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Descrição arquivística
PT/AHS-ICS/CAHS-MNA-168 · Item · 1970-05
Parte de Colecção Arquivo de História Social

Washington: Aaran Segal, 1970 (Vol. 15, n.º 5, Maio)
Publicado por CARNEGIE ENDOWMENT FOR INTERNATIONAL PEACE

número dedicado à guerra colonial, incluindo questão da NATO, dos movimentos nacionalistas africanos, perfil de Amilcar Cabral, e Cahora Bassa (Moçambique).

OUT OF AFRICA 10
ARMS AND THE PORTUGUESE: NATO'S ROLE 12
ARMS AND THE NATIONALISTS: WHO HELPS? 15
PORTUGAL AND THE U.S.: END OF AN ERA 18
AMiLCAR CABRAl: A PROFILE 20
CAHORA BASSA: POWER ANO POLITICS 22
DIALOG: S. A. JEWS, ANOTHER VIEW 24
JAPAN ANO AFRICA: CAMERA DIPLOMACY 28
REFUGEES: WHAT FUTURE? 30
NEW AGRICULTURAL RESEARCH APPROACH 3 1
ARTHUR ASHE: AN INTERVIEW 32
ART, RHODESIAN SCULPTURE 34
BOOK REVIEWS 42
LETTERS TO THE EDITOR

PT/AHS-ICS/DIV-02B-2017-12 · Item · 2017-12
Parte de A Divulgação AHS/ICS-ULISBOA

Oliveira, Elisabete (2017). "A Escola Superior de Belas Artes de Lisboa na década de 1960 – acção dos tempos do figurativismo naturalista à liberdade e pluralismo estético" in Convocarte - Revista de Ciências da Arte, nº5, pp. 307-340.
Dez. 2017; https://repositorio.ul.pt/handle/10451/47186

Questionamo-nos: I) Como se pode partir duma ditadura e academismo e ser actor da transformação para a democracia e o pluralismo estético? II) Os actores dessa mudança serão activistas (Actv) ou artivistas (Artv)? O período de ‘60–’65 na ESBAL pareceu-nos um campo de análise privilegiado, insuficientemente estudado, formando actores de uma mudança referencial: atravessando constrangimentos como as lutas estudantis e colonial e a emigração, terão mudado a consciencialização-acção no Ensino Artístico e o sentido sócio-cultural dos posicionamentos/obras individuais e colectivos - em nossa hipótese, do figurativismo naturalista para o pluralismo estético internacional; e activaram dinâmicas sócio-culturais, como na Educação.
Objectivos gerais: Investigar como se pode chegar à criação livre, estético-eco-sociologicamente actuante, partindo dum contexto repressivo; se será legítimo designá-la de actv/artv; e assim, aprofundar a compreensão da complexidade da arte/cultura contemporânea.

PT/AHS-ICS/DIV-02B-2020-04 · Item · 2020-07
Parte de A Divulgação AHS/ICS-ULISBOA

Bandeira, Filomena (2020). "A Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário. Outra forma de fazer política: a propósito da reforma dos serviços escolares (1924-1935)" in Cadernos de História da Educação, v.19, n.1, pp.187-213.

Este artigo insere-se num projeto sobre Escolas e experiências de referência em Portugal no século XX e centra-se no estudo de uma instituição que desenvolve atividades educativas num quadro associativo e para as classes populares. Optámos por uma apresentação descritiva com a intenção de argumentar que a adoção e aplicação de um modelo educativo, inspirado na Educação Nova e conformado a um público específico, assentou numa estratégia sociopolítica, emergente das condições históricas do associativismo operário na primeira metade do século XX e da situação vivida no País com a crise da Primeira República, que desembocou no Estado Novo. No artigo explanamos o processo de reforma dos serviços escolares da Voz do Operário entre 1924-1935, não sem antes apresentarmos uma história sumária da Sociedade, desde o fim do século XIX até à década de 1950, com o objetivo de representar a associação na sua dimensão, atividade e significado social.

