Conjunto de documentos que permite reconstruir, parcialmente, a trajetória profissional da atriz, ora como professora de teatro, ora como intérprete de peças. Além disso, encontram-se documentos de carácter pessoal, como postais e convites, que atestam a rede de relações afetivas e sociais de Glicínia Quartin, bem como a sua participação no MUD Juvenil na década de 40. Em termos profissionais, a coleção permite recuar até à estadia da atriz em Roma, onde frequentou a Scuola di Arti Sceniche de Alessandro Farsen, entre 1962 e 1965. A coleção permite, ainda, recolher informações parciais sobre um segmento da história da companhia Teatro Experimental de Cascais, com a qual Glicínia colaborou entre 1965-1968, e sobre as atividades do movimento Educação pela Arte em Portugal, ao qual a atriz aderiu aplicando os métodos de ensino promovidos por esse movimento. Finalmente, destaca-se na coleção o subfundo António José da Costa, contendo livros de peças teatrais relacionadas com a esfera educativa e o teatro infantojuvenil, publicadas entre 1953 e 1974.
Quartin, Glicínia Vieira.Junta documentos, de natureza vária, que atestam a atividade de atriz e de professora de teatro de Glicínia Quartin. O período abrangido por esse conjunto de documentos vai da sua formação na Itália, entre 1962 e 1965, no Studio di Arti Sceniche de Alessandro Fersen em Roma, até às colaborações com várias companhias de teatro e produções cinematográficas em Portugal, celebradas já em finais da década de 90, passando pela atividade de docente na Escola Superior de Teatro e Cinema entre a década de 70 e 90.
Conjunto de documentos relativos à formação teatral de Glicínia Quartin em Roma, a participação de Glicínia Quartin no Teatro Experimental de Cascais, noutras companhias de teatro e no cinema.
Conjunto de documentos que informam sobre a colaboração de Glicínia Quartin com a companhia Teatro Experimental de Cascais. O conjunto revela a dificultosa colaboração com o encenador e produtor Carlos Avilez. Nesse conjunto, encontramos correspondência vária entre Avilez, o Sindicato Nacional dos Artistas Teatrais e o advogado da atriz, bem como o contrato celebrado com o TEC em 1966, alguns recibos, cheques e folhas de contas. Embora a data do contrato assinale o dia 1 de janeiro de 1966, numa carta destinada ao dito sindicato, é mencionada como data de contratação da atriz o dia 24 de novembro de 1965. A isso tudo se acrescenta uma carta datilografada de 27 de janeiro de 1966, destinada ao Carlos Avilez e de autoria incerta, embora a assinatura e as informações biográficas contidas na carta façam pensar que se possa atribuir à Júlia Babo, atriz do Teatro Experimental do Porto. Da fase no TEC, encontramos, ainda: um recorte do Diário de Notícias de 6 de novembro de 1966, noticiando a estreia da peça A Maluquinha de Arroios; uma brochura informativa destinada ao público dessa peça; o número de 11 de outubro de 1966 da Plateia, revista dedicada ao cinema e teatro, contendo uma entrevista com Glicínia Quartin a falar da sua então incipiente colaboração com o TEC.
Reúne objetos, textos datilografados de conteúdo político, textos avulsos, entre os quais textos manuscritos de carácter pessoal e correspondência vária, bem como um pequeno conjunto de documentos que pertenceram à Deolinda Vieira Lopes, mãe de Glicínia Quartin.
É composta por documentos de natureza vária, entre os quais se destacam textos datilografados de conteúdo político e propagandístico da oposição ao Estado Novo, postais, cartões e fotografias, e um significativo conjunto de convites oficiais a eventos culturais e peças de teatro encenadas entre 1997 e 2006. No total, consta de:
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um conjunto de três documentos datilografados, de conteúdo político: um documento que regista a greve dos operários das fábricas de lanifícios da Covilhã, datado de abril de 1946; um documento de propaganda política sobre o 1º de maio, datado de 28 de abril de 1946; um documento denominado “O MUD feminino – Sugestões”, assinado em Lisboa no dia 13 de janeiro de 1947, com o nome “Silvio”.
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Um conjunto de cinco postais e duas fotografias, no qual se destaca um cartão enviado pela escritora Alice Vieira, com data dezembro de 1984.
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Um Conjunto de cartões que remontam a diversos anos. Trata-se, maioritariamente, de cartões de Natal e Ano Novo, destacando-se uma série de cartões natalícios em forma de teatro, com datas que vão desde 1995 a 2004.
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Um conjunto de objetos pessoais de vária natureza, no qual se encontram receitas, cartões, panfletos publicitários, recortes de jornais, a fotocópia de um artigo assinado por Jorge Listopad que noticia a morte de Glicínia Quartin (sem fonte), e o catálogo de uma exposição da pintora Teresa Magalhães, realizada em janeiro de 1990.
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Um conjunto de convites a eventos, nomeadamente: doze peça teatrais; o lançamento do livro História da Arte Ocidental 1750-2000, de José-Augusto França (data da receção do convite 28 de março de 2006, data do lançamento 4 de abril de 2006); o convite oficial para a tomada de posse do Jorge Sampaio como Presidente da República (sem data de receção, data do evento 9 de março 1996); um convite para o encontro “Educação ao Desenvolvimento” acontecido na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (data da receção 7 de setembro 1996, data do evento 12 de setembro 1996); um convite para a exposição da Susanne S.D. Themlitz “Da Vida Subterrânea”, na Casa da Cerca (2006); um envelope com dois convites a exposições no Museu Serralves (2006). Lugares indicados nos convites a peças: Teatro Malaposta (1997); CiteMor97 – XIX Festival de Teatro de Montemor-o-Velho (1997); Teatro Estúdio Mário Viegas (1997, 2006); Teatro Nacional de São João (1997); Casa Fernando Pessoa (1998); Teatro da Cornucópia (2006); Teatro Municipal de Almada (2006); Projecto Quinto Império (sem data); Estúdio Zero (2006); Teatro São Luiz (2006); Casa das Artes V.N. Famalicão (sem data); Teatro Municipal Mirita Casimiro (sem data).
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Um conjunto de documentos sindicais.
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Três números do Noticiário de Arte e Arqueologia na América do Norte (1945).
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Dois exemplares do livro Exposição de documentos do espólio de Pinto Quartin.
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Brochura do teatro Acert "De Faca e Alguidar".
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Dois números da revista Palco (outubro 1990 e abril 1991).
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Livro "Recordações da scena e de fóra da scena" de Augusto Rosa.
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Texto do seriado "António, um rapaz de Lisboa" de Jorge Silva Melo.
carta manuscrita de Lubélia Quartin, residente em Lourenço Marques, dirigida ao primo Antonico. onde conta a sua trajectória como professora. Resposta do primo, dactilografada em papel timbrado do Primeiro de Janeiro (jornal) e outras cartas, em papel sem timbre. Resposta de Lubélia, dirigida aos primos Deolinda e Antonico (19-05-1959). Recortes de jornal "Lubélia Stichini". Envelopes. Programa de Recital de dança por Lubélia Stichini, a 6 de agosto de 1960, Teatro Manuel Rodrigues, com dedicatória da artista aos seus primos, Deolinda e António. Acompanhamento musical de Rádio Clube de Moçambique
Vieira, Deolinda Lopes.