Área de elementos
Taxonomia
Código
Nota(s) de âmbito
- No contexto português começa durante a monarquia constitucional e prolonga-se durante a 1ª República. Corrente com associações ao anarquismo. 2024-07, ip
Artigo reproduzido do diário A Republica e oferecido ao Grémio Excursionista Civil do Monte para a sua propaganda livre-pensadora
Botto-Machado, Fernão Amaral.Dois cartões da participação de Pinto Quartin como delegado no 1º e 2º Congresso do Livre Pensamento em Portugal, assinados pelo secretário Augusto José Vieira. Ambos os Congresso tiveram lugar na sede da Caixa Económica Operária, Graça, Lisboa.
(1º) Congresso nacional do Livre Pensamento em Portugal: entre 19 e 22 de abril de 1908. Boletim impresso com admissão (nº 184) de Pinto Quartin (a manuscrito). Carimbo da associação do registo civil no verso.
2º Congresso nacional do Livre Pensamento em Portugal: entre 13 e 18 de Outubro de 1910. Boletim impresso com admissão (nº 34) do cidadão Pinto Quartin (a manuscrito).
Convite para ser delegado ao Congresso do Livre Pensamento, a realizar em Lisboa
Escola Liberal de SetúbalCongresso realizado em 4,5, 6 e 7 de Outubro de 1916 na sede da Caixa Económica Operária
Federação Portuguesa do Livre PensamentoConferência apresentada ao Congresso do Livre-Pensamento em Roma.
Lima, Sebastião de Magalhães.Existências: numero prospecto (1885); 1º anno, Nº 1 - Nº 7 (1885 - 1886). A partir do Nº 2, passa a ser impresso no Atheneu Operário: Cooperativa de Produção Typographica, e do Nº 6 passa a ser impresso na Typographia Luso-Brasileira
Associação Propagadora do Livre PensamentoPromovido pela Associação Propagadora da Lei do Registo Civil entre 19 e 22 de Abril de 1908 na sede da Caixa Económica Operária.
Associação do Registo CivilContém: regulamento do Congresso, relatório da Junta Federal do Livre Pensamento e teses a discutir no mesmo congresso. Foram apresentadas as seguintes teses: A Igreja e o Estado (Tomás da Fonseca) Instituições Familiares (José Vitoriano Damásio Ribeiro)Capitalismo e Livre Pensamento (José do Vale).
Junta Federal do Livre PensamentoTexto dirigido aos congressistas estrangeiros presentes no XVII Congresso do Livre Pensamento (5 a 8 de Outubro de 1913) denunciado as condições de vida dos trabalhadores portugueses. O documento é subscrito por José Maria Gonçalves, Alexandre Vieira, Evaristo Marques Esteves, Manoel Ferreira Quartel, Joaquim José Candieira, José Carlos Rates, João Caldeira e Alexandre Assis.
Vieira, Alexandre.