Texto dirigido aos congressistas estrangeiros presentes no XVII Congresso do Livre Pensamento (5 a 8 de Outubro de 1913) denunciado as condições de vida dos trabalhadores portugueses. O documento é subscrito por José Maria Gonçalves, Alexandre Vieira, Evaristo Marques Esteves, Manoel Ferreira Quartel, Joaquim José Candieira, José Carlos Rates, João Caldeira e Alexandre Assis.
Vieira, Alexandre.Mulheres e Associativismo em Portugal, 1914-1974
Anne Cova, Vanda Gorjão, Isabel Freire, Ana Costa Lopes, Natividade Monteiro
Editado pela Imprensa de Ciências Sociais
Este livro inscreve o estudo do associativismo feminino numa história de longa duração que cobre seis décadas. Obra de história das mulheres, sem esquecer as histórias de vida nem a abordagem biográfica, é também um contributo primordial para a história política de Portugal no século xx, focando aspetos como as relações entre a sociedade civil, as elites políticas e os regimes em vigor, a participação nas duas guerras mundiais, a política colonial, as formas de adesão ou de resistência à ditadura, o lugar das mulheres e das questões que lhes estão ligadas nas aspirações democráticas e na oposição ao Estado Novo.
Para as mulheres que só tardiamente obtiveram direitos políticos, como aconteceu em Portugal, o associativismo desempenhou um papel relevante na sua politização, ao permitir-lhes participar na vida pública, na assunção de responsabilidades e na tomada de consciência delas próprias e das suas capacidades.
Os contornos móveis da articulação entre feminismo, pacifismo, antifascismo, socialismo e anticolonialismo são, aliás, uma das chaves de leitura da história de várias organizações de mulheres e são objeto de debate historiográfico neste livro, que conjuga as abordagens e os métodos de duas disciplinas: a história, sensível aos contextos e às mutações, e a sociologia, mais preocupada em construir modelos ou com a análise quantitativa e gráfica das redes.
Françoise Thébaud, Université d’Avignon
Les Féminismes:Une histoire mondiale 19e–20e siècles, editado por Yannick Ripa Françoise Thébaud, pela Textuel, 2024.
reúne contributos de mais de 30 autores.
Inserida no capítulo “Le Féminisme s’organise à l’échelle nationale et internationale, 1870-1920, a vinheta dedicada a Adelaide Cabete (1867-1935), inclui duas fontes salvaguardadas pelo AHS. Uma é a reprodução de um postal produzido pelo Conselho Nacional das Mulheres portuguesas, retratando em 1928 este colectivo, e que nos últimos anos tem sido a imagem de fundo do catálogo digital do AHS (ver Mensário #1). A outra é um retrato inédito desta republicana médica ginecologista, proveniente do Espólio PQ. A vinheta é assinada por Anne Cova
texto de divulgação do acervo do AHS, sobre o catálogo da Exposição de Livros Escritos por Mulheres, janeiro de 1947, por Joana Bénard da Costa, revisão de Rita Almeida de Carvalho.
Joana Bénard da CostaRegisto de empréstimo de documentação original para a exposição Viva a República, 1910-2010: exposição temporária, organizada pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República
Coordenação científica de Luis Farinha.
O catálogo da exposição reproduz 2 documentos salvaguardados pelo AHS:
"Ao Povo: guerra à guerra" (p. 53)
(PT-AHS-ICS-PQ-P-035)
"Manifesto aos trabalhadores conscientes" (p. 76)
(PT-AHS-ICS-PQ-P-122)
Registo de empréstimo de documentação original para a exposição Percursos, Conquistas e Derrotas das Mulheres na 1ª República: exposição temporária, organizada pelo Grupo de Trabalho para as Comemorações Municipais do Centenário da República, CML e Biblioteca Museu República e Resistência, em 2010
Coordenação científica de Zília Osório de Castro (Faces de Eva).
O catálogo da exposição reproduz 2 documentos do AHS:
Postal do CNMP por altura do II Congresso Feminista e de Educação em 1928
(PT-AHS-ICS-PQ-F-074), p. 39
Retrato de Alice Pestana (Caiel)
p. 86. e p.134
(fora de catálogo)
Ralão, Joana Cardoso da Costa (2023). As mulheres no movimento estudantil da década de 70 [Tese de mestrado em História Contemporânea], NOVA FCSH.
