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Descrição arquivística
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PT/AHS-ICS/CAHS-MNA-168 · Item · 1970-05
Parte de Colecção Arquivo de História Social

Washington: Aaran Segal, 1970 (Vol. 15, n.º 5, Maio)
Publicado por CARNEGIE ENDOWMENT FOR INTERNATIONAL PEACE

número dedicado à guerra colonial, incluindo questão da NATO, dos movimentos nacionalistas africanos, perfil de Amilcar Cabral, e Cahora Bassa (Moçambique).

OUT OF AFRICA 10
ARMS AND THE PORTUGUESE: NATO'S ROLE 12
ARMS AND THE NATIONALISTS: WHO HELPS? 15
PORTUGAL AND THE U.S.: END OF AN ERA 18
AMiLCAR CABRAl: A PROFILE 20
CAHORA BASSA: POWER ANO POLITICS 22
DIALOG: S. A. JEWS, ANOTHER VIEW 24
JAPAN ANO AFRICA: CAMERA DIPLOMACY 28
REFUGEES: WHAT FUTURE? 30
NEW AGRICULTURAL RESEARCH APPROACH 3 1
ARTHUR ASHE: AN INTERVIEW 32
ART, RHODESIAN SCULPTURE 34
BOOK REVIEWS 42
LETTERS TO THE EDITOR

A Casa Pia
PT/AHS-ICS/PQ-J-371 · Item · 1942-11-21
Parte de Espólio Pinto Quartin

Órgão dos alunos desta instituição

A Crónica
PT/AHS-ICS/DLV-145 · Item · 1900-1903
Parte de Espólio Deolinda Lopes Vieira

Revista ilustrada e literária. Redactor principal: Luís da Silva. Nºs 9, nº 10; n.º 11 (ano I), Junho de 1900 (truncados); nº 12 , nº 13 (ano I), Junho de 1900; nº 23 e 24 Outubro de 1900 (truncados); nº27, Novembro de 1900 (truncado); nº 29, Dezembro de 1900 (truncado); nº 33 (ano II), Janeiro de 1901 (truncado); nº 39, Abril de 1901; nº 80 (ano III), Dezembro de 1902; nºs 88 e 89 (ano III), Abril de 1903

PT/AHS-ICS/DIV-02B-2017-12 · Item · 2017-12
Parte de A Divulgação AHS/ICS-ULISBOA

Oliveira, Elisabete (2017). "A Escola Superior de Belas Artes de Lisboa na década de 1960 – acção dos tempos do figurativismo naturalista à liberdade e pluralismo estético" in Convocarte - Revista de Ciências da Arte, nº5, pp. 307-340.
Dez. 2017; https://repositorio.ul.pt/handle/10451/47186

Questionamo-nos: I) Como se pode partir duma ditadura e academismo e ser actor da transformação para a democracia e o pluralismo estético? II) Os actores dessa mudança serão activistas (Actv) ou artivistas (Artv)? O período de ‘60–’65 na ESBAL pareceu-nos um campo de análise privilegiado, insuficientemente estudado, formando actores de uma mudança referencial: atravessando constrangimentos como as lutas estudantis e colonial e a emigração, terão mudado a consciencialização-acção no Ensino Artístico e o sentido sócio-cultural dos posicionamentos/obras individuais e colectivos - em nossa hipótese, do figurativismo naturalista para o pluralismo estético internacional; e activaram dinâmicas sócio-culturais, como na Educação.
Objectivos gerais: Investigar como se pode chegar à criação livre, estético-eco-sociologicamente actuante, partindo dum contexto repressivo; se será legítimo designá-la de actv/artv; e assim, aprofundar a compreensão da complexidade da arte/cultura contemporânea.

PT/AHS-ICS/DIV-02B-2020-04 · Item · 2020-07
Parte de A Divulgação AHS/ICS-ULISBOA

Bandeira, Filomena (2020). "A Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário. Outra forma de fazer política: a propósito da reforma dos serviços escolares (1924-1935)" in Cadernos de História da Educação, v.19, n.1, pp.187-213.

Este artigo insere-se num projeto sobre Escolas e experiências de referência em Portugal no século XX e centra-se no estudo de uma instituição que desenvolve atividades educativas num quadro associativo e para as classes populares. Optámos por uma apresentação descritiva com a intenção de argumentar que a adoção e aplicação de um modelo educativo, inspirado na Educação Nova e conformado a um público específico, assentou numa estratégia sociopolítica, emergente das condições históricas do associativismo operário na primeira metade do século XX e da situação vivida no País com a crise da Primeira República, que desembocou no Estado Novo. No artigo explanamos o processo de reforma dos serviços escolares da Voz do Operário entre 1924-1935, não sem antes apresentarmos uma história sumária da Sociedade, desde o fim do século XIX até à década de 1950, com o objetivo de representar a associação na sua dimensão, atividade e significado social.