PT/AHS-ICS/PQ-J-331 · Série · 1909
Parte de Espólio Pinto Quartin

Existências: Nº 1 - Nº 6 (1909)

AMANHÃ – “Revista popular de orientação racional dirigida por Grácio Ramos e Pinto Quartim em Lisboa, de 1 de Junho a 15 de Agosto de 1909, seis números.
Periódico anarquista, foca temas de actualidade na época: faz a apologia do amor livre, do divórcio, da pedagogia libertária, do ateísmo e da nova ortografia.
Apresenta artigos de grande qualidade.
Eis um excerto do editorial:
«Quem somos? Somos os precursores do futuro, os precursores do amanhã. O que queremos? Queremos pão, liberdade, ciência e bem-estar para todos os que compõem a família humana. Queremos que a cada indivíduo assegurado seja o seu máximo de felicidade.»
Noutro passo, afirma-se nomeadamente que a revista se publica «rompendo com todo o passado, sem respeitar nem ídolos, nem deuses, nem dogmas, nem preocupações» e que tem como objectivo supremo a instrução científica e racional do povo. Este periódico constitui um importante acervo das ideias progressistas do início do século.
No número inaugural Tomás da Fonseca publica um excerto dos Sermões da Montanha, Emílio Costa o artigo «Eduquemos Sempre»; no n.º 4 homenageia-se o geógrafo anarquista Elisée Reclus. Principais colaboradores: António Altavila (3), Augusto Casimiro (3P), Bento Faria (2P), Coriolano Leite (6P), Dikran Elmassian (6), Elisée Reclus (4), Emílio Costa (1), José Bacelar (1C, 4P), Kropotkine (4), Manuel Ribeiro (1P), Pinto Quartim (1,5), Tomás da Fonseca (1)”.

In PIRES, Daniel, Dicionário da Imprensa Periódica Literária Portuguesa do Século XX (1900-1940), Lisboa, Grifo, 1996, pp. 64-65.

Ramos, Grácio.
Association Men
PT/AHS-ICS/AHSilva-GUE-TRV-5-B-15 · Documento composto · 1917-1918
Parte de Espólio Alfredo Henrique da Silva

Dois exemplares da revista "Association Men", editada pela YMCA dos Estados Unidos.
"Association Men. Official Magazine of the Young Men's Christian Association". Vol. XLIII. N.º 1 (September 1917). Ed. Y.M.C.A., New York, 1917;
"Association Men". Vol. XLIII. N.º 6 (February 1918). Ed. Y.M.C.A., New York, 1918.

Athena
PT/AHS-ICS/PQ-J-354 · Item · 1924-12
Parte de Espólio Pinto Quartin

Revista de Arte (dedicada a arte e letras)

"Entre Outubro de 1924 e Junho de 1925 cumpre-se a curta parábola de Athena – Revista de Arte mensal. Saíram apenas 5 números, mas foi o bastante para eternizar, no panorama modernista português, um projecto que trará a lume, pela primeira vez, os nomes dos heterónimos Alberto Caeiro e Ricardo Reis, nove anos depois da estreia de Álvaro de Campos, enquanto engenheiro e poeta sensacionista, no primeiro número de Orpheu.

Dirigida em “coabitação” por Fernando Pessoa, responsável pela parte literária, e Ruy Vaz, como director da secção dedicada às artes plásticas e à arquitectura, incluía reproduções de desenhos, quadros e gravuras de artistas de épocas passadas e contemporâneos como Tiepolo, Lino António, Mily Possoz e Manuel Maria Bordallo Pinheiro.

Athena contou com a colaboração de alguns velhos membros órficos como Luiz de Montalvor, Almada Negreiros, Raul Leal, Mário de Sá-Carneiro (a quem é consagrado o n.º 2) para além de outros poetas e intelectuais com laços de amizade e vínculos afectivos muito fortes a Fernando Pessoa: António Botto, Augusto Ferreira Gomes, Mario Saa, Castello de Moraes e Henrique Rosa, irmão do padrasto e seu mentor nos anos da juventude.

É, todavia, graças aos abundantes contributos inéditos assegurados pelo próprio Pessoa, como autor ou tradutor, e pelos seus três heterónimos, que a revista suscitou o maior interesse.

De facto, Ricardo Reis assina 22 odes em Athena 1 enquanto Álvaro de Campos confirma as qualidades de prosador contundente já exibidas em 1917 em Ultimatum, com três artigos: “O que é a Metafísica?” no número 2, onde o autor inaugura uma discussão com a linha editorial da revista e “Apontamentos para uma Estética Não-Aristotélica”, “Apontamentos para uma Estética Não-Aristotélica II”, publicados nos números 3 e 4, respectivamente. Alberto Caeiro revela-se ao mundo em Athena 4 com 22 poemas de O Guardador de Rebanhos e em Athena 5 assina 16 poemas inconjuntos.