Repositório da NOVA FCSH. https://run.unl.pt/handle/10362/160432
O movimento estudantil de inícios da década de 70 contou com a participação de várias mulheres que se empenharam ativamente na alteração da situação política,
económica e social do país, numa altura em que a adoção de atitudes, comportamentos e práticas de contestação ao regime acarretavam consequências graves e implicavam grandes sacrifícios dos seus participantes. Partindo da recolha e análise de doze testemunhos inéditos, a presente dissertação de mestrado procura estudar a presença e participação das mulheres no movimento estudantil lisboeta de inícios da década de 70 em duas Faculdades da Universidade de Lisboa: a Faculdade de Direito e a Faculdade de Ciências. Particular atenção será dada às trajetórias de vida destas mulheres e aos processos de consciencialização política e social, politização, envolvimento político e, num último momento, de desmobilização. Veremos como foi no terreno estudantil ou a partir deste que estas mulheres desenvolveram a sua atividade política e social, mobilizando-se para as mais diversas causas e lutas: pela democratização do ensino, pelo fim de um regime autoritário, pela liberdade, e pelo fim da guerra colonial. As estudantes intervinham de diferentes formas no movimento estudantil e o seu percurso no ativismo era feito de forma gradual e cumulativa. Estas podiam integrar órgãos legais (como as delegações de curso e as Associações de Estudantes), estruturas semiclandestinas (cooperativas e comissões) e organizações clandestinas, de cariz político. Estas mulheres não escaparam à atitude repressiva que o regime lançava a todos aqueles que o ameaçavam e, por isso, o seu envolvimento na mobilização estudantil teve consequências graves nas suas trajetórias e percursos de vida (tanto a nível pessoal, académico e profissional).
Resgatando as suas memórias e dando visibilidade à sua participação na vida social e política do país, este estudo procura, acima de tudo, integrar estas mulheres no
espaço público e na memória coletiva do movimento estudantil.
Reúne materiais gerados pela Exposição “A Paz, o Pão, Habitação…”: Valores de Abril em Autocolantes; Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 22 de maio de 2024 a 30 de Setembro de 2024; Curadoria: Inês Ponte, Annarita Gori, João Pedro Santos, AHS/ICS-ULisboa
"Através de autocolantes que fazem parte do acervo do Arquivo de História Social do ICS-ULisboa, esta exposição evoca os valores fundamentais de Abril: a Paz, o Pão, a Habitação, a Saúde e a Educação, como expressa a canção “Liberdade” escrita por Sérgio Godinho, há 50 anos. Quantos destes valores parecem hoje estar ainda por cumprir? Em jeito de balanço sobre os desafios que ainda se colocam aos valores de Abril, a exposição dialoga também com recursos visuais contemporâneos. Apropriando-nos dos autocolantes, na época um meio de divulgação comum, esta exposição sobre a intemporalidade dos valores de Abril é também uma forma de celebrarmos a expressão popular.
“A Paz, o Pão, Habitação…”: valores de abril em autocolantes tem por base a coleção de autocolantes proveniente de António Costa Pinto, investigador do ICS-ULisboa".
Divulgação sobre Deolinda Lopes Vieira, da sua relação com o Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas, com base num postal e em algumas publicações salvaguardadas no Espólio Pinto Quartin; bem como de publicações recentes sobre as suas actividades. Texto de Inês Ponte
Divulgação sobre duas brochuras do Espólio de Pinto Quartin, que articulam Feminismo e Eugenia, por Ricardo Gomes Moreira, estudante de doutoramento em Antropologia no ICS-ULisboa. Inclui também secção sobre recente disponibilização da Coleção da Associação Tchiweka de Documentação (ofertada em junho de 2023); sobre um documento do Espólio de Pinto Quartin, escolha do arquivista do AHS, João Pedro Santos, e sobre a Exposição temporária "Há sempre alguém que diz não".
É composta por documentos de natureza vária, entre os quais se destacam textos datilografados de conteúdo político e propagandístico da oposição ao Estado Novo, postais, cartões e fotografias, e um significativo conjunto de convites oficiais a eventos culturais e peças de teatro encenadas entre 1997 e 2006. No total, consta de:
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um conjunto de três documentos datilografados, de conteúdo político: um documento que regista a greve dos operários das fábricas de lanifícios da Covilhã, datado de abril de 1946; um documento de propaganda política sobre o 1º de maio, datado de 28 de abril de 1946; um documento denominado “O MUD feminino – Sugestões”, assinado em Lisboa no dia 13 de janeiro de 1947, com o nome “Silvio”.
