Panfleto produzido pela União Operária Nacional (UON) sobre a carestia de vida e com anúncio para comício a realizar no Parque Eduardo VII.
União Operária NacionalTemas principais deste número do Binómio:
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Plenário
"Na Cidade Universitária, realizou-se, na quinta-feira passada, mais uma assembleia Plenária dos estudantes de Lisboa". -
Noticiário Interno - Secção Cultural
"Foram oferecidos à secção cultural do AEIST, pela Fundação Calouste Gulbenkian, bilhetes para o 2º Festival de Cinema de Lisboa, que serão distribuídos pelos sócios interessados" . -
Porque uma secção fotográfica numa escola de engenharia?
"Pois muito bem, é a isto mesmo que iremos responder, aproveitando esta ocasião que o Binómio nos oferece, para mais uma vez divulgar o que é a secção fotográfica da nossa escola".
Reúne materiais gerados pela Exposição “A Paz, o Pão, Habitação…”: Valores de Abril em Autocolantes; Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 22 de maio de 2024 a 30 de Setembro de 2024; Curadoria: Inês Ponte, Annarita Gori, João Pedro Santos, AHS/ICS-ULisboa
"Através de autocolantes que fazem parte do acervo do Arquivo de História Social do ICS-ULisboa, esta exposição evoca os valores fundamentais de Abril: a Paz, o Pão, a Habitação, a Saúde e a Educação, como expressa a canção “Liberdade” escrita por Sérgio Godinho, há 50 anos. Quantos destes valores parecem hoje estar ainda por cumprir? Em jeito de balanço sobre os desafios que ainda se colocam aos valores de Abril, a exposição dialoga também com recursos visuais contemporâneos. Apropriando-nos dos autocolantes, na época um meio de divulgação comum, esta exposição sobre a intemporalidade dos valores de Abril é também uma forma de celebrarmos a expressão popular.
“A Paz, o Pão, Habitação…”: valores de abril em autocolantes tem por base a coleção de autocolantes proveniente de António Costa Pinto, investigador do ICS-ULisboa".
Campos Lima e Vasco Neno assinam "Explicação".
brochura Social - Sementeira
Dois cartões da participação de Pinto Quartin como delegado no 1º e 2º Congresso do Livre Pensamento em Portugal, assinados pelo secretário Augusto José Vieira. Ambos os Congresso tiveram lugar na sede da Caixa Económica Operária, Graça, Lisboa.
(1º) Congresso nacional do Livre Pensamento em Portugal: entre 19 e 22 de abril de 1908. Boletim impresso com admissão (nº 184) de Pinto Quartin (a manuscrito). Carimbo da associação do registo civil no verso.
2º Congresso nacional do Livre Pensamento em Portugal: entre 13 e 18 de Outubro de 1910. Boletim impresso com admissão (nº 34) do cidadão Pinto Quartin (a manuscrito).
Processo dos comunistas anarquistas: Manuel Joaquim Pinto; Manuel José Martins Vagueiro; Albino Morais e Júlia Pinto
Grupo AnarquistaEditado pelo Centro Socialista Belemnense. 1º fasciculo de 24. "O proletário precisa d'este livro para seu uso".
Batalha, Ladislau Estêvão da Silva.Uma das cartas envia transcrição de artigos de Mantin Parapar, publicados no jornal «La Patria», de Madrid. Inclui textos ms. de Pinto Quartin sobre a obra de Ferreira de Castro e contos ms. de Ferreira de Castro.
Castro, José Maria Ferreira de.Documenta o envolvimento de Glicínia Quartin no movimento "Educação pela Arte". Além disso, esta subsubsecção documenta o desenvolvimento desse movimento em Portugal, ao longo de três décadas. De maneira específica, encontram-se:
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um conjunto de documentos manuscritos e datilografados relativos à exploração da dança como recurso pedagógico, à psicomotricidade e educação musical, contendo também o programa do curso de Pedagogia da Dança Criativa, datado de 15 de outubro de 1974, promovido por Wanda Ribeiro da Silva no seio da Escola de Dança do Conservatório Nacional, e uma brochura informativa sobre um programa de licenciatura da Escola Superior de Dança (ambas fundadas por Ribeiro da Silva). A brochura não é datada, mas não será anterior a 1986, ano em que a Escola Superior de Dança foi aberta. Nos restantes documentos, encontramos também material relativo ao Curso de Iniciação Teatral para Professores, lecionado por docentes espanhóis (sem data), e três conjuntos de documentos de apoio à cadeira de Movimento orientada por Ruben Marks, na Escola Superior de Educação pela Arte (1976-1977).
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"Os métodos de expressão dramática" de Alberto Barros de Sousa (1977).
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Uma carta que notifica a alteração de datas do 1º Encontro das Expressões Artísticas na Formação de Professores de Ensino Primário e de Educadores de Infância do Distrito de Portalegre, com data no dia 28 de fevereiro de 1986, e uma brochura contendo o programa do evento, onde é possível ler que Glicínia apresentou na sessão “Educação pela Arte”.
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Cinco blocos de fotocópias agrafadas, contendo informações que justificam a razão de ser do encontro, uma proposta de programa e as transcrições das comunicações.
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Uma brochura que fundamenta e promove o Movimento Português de Intervenção Artística e Educação pela Arte, datado de 1994.
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Um envelope da Escola Superior de Dança, contendo três cópias do programa do Colóquio Educação pela Arte, acontecido em Lisboa, em 2000.
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Uma brochura com o programa do Colóquio Educação pela Arte em homenagem ao Arquimedes da Silva Santos, acontecido na Fundação Calouste Gulbenkian nos dias 9 e 10 de novembro de 2000.