Mostrar 7 resultados

Descrição arquivística
1 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais
A Campanha do Sul de Angola (1915)
PT/AHS-ICS/ACS-01 · Documento composto · 1915
Parte de Diários António de Castro e Silva

Um diário encadernado, composto por 216 folhas e totalmente dactilografado, com exceção de algumas correções manuscritas. O diário tem como título “A campanha do sul de Angola” e foi produzido em 1950, com base numa série de apontamentos, cadernos e agendas que António de Castro e Silva guardou da sua presença em Angola no ano de 1915. Contém diversos anexos, nomeadamente: mapas, fotografias e alguns recortes de publicações.

PT/AHS-ICS/ACS-02 · Item · 1937(?)
Parte de Diários António de Castro e Silva

Conjunto de 7 folhas da autoria de António de Castro e Silva em que este, num registo quase diarístico, analisa as falhas de segurança em redor do então presidente do conselho, António de Oliveira Salazar, que teriam facilitado a execução de um atentado contra a sua vida em 1937. Refere ainda um conjunto de medidas necessárias ao reforço da segurança de Salazar e partilha alguns episódios em que o presidente do conselho escapou a esse controlo, concluindo com a descrição de um diálogo entre ambos acerca dessas “fugas”.

Diário (1938-1945)
PT/AHS-ICS/ACS-04 · Documento composto · 1938-1945
Parte de Diários António de Castro e Silva

Um diário encadernado (encadernação de Frederico d’Oliveira) e dactilografado (com várias entradas manuscritas). Abrange o período entre agosto de 1938 e o fim de 1945 (o intervalo entre o fim da guerra civil de Espanha e o decurso da II guerra mundial). Contém diversos anexos, nomeadamente: recortes de imprensa; mapas; fotografias e postais.

Diário (1946-1949)
PT/AHS-ICS/ACS-05 · Documento composto · 1946-1949
Parte de Diários António de Castro e Silva

Um diário encadernado (encadernação de Jaime M. Alves) e dactilografado (com algumas entradas manuscritas). Abrange o período entre janeiro de 1946 e 31 de dezembro de 1949. O diário conta com várias entradas descritivas da situação internacional após o fim da II Guerra Mundial e as dinâmicas produzidas pelos dois blocos geopolíticos que dela emergiram.
Contém diversos anexos, nomeadamente: recortes de imprensa; mapas; fotografias e postais.

Diário (1950-1957)
PT/AHS-ICS/ACS-06 · Documento composto · 1950-1957
Parte de Diários António de Castro e Silva

Um diário preservado numa capa de couro preto com argolas metálicas, totalmente dactilografado com exceção de algumas anotações. Abrange o período entre janeiro de 1950 e junho de 1957.
Este volume contém registos sobre os quase 41 anos de António de Castro e Silva ao serviço do Estado e sobre o seu pedido de aposentação, que entrou em vigor em 1950. Para além disso, conta com múltiplas entradas sobre acontecimentos e dinâmicas que caraterizaram a Guerra Fria.
Contém diversos anexos, nomeadamente: recortes de imprensa e de artigos; mapas e fotografias.

Diários António de Castro e Silva
PT/AHS-ICS/ACS · Fundo · 1915-1957

A coleção contém cinco diários escritos por António de Castro e Silva e um conjunto de folhas não datadas que abrangem a primeira metade do século XX. Esta documentação destaca-se pelos registos que fez da sua participação nas campanhas do sul de Angola durante a I Guerra Mundial (1915) e na Guerra Civil de Espanha (1938). Para além disso, permitem acompanhar o seu percurso na polícia política do Estado Novo (primeiro na Polícia Internacional Portuguesa e, posteriormente, Polícia de Vigilância e Defesa do Estado e Polícia Internacional e de Defesa do Estado) enquanto inspetor-adjunto e, durante alguns anos, oficial responsável pela segurança de António de Oliveira Salazar.

Silva, António de Castro e
O Meu «Diário» no «Tércio» (1938)
PT/AHS-ICS/ACS-03 · Documento composto · 1938
Parte de Diários António de Castro e Silva

Um diário encadernado (encadernação de Jaime M. Alves), composto por 187 folhas e totalmente dactilografado. Tem como título “O meu diário no Tércio”, abrangendo o período em que António de Castro e Silva participou na Guerra Civil de Espanha enquanto oficial da Legião, também conhecida como “Tercio de Extranjeros” (abril a agosto de 1938). Contém diversos anexos, nomeadamente: recortes de imprensa; mapas; fotografias, alguma correspondência e circulares.