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Um conjunto de cinco postais e duas fotografias, no qual se destaca um cartão enviado pela escritora Alice Vieira, com data dezembro de 1984.
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Um Conjunto de cartões que remontam a diversos anos. Trata-se, maioritariamente, de cartões de Natal e Ano Novo, destacando-se uma série de cartões natalícios em forma de teatro, com datas que vão desde 1995 a 2004.
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Um conjunto de objetos pessoais de vária natureza, no qual se encontram receitas, cartões, panfletos publicitários, recortes de jornais, a fotocópia de um artigo assinado por Jorge Listopad que noticia a morte de Glicínia Quartin (sem fonte), e o catálogo de uma exposição da pintora Teresa Magalhães, realizada em janeiro de 1990.
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Um conjunto de convites a eventos, nomeadamente: doze peça teatrais; o lançamento do livro História da Arte Ocidental 1750-2000, de José-Augusto França (data da receção do convite 28 de março de 2006, data do lançamento 4 de abril de 2006); o convite oficial para a tomada de posse do Jorge Sampaio como Presidente da República (sem data de receção, data do evento 9 de março 1996); um convite para o encontro “Educação ao Desenvolvimento” acontecido na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (data da receção 7 de setembro 1996, data do evento 12 de setembro 1996); um convite para a exposição da Susanne S.D. Themlitz “Da Vida Subterrânea”, na Casa da Cerca (2006); um envelope com dois convites a exposições no Museu Serralves (2006). Lugares indicados nos convites a peças: Teatro Malaposta (1997); CiteMor97 – XIX Festival de Teatro de Montemor-o-Velho (1997); Teatro Estúdio Mário Viegas (1997, 2006); Teatro Nacional de São João (1997); Casa Fernando Pessoa (1998); Teatro da Cornucópia (2006); Teatro Municipal de Almada (2006); Projecto Quinto Império (sem data); Estúdio Zero (2006); Teatro São Luiz (2006); Casa das Artes V.N. Famalicão (sem data); Teatro Municipal Mirita Casimiro (sem data).
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Um conjunto de documentos sindicais.
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Três números do Noticiário de Arte e Arqueologia na América do Norte (1945).
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Dois exemplares do livro Exposição de documentos do espólio de Pinto Quartin.
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Brochura do teatro Acert "De Faca e Alguidar".
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Dois números da revista Palco (outubro 1990 e abril 1991).
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Livro "Recordações da scena e de fóra da scena" de Augusto Rosa.
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Texto do seriado "António, um rapaz de Lisboa" de Jorge Silva Melo.
Reúne objetos, textos datilografados de conteúdo político, textos avulsos, entre os quais textos manuscritos de carácter pessoal e correspondência vária, bem como um pequeno conjunto de documentos que pertenceram à Deolinda Vieira Lopes, mãe de Glicínia Quartin.
Conferência feita por Ana de Castro Osório no Centro Escolar Dr. Afonso Costa. A brochura é editada pelo Grupo Português de Estudos Feministas (fundado em 1907).
Conjunto de documentos que permite reconstruir, parcialmente, a trajetória profissional da atriz, ora como professora de teatro, ora como intérprete de peças. Além disso, encontram-se documentos de carácter pessoal, como postais e convites, que atestam a rede de relações afetivas e sociais de Glicínia Quartin, bem como a sua participação no MUD Juvenil na década de 40. Em termos profissionais, a coleção permite recuar até à estadia da atriz em Roma, onde frequentou a Scuola di Arti Sceniche de Alessandro Farsen, entre 1962 e 1965. A coleção permite, ainda, recolher informações parciais sobre um segmento da história da companhia Teatro Experimental de Cascais, com a qual Glicínia colaborou entre 1965-1968, e sobre as atividades do movimento Educação pela Arte em Portugal, ao qual a atriz aderiu aplicando os métodos de ensino promovidos por esse movimento. Finalmente, destaca-se na coleção o subfundo António José da Costa, contendo livros de peças teatrais relacionadas com a esfera educativa e o teatro infantojuvenil, publicadas entre 1953 e 1974.
Quartin, Glicínia Vieira.