalegre, com data no dia 28 de fevereiro de 1986, e uma brochura contendo o programa do evento, onde é possível ler que Glicínia apresentou na sessão “Educação pela Arte”.

  • Cinco blocos de fotocópias agrafadas, contendo informações que justificam a razão de ser do encontro, uma proposta de programa e as transcrições das comunicações.

  • Uma brochura que fundamenta e promove o Movimento Português de Intervenção Artística e Educação pela Arte, datado de 1994.

  • Um envelope da Escola Superior de Dança, contendo três cópias do programa do Colóquio Educação pela Arte, acontecido em Lisboa, em 2000.

  • Uma brochura com o programa do Colóquio Educação pela Arte em homenagem ao Arquimedes da Silva Santos, acontecido na Fundação Calouste Gulbenkian nos dias 9 e 10 de novembro de 2000.

Itália
PT/AHS-ICS/GQ-01AP-01AT-01ITA · Subsubsecção · 1962-1965
Parte de Coleção Glicinia Quartin

Conjunto de textos que comprovam a passagem de Glicínia Quartin pela Itália entre 1962 e 1965, onde esteve a estudar no Studio di Arti Sceniche de Alessandro Fersen, em Roma. Numa entrevista com Anabela Mota Ribeiro, realizada em 2004, Glicínia afirma ter optado por essa escola por não saber falar italiano, sendo esta uma das poucas instituições a aceitar alunos estrangeiros, ao seguir o método Stanislavski que privilegia a expressão corporal face à linguística. Além de alguns apontamentos manuscritos e uma poesia em língua italiana datilografada, encontra-se uma série de “conversas/conversazioni” da Glicínia sobre a cultura italiana, algumas das quais em língua italiana. Pelas marginálias presentes nalguns desses textos, percebe-se que se trata de trabalhos realizados por conta da secção internacional da RAI – Radiotelevisione Italiana. No mesmo conjunto, encontram-se também uma brochura em língua francesa sobre cerâmica italiana e o programa da Accademia Nazionale d’Arte Drammatica.

Objetos
PT/AHS-ICS/GQ-02DP-01OBJ · Subsecção · s.d.
Parte de Coleção Glicinia Quartin

Consta dos seguintes objetos:

  • Uma caixa retangular azul, contendo 3 sapatos de criança.
  • Uma fita musical em formato magnético, procedente do Estúdio de gravação Musicorde (Lisboa).
  • Uma caixa contendo um livro de exposição, com data 4 de dezembro de 2000. Provavelmente, o livro diz respeito à exposição "Glicínia", inaugurada nessa data no Centro Cultural de Belém.
Outros Teatros e Cinema
PT/AHS-ICS/GQ-01AP-01AT-03OUT · Subsubsecção · 1962-1998
Parte de Coleção Glicinia Quartin

Documentos relativos à colaboração de Glicínia Quartin com diferentes companhias teatrais lisboetas e produções cinematográficas nacionais. De maneira específica, foram identificados os seguintes documentos:

  • dois recortes de jornais que documentam a participação de Glicínia na peça Dias Felizes de Samuel Beckett, estreada na Casa da Comédia em 1968. Como noticiado num dos recortes, graças à atuação nessa peça, a atriz ganhou o Prémio Lucinda Simões do S.N.I para a sua interpretação do papel de Winnie.

  • Um conjunto de documentos relativos à companhia do Teatro da Cornucópia. O pequeno conjunto circunscreve-se ao texto da peça Pequenos Burgueses de Gorki, encenada em 1975, onde Glicínia interpretou o papel de Elena, e o texto de A Ilha dos Mortos de Strindberg, encenada em 1985. Aparentemente, a atriz não tera participado nessa última peça, dado que o seu nome não aparece na lista dos intérpretes. A isso, acrescenta-se um envelope carimbado pela companhia, contendo textos avulsos de Mário Dionísio.

  • Um conjunto de textos de peças e filmes em que Glicínia atuou, encontrando-se, a maioria deles, incompleta ou sem títulos. No conjunto, foi possível identificar: o texto do filme Morte Macaca (1997) e da curta-metragem O que te quero (1998), os dois de Jeanne Weltz; da peça O Fim ou Tende Misericórdias de Nós de Jorge Silva Melo (1997); o texto em francês da peça Sete Portas de Botho Strauss (1993) e da peça Um Sonho de August Strindberg (1998), nas quais Glicínia atuou sob a direção de Luís Miguel Cintra.

  • O livro Do Animatógrafo Lusitano ao Cinema Português, editado pela Caminho (Lisboa, 1996). Colectânea de textos críticos que traça a história do cinema português de 1911 a 1995, contendo a ficha do filme Dom Roberto (p. 39), de Ernesto de Sousa (1962), onde Glicínia interpretou o papel de Maria.