Em entrevista ao Diário de Lisboa, em 3 de Novembro de 1924, Fernando Pessoa explicava que o objectivo da publicação era:

“Dar ao público português, tanto quanto possível, uma revista puramente de arte, isto é, nem de ocasião e início como o Orpheu, nem quase de pura decoração como a admirável Contemporânea.”" Antonio Cardiello https://pt.revistasdeideias.net/pt-pt/athena/foreword/presentation

Coleção Ana Vicente
PT/AHS-ICS/AV · Fundo · 1885-1982

Conjunto de publicações preservadas por Ana Vicente, cujo eixo temático é o género feminino. Tratam-se de publicações maioritariamente produzidas no contexto português, contendo também publicações de âmbito internacional (França, Espanha e Inglaterra).

Vicente, Ana
PT/AHS-ICS/DIV-02B-2020-07 · Item · 2020-07
Parte de A Divulgação AHS/ICS-ULISBOA

Martins, Ernesto Candeias (2020). "Educação (especial), métodos de ensino e instituições destinadas à surdez em Portugal: Visão sociohistórica no Séc. XIX e inícios do XX" in
Revista Temas em Educação, João Pessoa, Brasil, v. 29, n.2, p. 96-118.

Trata-se de um estudo histórico-descritivo que aborda a educação especial às crianças surdas-mudas no séc. XIX e começos do XX, em Portugal. O seu marco conceptual assenta em fontes documentais e arquivísticas e de outras fontes secundárias no âmbito da História da Educação (Especial) sobre surdos. A nossa argumentação historiográfica, de teor hermenêutico (analítica) incide na educação, ações de ensino (métodos) aos surdos e nas iniciativas institucionais para essas pessoas com deficiência sensorial, ditas‘anormais’ na época. O debate entre as técnicas de ensino aos surdos (oralismo, gestualismo), no âmbito de uma pedagogia diferenciada, acompanhou as tendências europeias divulgadas (métodos: francês e alemão). Em oitocentos, criaram-se classes/aulas e instituições, com o apoio dos municípios e misericórdias (Lisboa, Porto) e de filantropos ou beneméritos, destacando-se o papel da Casa Pia de Lisboa, instituição pioneira na educação dos surdos-mudos. Os nossos objetivos são os seguintes: compreender a existência de uma pedagogia nacional para os surdos (séc. XIX e parte do XX) e respetivas iniciativas educativas; analisar os métodos ou técnicas de ensino (oralista, gestual) seguidos por alguns pedagogos em instituições; compreender a organização de estudos do Real Instituto para surdos-mudos da Casa Pia e as principais características de aprendizagem. Este retrospecto histórico sobre educação da surdez intenta configurar práticas, orientações metodológicas e propostas educacionais, algumas diferentes, que desenvolveram muitas capacidades nos surdos, apesar de limitações. Toda esta visão historiográfica feita em 4 pontos do texto permitiu conhecer os caminhos percorridos pela comunidade surda, as suas dificuldades e lutas e as formas de intervenção.

PT/AHS-ICS/DIV-02B-2012-10 · Item · 2012-10
Parte de A Divulgação AHS/ICS-ULISBOA

Barreto, J. (2012). Fernando Pessoa e Raul Leal contra a campanha moralizadora dos estudantes em 1923. Pessoa Plural: revista de estudos pessoanos/journal of Fernando Pessoa studies, 2, (outono), pp. 240-270. ISSN: 2212-4179 https://repositorio.ul.pt/handle/10451/7480

Reproduzem-se aqui quatro panfletos, dois deles pouco conhecidos, que Fernando Pessoa e Raul Leal escreveram em 1923, na sua polémica com a Liga de Acção dos Estudantes de Lisboa. Esses documentos são antecedidos pela proclamação com que a Liga, em Fevereiro desse ano, iniciou uma campanha contra a literatura imoral, na sequência da publicação pela editora de Pessoa, Olisipo, dos livros Canções de António Botto e Sodoma Divinizada de Raul Leal.

