Conjunto de documentação referente ao Movimento Estudantil. A coleção contém: comunicados, boletins informativos, propaganda das listas candidatas à direcção da AEISCEF, organograma da organização do movimento associativo em Económicas e outras publicações, designadamente, textos doutrinários (luta de classes, Lenine, Rosa de Luxemburgo, 1º de Maio, investimento estrangeiro).
Existem também comunicados de outras organizações do movimento estudantil, tais como: Comissão de Luta Contra a Repressão, Associações de Estudantes de Lisboa, Associação Académica de Direito de Lisboa, Associação Académica de Coimbra, da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST). Deste último conjunto fazem parte: Textos Escolhidos, n. 3 (Nov.1969) e Binómio n. 42 (12-01-1971), n. 43 (27-01-1971), n. 44 (01-02-1971), n. 51 (28-07-1972).
Contém ainda comunicados da Ordem dos Médicos, Comissão Democrática Eleitoral de Lisboa (CDE), e SEDES (Associação para o Desenvolvimento Económico e Social) e dois boletins informativos designados "Os Jovens pelo Mundo" (n. 2 e n. 8, s/d).
Existências: 1º Ano, Nº 9, Nº 10, Nº 12, Suplm. ao Nº 12 (1913); Nº 4 (1915)
confirmar nº 4 analógico. A revista saiu: A. 1, nº 1 (13 Fev. 1913) - A. 1, nº 24 (31 Jul. 1913)
Terra Livre (jornal)Exposição "Há Sempre Alguém que DIz Não! A oposição estudantil à ditadura no ensino secundário de Lisboa (1970-1974)," Arquivo Nacional da Torre do Tombo, 15 de dezembro de 2023 a 28 de fevereiro de 2024.
Documentos: 1 número de cerca de 30 dezenas de jornais de liceus da grande Lisboa, publicados entre 1970 e 1974.
"A Torre do Tombo acolhe a exposição 'Há sempre alguém que diz não! – A oposição estudantil à ditadura no ensino secundário de Lisboa (1970-1974)', concebida para dar a conhecer aos mais novos, nascidos antes e depois da democracia, como os jovens entre os 13 e os 17 anos abraçaram a oposição à ditadura.
Pretende-se demonstrar como sentiram o imperativo de contestar as diversas condicionantes da ditadura nas suas vidas: nos estudos, no acesso à cultura, no simples convívio, bem como no seu direito a viver em paz e não ter de fazer uma guerra em África a cuja finalidade não aderiram."