Mostrar 4 resultados

Descrição arquivística
3 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais
Biografia de Emílio Costa
PT/AHS-ICS/PQ-DOC-308 · Item · s.d.
Parte de Espólio Pinto Quartin

Inclui "arquivo biográfico" do 1º de Janeiro; "Tarrafal: reclama-se um inquérito", número da Seara Nova de homenagem a Emílio Costa, Lisboa, publicado 17 de Julho de 1953.

Indice da Seara Nova
Resumo da minha vida-Emílio Costa.
Epitáfio. À memória de meu Pai, Jaime Lami Costa
Emílio Costa , homem independente, Jaime Brasil.
As lições de Emílio Costa-Luís de Oliveira Guimarães
Uma injustiça, Juliao Quintinha .
«O Nosso Emílio», Grácio Ramos.
Um Homem, amigo de todos os homens, César dos Santos.
O 13º Apóstolo, Edmundo Porto .
Duas palavras de saudade, Augusto Ricardo.
Presente! Carvalhão Duarte. .
Emílio Costa-Artur Inês U
Um "Santo Laico", Câmara Reys.
O Nosso Emilio Costa, Campos Lima .
Recordação de Emílio Costa-Rodrigues Lapa .
Um homem bom, Azevedo Gomes.
Uma carta de Castelo Branco Chaves.
Intelectual pela cultura, Manual pelo coração,Alexandre Vieira.
Retrato da capa-Reprodução e arranjo de ALFREDO FERREIRA

PT/AHS-ICS/PQ-CP-003-03 · Item · 20-10-1952
Parte de Espólio Pinto Quartin

Estimado Camarada
Pinto Quartim

Acusamos receber suas duas últimas cartas, pelo que lhe ficamos muito gratos, dado o interesse que manifesta pela nossa iniciativa. Agradecemos os preciosos elementos que nos acaba de enviar, alguns deles de existência desconhecida para nós, que vêm dar um maior relevo à bibliografia que estamos organizando. Aguardamos Os novos elementos que nos possa fornecer, não esquecendo os livros de Adolfo Lima, "Colecção Sociológica", jornais, que decerto deve possuir na estante da sua biblioteca. De Emílio Costa, em caso de possuir, desejaríamos o informe do ano e casa editora dos seus livros - Karl Marx, Jaurés, e Acção Directa e Acção Legal, e Eliseu Reclus - edição da "Seara Nova". Informação sobre O Terror na Rússia, de Kropotkine, Almanaque da Aurora, ano de publicação; Como Educar e Doze provas de inexistência de Deus, de S. Faure; Princípios e Fins do Programa Comunista — Anarquista de José Oiticica, e por último, O Sindicalismo em Portugal, de M. J. de Sousa. Só agora, pela sua carta fiquei sabendo, que, o pseudónimo de Alfredo Guerra, era do Miguel Cordoba — esse grande lutador que foi das nossas ideias em Portugal. Renovando o pedido ao camarada da nossa última carta de, caso possuir repetidos folhetos - Como não ser anarquista, Entre Camponezes e Georgicas - O favor da sua cedência para fins de propaganda:
Outro favor, agradecíamos que O camarada nos satisfizesse, no qual temos o maior empenho. Nos jornais anunciados na bibliografia da Terra Livre, São mencionados dois jornais de Coimbra, que decerto possuirá nas suas colecções —- Vida Livre e Despertar - ao todo 8 números, que temos imenso interesse em consultar, pelo que lhe pedimos a sua cedência, cuja devolução garantimos dentro de poucos dias. Dado o nosso interesse na consulta destes jornais, agradecemos a satisfação desse pedido. Já possuímos cerca de 300 publicações apontadas para a obra bibliográfica. Todas as notas que acompanham os seus informes, serão publicadas.

Aceite o estimado camarada, abraços espirituais de todos os libertários de Coimbra.
José de Almeida

Almeida, José de.