Fotografias tiradas na ilha do Príncipe em São Tomé e Príncipe. A primeira é uma vista parcial da cidade de Santo António (capital do distrito de Pagué) e a segunda é uma fotografia do Ilhéu Caroço (conhecido como Boné de Jockey).
Ambas são assinadas por Hermogenes Ramos.
Conjunto de fotografias de São Tomé e Príncipe, datadas de 23 de agosto de 1898. As imagens documentam diversos edifícios e espaços públicos, incluindo a Rua de São Miguel, a Fortaleza de São Sebastião, o Palácio do Governo de São Tomé, a baía, a ponte-cais da Alfândega, o Hospital de São José, os pavilhões do Hospital, a Rua das Rosas, a reconstrução da estrada da Trindade, a Rua do General Calheiros (nota: chegada do governador Lança da ilha do Príncipe em 21 de (?) de 1897) e o edifício da Câmara Municipal. Todas as fotografias são assinadas por Gerhardt Ludwig Lutterodt.
Lutterodt, Gerhardt LudwigConjunto de fotografias de São Tomé e Príncipe, datadas de 23 de agosto de 1898. As imagens registam diversos edifícios e espaços públicos, incluindo o Banco Nacional Ultramarino, a Igreja da Conceição, a Rua do Governador Mello, o Coreto de Música no largo do Governador Mello, a Direção das Obras Públicas, a Porta do Paço, o Edifício do Correio e Telefones, o edifício da Cadeia, a ponte "Ferreira da Cunha", e a Fortaleza de S. Sebastião antes de ser retocada. Todas as fotografias são assinadas por Gerhardt Ludwig Lutterodt.
Lutterodt, Gerhardt LudwigConjunto de fotografias tiradas em São Tomé e Príncipe em 23 de agosto de 1898. As imagens apresentam vários locais e perspetivas, incluindo a Baía Ana Chaves, a vista da cidade a partir do cais da Alfândega, a Ilha da Trindade, uma vista do lado da baía, a rua atrás do Banco e uma ponte.
Fotografia da “Rua de São Miguel do Bairro Indígena” em São Tomé e Príncipe.
Conjunto de fotografias tiradas em São Tomé e Príncipe em 23 de agosto de 1898. As imagens documentam vários edifícios e espaços públicos, incluindo a Casa de Faria da Cunha, a Igreja do Bom Despacho, a Igreja da Misericórdia, o edifício da farmácia e o tribunal judicial. As fotografias não têm assinatura.
texto de divulgação do acervo do AHS, sobre a angariação do fundo de António Sousa Ribeiro, por Joana Bénard da Costa, revisão de Rita Almeida de Carvalho.
Joana Bénard da Costatexto divulgação de fotografia publicada no jornal Renovação, salvaguardada no acervo do AHS.
"Fotógrafo desconhecido. A fotografia integra o acervo fotografico da revista A Renovação, de 15 de novembro de 1925. Em 1925, um rapaz de 17 anos parte para o exílio. No porto de Lisboa, irmão e irmã dão um último beijo, uma cena emocional que evoca o temor de nunca mais se voltarem a ver. A pobreza rural tinha empurrado o jovem para a capital onde, incapaz de encontrar trabalho ou um lugar para dormir, tinha como modo de vida vaguear pelas ruas de Lisboa ao mesmo tempo que ia cometendo crimes de pequeno delito. Um ano depois de ter sido preso, o jovem foi enviado para Luanda, em Angola. Entre os 364 indivíduos que o acompanharam, muitos homens e mulheres tinham também sido condenados ao exílio apenas por terem cometido crimes insignificantes. O episódio foi narrado pelo escritor Ferreira de Castro na revista anarquista A Renovação, de 15 de novembro de 1925, na qual foi também publicada a fotografia que aqui se reproduz." RAC
Colonialismo e plantação de cacau em São Tomé e Principe no Acervo do AHS, texto de divulgação pela investigadora Marta Macedo.
Divulgação sobre a coleção fotográfica de Luciano Leal, angariada em 2023, através de projeto de investigação liderado pela antropóloga investigadora do ICS-ULisboa, Maria José Lobo Antunes, sobre memória e história da guerra colonial/libertação. O número divulga também a investigação de Manuel Lucena sobre a descolonização portuguesa, em 2012, tendo como mote a celebração da independência de Angola; texto de Inês Ponte.
Duas fotografias. A primeira mostra a Toma d’água na estação de Moamba (nº53), com a seguinte descrição: Instalação usada para elevar os três tanques dianteiros em 1,20m, destinada também ao tanque cilíndrico traseiro. A segunda imagem mostra uma cachoeira para 6 carruagens com um dique de reparação, com a seguinte legenda: É visível o salão dos chefes de serviço e, no interior, uma locomotiva em processo de pintura.
Duas provas fotográficas que mostram duas mulheres e uma criança a subir a bordo de um vapor ancorado num cais ladeado por um carril. Alguns populares estão próximos do embarcadouro móvel.
Não há informações disponíveis sobre a data ou o local das imagens. Ambas as fotografias têm um passpartout semelhante ao do álbum "Batuque em honra do Príncipe Luís Filipe" (ASR-FC-2MOZ-1MAP-015), mas são ligeiramente mais estreitas.
Conjunto de fotografias captadas por J&M Lazarus, mostrando atividade próxima de um cais em Maputo-Lourenço Marques e a barra do Rio Limpopo.
Fotografias estereoscópicas tiradas nos pequenos Libombos (Lourenço Marques-Maputo). As fotografias são assinadas por Lazarus.
Fotografias de obras relacionadas com os caminhos de ferro, assinadas por Nuno (?) Mueller, sem indicação de data ou local.
Três imagens, uma delas captada numa área costeira e as outras duas mostrando atividades agrícolas com máquinas e cavalos. Não há informações disponíveis sobre a data ou o local das imagens.
Duas fotografias da Missão de Chupanga (província de Sofala). Uma delas mostra um altar em madeira, com a seguinte descrição no verso: "obra feita pelos (?) nas oficinas da missão". A segunda imagem mostra a população local e colonos numa embarcação.
Duas fotografias tiradas na Igreja Metodista Episcopal em Inhambane. A primeira fotografia contém a seguinte descrição: “A class in sewing for the girls of the Hartzell Training School”. A segunda fotografia contém a seguinte descrição: “A mission farm scene. A native boy being taught to run a disc plough”.
Fotografias de um edifício em fase de construção. Uma das imagens apresenta os trabalhadores, enquanto a outra inclui, além dos trabalhadores, um carro com motorista e um grupo de homens no primeiro andar do edifício em construção, que aparentam estar a visitar a obra.
Não há informações disponíveis sobre a data ou o local das fotografias.