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Descrição arquivística
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Atividade Profissional
PT/AHS-ICS/GQ-01AP · Secção · 1962-2000
Parte de Coleção Glicinia Quartin

Junta documentos, de natureza vária, que atestam a atividade de atriz e de professora de teatro de Glicínia Quartin. O período abrangido por esse conjunto de documentos vai da sua formação na Itália, entre 1962 e 1965, no Studio di Arti Sceniche de Alessandro Fersen em Roma, até às colaborações com várias companhias de teatro e produções cinematográficas em Portugal, celebradas já em finais da década de 90, passando pela atividade de docente na Escola Superior de Teatro e Cinema entre a década de 70 e 90.

Atividade Teatral e Cinema
PT/AHS-ICS/GQ-01AP-01AT · Subsecção · 1962-1998
Parte de Coleção Glicinia Quartin

Conjunto de documentos relativos à formação teatral de Glicínia Quartin em Roma, a participação de Glicínia Quartin no Teatro Experimental de Cascais, noutras companhias de teatro e no cinema.

Outros Teatros e Cinema
PT/AHS-ICS/GQ-01AP-01AT-03OUT · Subsubsecção · 1962-1998
Parte de Coleção Glicinia Quartin

Documentos relativos à colaboração de Glicínia Quartin com diferentes companhias teatrais lisboetas e produções cinematográficas nacionais. De maneira específica, foram identificados os seguintes documentos:

  • dois recortes de jornais que documentam a participação de Glicínia na peça Dias Felizes de Samuel Beckett, estreada na Casa da Comédia em 1968. Como noticiado num dos recortes, graças à atuação nessa peça, a atriz ganhou o Prémio Lucinda Simões do S.N.I para a sua interpretação do papel de Winnie.

  • Um conjunto de documentos relativos à companhia do Teatro da Cornucópia. O pequeno conjunto circunscreve-se ao texto da peça Pequenos Burgueses de Gorki, encenada em 1975, onde Glicínia interpretou o papel de Elena, e o texto de A Ilha dos Mortos de Strindberg, encenada em 1985. Aparentemente, a atriz não tera participado nessa última peça, dado que o seu nome não aparece na lista dos intérpretes. A isso, acrescenta-se um envelope carimbado pela companhia, contendo textos avulsos de Mário Dionísio.

  • Um conjunto de textos de peças e filmes em que Glicínia atuou, encontrando-se, a maioria deles, incompleta ou sem títulos. No conjunto, foi possível identificar: o texto do filme Morte Macaca (1997) e da curta-metragem O que te quero (1998), os dois de Jeanne Weltz; da peça O Fim ou Tende Misericórdias de Nós de Jorge Silva Melo (1997); o texto em francês da peça Sete Portas de Botho Strauss (1993) e da peça Um Sonho de August Strindberg (1998), nas quais Glicínia atuou sob a direção de Luís Miguel Cintra.

  • O livro Do Animatógrafo Lusitano ao Cinema Português, editado pela Caminho (Lisboa, 1996). Colectânea de textos críticos que traça a história do cinema português de 1911 a 1995, contendo a ficha do filme Dom Roberto (p. 39), de Ernesto de Sousa (1962), onde Glicínia interpretou o papel de Maria.

Atividade Didática
PT/AHS-ICS/GQ-01AP-02AD · Subsecção · 1973-2000
Parte de Coleção Glicinia Quartin

Testemunha a atividade profissional de Glicínia Quartin na qualidade de professora, junto da Escola Superior de Teatro e Cinema, regida até 1983 pelo Conservatório Nacional e, depois, pelo Instituto Politécnico de Lisboa. Este conjunto de documentos abrange não apenas a atividade didática de Glicínia, como também as atividades de divulgação dos métodos de ensino experimentados pelo movimento “Educação pela Arte” em Portugal, do qual a atriz foi promotora até depois do fim da sua carreira de professora.