Existências: Ano I, Nº 1, Sulpm. ao Nº 19 (1913)
Texto dirigido aos congressistas estrangeiros presentes no XVII Congresso do Livre Pensamento (5 a 8 de Outubro de 1913) denunciado as condições de vida dos trabalhadores portugueses. O documento é subscrito por José Maria Gonçalves, Alexandre Vieira, Evaristo Marques Esteves, Manoel Ferreira Quartel, Joaquim José Candieira, José Carlos Rates, João Caldeira e Alexandre Assis.
Vieira, Alexandre.Comunicado do Conselho Central e a Junta Regional do Sul do PS sobre o regime político e a eleição do deputado socialista Manuel José da Silva.
PSP - Partido Socialista PortuguêsExistências: Ano I, Nº 1-Nº 13 (1930)
CGT - Confederação Geral do TrabalhoDois cartões da participação de Pinto Quartin como delegado no 1º e 2º Congresso do Livre Pensamento em Portugal, assinados pelo secretário Augusto José Vieira. Ambos os Congresso tiveram lugar na sede da Caixa Económica Operária, Graça, Lisboa.
(1º) Congresso nacional do Livre Pensamento em Portugal: entre 19 e 22 de abril de 1908. Boletim impresso com admissão (nº 184) de Pinto Quartin (a manuscrito). Carimbo da associação do registo civil no verso.
2º Congresso nacional do Livre Pensamento em Portugal: entre 13 e 18 de Outubro de 1910. Boletim impresso com admissão (nº 34) do cidadão Pinto Quartin (a manuscrito).
Uma das cartas envia transcrição de artigos de Mantin Parapar, publicados no jornal «La Patria», de Madrid. Inclui textos ms. de Pinto Quartin sobre a obra de Ferreira de Castro e contos ms. de Ferreira de Castro.
Castro, José Maria Ferreira de.Processo dos comunistas anarquistas: Manuel Joaquim Pinto; Manuel José Martins Vagueiro; Albino Morais e Júlia Pinto
Grupo AnarquistaEditado pelo Centro Socialista Belemnense. 1º fasciculo de 24. "O proletário precisa d'este livro para seu uso".
Batalha, Ladislau Estêvão da Silva.Campos Lima e Vasco Neno assinam "Explicação".
brochura Social - Sementeira
Existências: Nº 1 - Nº 6 (1909)
AMANHÃ – “Revista popular de orientação racional dirigida por Grácio Ramos e Pinto Quartim em Lisboa, de 1 de Junho a 15 de Agosto de 1909, seis números.
Periódico anarquista, foca temas de actualidade na época: faz a apologia do amor livre, do divórcio, da pedagogia libertária, do ateísmo e da nova ortografia.
Apresenta artigos de grande qualidade.
Eis um excerto do editorial:
«Quem somos? Somos os precursores do futuro, os precursores do amanhã. O que queremos? Queremos pão, liberdade, ciência e bem-estar para todos os que compõem a família humana. Queremos que a cada indivíduo assegurado seja o seu máximo de felicidade.»
Noutro passo, afirma-se nomeadamente que a revista se publica «rompendo com todo o passado, sem respeitar nem ídolos, nem deuses, nem dogmas, nem preocupações» e que tem como objectivo supremo a instrução científica e racional do povo. Este periódico constitui um importante acervo das ideias progressistas do início do século.
No número inaugural Tomás da Fonseca publica um excerto dos Sermões da Montanha, Emílio Costa o artigo «Eduquemos Sempre»; no n.º 4 homenageia-se o geógrafo anarquista Elisée Reclus. Principais colaboradores: António Altavila (3), Augusto Casimiro (3P), Bento Faria (2P), Coriolano Leite (6P), Dikran Elmassian (6), Elisée Reclus (4), Emílio Costa (1), José Bacelar (1C, 4P), Kropotkine (4), Manuel Ribeiro (1P), Pinto Quartim (1,5), Tomás da Fonseca (1)”.
In PIRES, Daniel, Dicionário da Imprensa Periódica Literária Portuguesa do Século XX (1900-1940), Lisboa, Grifo, 1996, pp. 64-65.
Ramos, Grácio.Existências: Ano I, Nº 2, Nº 4, Nº 7, Nº 12 (1919), Ano I, Nº 14, Nº 22, Nº 23, Supl. ao Nº 51 (1920)
Federação Maximalista Portuguesa