PT/AHS-ICS/DIV-02B-2024-09a · Item · 2024
Parte de A Divulgação AHS/ICS-ULISBOA

Ribeiro, João Fusco (2024). "Intra-Nationalist Fighting in the Angolan Liberation Struggle: Exploring the Case of the Eastern Front (1966-1974)" in Vienna Journal of African Studies, Vol.24, pp. 51-74.
In this article, I examine the intra-nationalist rivalry between Angolan anticolonial guerrillas during the Liberation Struggle (1966-1974), paying particular attention to the
personal war experiences of rural communities on the Eastern Front. This is done through a prosopographical approach based on archival research of interrogation
transcripts from the Intelligence Service of the Portuguese State Police (PIDE-DGS) of guerrillas and civilians captured by the colonial authorities or who abandoned life in
the bush under the control of the liberation movements. Contributing to the rich scholarly literature on African liberation movements, this article sheds light on how the
permanent civil war between nationalist guerrillas reinforced the instrumentalization of violence against civilians, significantly affected the anticolonial struggle, and reverber‐
ated in the Angolan decolonization process (1974-1975).

Newsletter #16 fevereiro 2021
PT/AHS-ICS/DIV-04-16 · Item · 2021-02
Parte de A Divulgação AHS/ICS-ULISBOA

texto de divulgação do acervo do AHS, sobre a Mensagem,órgão da Casa dos Estudantes do Império, número saido em 07-1964, por Joana Bénard da Costa, revisão de Rita Almeida de Carvalho.

PT/AHS-ICS/DIV-02B-2010-10 · Item · 2010-10
Parte de A Divulgação AHS/ICS-ULISBOA

Cova, A. (2010). "O Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas (1914-1947)" in Notícias: temas e notícias da cidadania e da igualdade de género, 84, pp. 14-18. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/12069

Nascido em Lisboa em 1914 e encerrado pelo Estado Novo em 1947, o CNMP foi a mais duradoura associação de mulheres em Portugal. Um terço (os doze primeiros anos) da existência do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas (CNMP) é passado num regime republicano, enquanto os dois terços seguintes (vinte e um anos) o são numa ditadura militar (1926-1933) e sob o Estado Novo que se inicia em 1933. O período de ouro do CNMP acontece nos anos vinte, com a organização de dois congressos feministas (1924 e 1928) sob a longa presidência de Adelaide Cabete, de 1914 a 1935. É precisamente este período republicano que nos interessa evocar rapidamente, dando a ênfase sobre a génese do CNMP que era uma federação feminista.

PT/AHS-ICS/DIV-06Cu-2018 · Item · 2018
Parte de A Divulgação AHS/ICS-ULISBOA

O Portal Revistas de Ideias e Cultura resulta da colaboração próxima entre o Seminário Livre de História das Ideias, a Biblioteca Nacional de Portugal e a Fundação Mário Soares e Maria Barroso.

Além da conjugação dos contributos fundamentais, distintos e complementares, dos três parceiros permanentes, a investigação e o trabalho editorial têm vindo a contar com colaboração relevante de muitas outras instituições e entidades, nomeadamente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, do Centro Nacional de Cultura, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, do Museu Nacional do Teatro e da Dança, da Direcção da revista Seara Nova e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

O programa de investigação e de publicação Revistas de Ideias e Cultura só se tornou viável por a Fundação Mário Soares e Maria Barroso, na pessoa do Dr. Alfredo Caldeira, e a Biblioteca Nacional de Portugal, dirigida pela Dr.ª Inês Cordeiro, terem aderido ao projecto apresentado pelo Seminário Livre de História das Ideias com grande generosidade e empenho.

O editor do sítio A Sementeira agradece à Doutora Rita Almeida de Carvalho e à Dra. Madalena Soares Reis a cedência de documentação do Espólio Pinto Quartim, conservada no Arquivo de História Social do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Pela colaboração interessada e próxima expressa o seu reconhecimento ao Dr. Luís Sá, da Biblioteca Nacional. Manifesta, igualmente, gratidão ao Dr. António Louçã, à Doutora Joana Dias Pereira, e aos professores doutores João Freire e Paulo Guimarães pelos preciosos consentimentos para a inclusão dos artigos, capítulos e verbetes dos quais são autores.

Ao Doutor Alexandre Samis agradece-se não só a colaboração atenciosa, expressa no envio de testemunhos epistolares, mas também o texto informado com que contribuiu para esta edição.

A agregação de estudos monográficos contou com o auxílio de Mário Rui Pinto, a quem se reconhece a enorme generosidade. A Jorge M. Colaço expressa-se a gratidão pela cedência do seu banco de imagens, que proporcionou a selecção dos elementos gráficos necessários à elaboração deste sítio.

Resta agradecer aos associados do Centro de Estudos Libertários por terem facilitado a consulta do seu rico acervo bibliográfico, além do interesse sempre demonstrado pela concretização deste empreendimento. https://pt.revistasdeideias.net/pt-pt/a-sementeira/foreword/acknowledgments