Teatro Experimental de Cascais
PT/AHS-ICS/GQ-01AP-01AT-02TEC · Subsubsecção · 1965-1968
Parte de Coleção Glicinia Quartin

Conjunto de documentos que informam sobre a colaboração de Glicínia Quartin com a companhia Teatro Experimental de Cascais. O conjunto revela a dificultosa colaboração com o encenador e produtor Carlos Avilez. Nesse conjunto, encontramos correspondência vária entre Avilez, o Sindicato Nacional dos Artistas Teatrais e o advogado da atriz, bem como o contrato celebrado com o TEC em 1966, alguns recibos, cheques e folhas de contas. Embora a data do contrato assinale o dia 1 de janeiro de 1966, numa carta destinada ao dito sindicato, é mencionada como data de contratação da atriz o dia 24 de novembro de 1965. A isso tudo se acrescenta uma carta datilografada de 27 de janeiro de 1966, destinada ao Carlos Avilez e de autoria incerta, embora a assinatura e as informações biográficas contidas na carta façam pensar que se possa atribuir à Júlia Babo, atriz do Teatro Experimental do Porto. Da fase no TEC, encontramos, ainda: um recorte do Diário de Notícias de 6 de novembro de 1966, noticiando a estreia da peça A Maluquinha de Arroios; uma brochura informativa destinada ao público dessa peça; o número de 11 de outubro de 1966 da Plateia, revista dedicada ao cinema e teatro, contendo uma entrevista com Glicínia Quartin a falar da sua então incipiente colaboração com o TEC.

Textos e Correspondência Pessoal
PT/AHS-ICS/GQ-02DP-02TEX · Subsecção · 1946-2004
Parte de Coleção Glicinia Quartin

É composta por documentos de natureza vária, entre os quais se destacam textos datilografados de conteúdo político e propagandístico da oposição ao Estado Novo, postais, cartões e fotografias, e um significativo conjunto de convites oficiais a eventos culturais e peças de teatro encenadas entre 1997 e 2006. No total, consta de:

  • um conjunto de três documentos datilografados, de conteúdo político: um documento que regista a greve dos operários das fábricas de lanifícios da Covilhã, datado de abril de 1946; um documento de propaganda política sobre o 1º de maio, datado de 28 de abril de 1946; um documento denominado “O MUD feminino – Sugestões”, assinado em Lisboa no dia 13 de janeiro de 1947, com o nome “Silvio”.

  • Um conjunto de cinco postais e duas fotografias, no qual se destaca um cartão enviado pela escritora Alice Vieira, com data dezembro de 1984.

  • Um Conjunto de cartões que remontam a diversos anos. Trata-se, maioritariamente, de cartões de Natal e Ano Novo, destacando-se uma série de cartões natalícios em forma de teatro, com datas que vão desde 1995 a 2004.

  • Um conjunto de objetos pessoais de vária natureza, no qual se encontram receitas, cartões, panfletos publicitários, recortes de jornais, a fotocópia de um artigo assinado por Jorge Listopad que noticia a morte de Glicínia Quartin (sem fonte), e o catálogo de uma exposição da pintora Teresa Magalhães, realizada em janeiro de 1990.

  • Um conjunto de convites a eventos, nomeadamente: doze peça teatrais; o lançamento do livro História da Arte Ocidental 1750-2000, de José-Augusto França (data da receção do convite 28 de março de 2006, data do lançamento 4 de abril de 2006); o convite oficial para a tomada de posse do Jorge Sampaio como Presidente da República (sem data de receção, data do evento 9 de março 1996); um convite para o encontro “Educação ao Desenvolvimento” acontecido na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (data da receção 7 de setembro 1996, data do evento 12 de setembro 1996); um convite para a exposição da Susanne S.D. Themlitz “Da Vida Subterrânea”, na Casa da Cerca (2006); um envelope com dois convites a exposições no Museu Serralves (2006). Lugares indicados nos convites a peças: Teatro Malaposta (1997); CiteMor97 – XIX Festival de Teatro de Montemor-o-Velho (1997); Teatro Estúdio Mário Viegas (1997, 2006); Teatro Nacional de São João (1997); Casa Fernando Pessoa (1998); Teatro da Cornucópia (2006); Teatro Municipal de Almada (2006); Projecto Quinto Império (sem data); Estúdio Zero (2006); Teatro São Luiz (2006); Casa das Artes V.N. Famalicão (sem data); Teatro Municipal Mirita Casimiro (sem data).

  • Um conjunto de documentos sindicais.

  • Três números do Noticiário de Arte e Arqueologia na América do Norte (1945).

  • Dois exemplares do livro Exposição de documentos do espólio de Pinto Quartin.

  • Brochura do teatro Acert "De Faca e Alguidar".

  • Dois números da revista Palco (outubro 1990 e abril 1991).

  • Livro "Recordações da scena e de fóra da scena" de Augusto Rosa.

  • Texto do seriado "António, um rapaz de Lisboa" de Jorge Silva Melo.