A Vida Galante
PT/AHS-ICS/PQ-J-305 · Item · 1899-01-07
Parte de Espólio Pinto Quartin

Semanário literário e artístico. Existências: Nº 1

Amicizia n. 5.
PT/AHS-ICS/JB-ME-OEE-11 · Item · 1969-5
Parte de Colecção José Barreto

Revista para estudantes estrangeiros em Itália: contém artigo sobre o movimento estudantil em Portugal.

Ufficio Centrale Studenti Esteri in Italia
PT/AHS-ICS/DIV-02B-2020-07 · Item · 2020-07
Parte de A Divulgação AHS/ICS-ULISBOA

Martins, Ernesto Candeias (2020). "Educação (especial), métodos de ensino e instituições destinadas à surdez em Portugal: Visão sociohistórica no Séc. XIX e inícios do XX" in
Revista Temas em Educação, João Pessoa, Brasil, v. 29, n.2, p. 96-118.

Trata-se de um estudo histórico-descritivo que aborda a educação especial às crianças surdas-mudas no séc. XIX e começos do XX, em Portugal. O seu marco conceptual assenta em fontes documentais e arquivísticas e de outras fontes secundárias no âmbito da História da Educação (Especial) sobre surdos. A nossa argumentação historiográfica, de teor hermenêutico (analítica) incide na educação, ações de ensino (métodos) aos surdos e nas iniciativas institucionais para essas pessoas com deficiência sensorial, ditas‘anormais’ na época. O debate entre as técnicas de ensino aos surdos (oralismo, gestualismo), no âmbito de uma pedagogia diferenciada, acompanhou as tendências europeias divulgadas (métodos: francês e alemão). Em oitocentos, criaram-se classes/aulas e instituições, com o apoio dos municípios e misericórdias (Lisboa, Porto) e de filantropos ou beneméritos, destacando-se o papel da Casa Pia de Lisboa, instituição pioneira na educação dos surdos-mudos. Os nossos objetivos são os seguintes: compreender a existência de uma pedagogia nacional para os surdos (séc. XIX e parte do XX) e respetivas iniciativas educativas; analisar os métodos ou técnicas de ensino (oralista, gestual) seguidos por alguns pedagogos em instituições; compreender a organização de estudos do Real Instituto para surdos-mudos da Casa Pia e as principais características de aprendizagem. Este retrospecto histórico sobre educação da surdez intenta configurar práticas, orientações metodológicas e propostas educacionais, algumas diferentes, que desenvolveram muitas capacidades nos surdos, apesar de limitações. Toda esta visão historiográfica feita em 4 pontos do texto permitiu conhecer os caminhos percorridos pela comunidade surda, as suas dificuldades e lutas e as formas de intervenção.

Espaço.
PT/AHS-ICS/JB-ME-OUTR-42 · Item · 1966-06
Parte de Colecção José Barreto

Revista de estudantes universitários sobre arte e cultura.

Fleming, Arnaldo Jorge.
Étudiants du monde vol. 21.
PT/AHS-ICS/JB-ME-OEE-01 · Item · 1967
Parte de Colecção José Barreto

Revista da União Internacional de Estudantes; contém artigo sobre a situação portuguesa intitulado "Les alliés du salazarisme".

União Internacional de Estudantes
PT/AHS-ICS/DIV-02B-2012-10 · Item · 2012-10
Parte de A Divulgação AHS/ICS-ULISBOA

Barreto, J. (2012). Fernando Pessoa e Raul Leal contra a campanha moralizadora dos estudantes em 1923. Pessoa Plural: revista de estudos pessoanos/journal of Fernando Pessoa studies, 2, (outono), pp. 240-270. ISSN: 2212-4179 https://repositorio.ul.pt/handle/10451/7480

Reproduzem-se aqui quatro panfletos, dois deles pouco conhecidos, que Fernando Pessoa e Raul Leal escreveram em 1923, na sua polémica com a Liga de Acção dos Estudantes de Lisboa. Esses documentos são antecedidos pela proclamação com que a Liga, em Fevereiro desse ano, iniciou uma campanha contra a literatura imoral, na sequência da publicação pela editora de Pessoa, Olisipo, dos livros Canções de António Botto e Sodoma Divinizada de Raul Leal.

Inicial n. 44.
PT/AHS-ICS/JB-OUTR-01 · Item · 1962
Parte de Colecção José Barreto

Revista de Primícias Literárias e Artísticas: contém conto da autoria de Francisco de Sá Carneiro.

Academia Cultural de João de Deus