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Livro colectivo, "A Guerra Guardada: Fotografia de Soldados Portugueses em Angola, Guiné‑Bissau e Moçambique, 1961‑1974", organizado por Maria José Lobo Antunes e Inês Ponte, pela Tinta da China, 2024.
Entre 1961 e 1974, milhares de homens mobilizados para Angola, Guiné‑Bissau e Moçambique tiraram fotografias daquilo que os rodeava. Conservadas para si ou enviadas pelo correio como prova de vida à distância, estas imagens e as histórias que elas escondem foram mantidas durante anos na estreiteza dos seus círculos pessoais. Cinquenta anos depois do fim do conflito, este livro, tal como a exposição homónima no Museu do Aljube que lhe deu origem, parte da pesquisa etnográfica com ex‑combatentes e suas colecções fotográficas para explorar as ligações entre fotografia, memória e história da guerra colonial. Às imagens juntam‑se ainda textos de investigadores e obras de artistas e compositores que, de diversas formas, reflectem sobre o colonialismo, a guerra e o fim do império português.
Editado por Maria José Lobo Antunes e Inês Ponte, pela Tinta da China, a obra tem Textos de Cláudia Castelo, Inês Ponte, Joaquim Paulo Nogueira, Kevin Carreira Soares, Maria José Lobo Antunes, Miguel Cardina, Miso Music Portugal, Paulo Faria, Pedro Aires Oliveira, Rita Luís, Rui Lopes; e Criações artísticas de Ana Vidigal, Daniel Barroca, Daniel Schvetz, Diogo Alvim, Lino Damião, Patrícia Barbosa, Pedro Lima
A Urgência da Palavra Impressa. A imprensa dos «intrépidos adolescentes» contra a ditadura (1970-1974)
Jorge Ramos do Ó, Rui M. Gomes
Tigre de Papel
Nos liceus, os números dos matriculados não enganam quanto ao caráter elitista da sua frequência. Em 1970 estavam matriculados 14 870 alunos e, embora em 1973 se confirmasse um acentuado crescimento de 50%, apenas 22 994 alunos frequentavam esta fileira do ensino secundário. Trata-se do maior aumento do contingente liceal durante o Estado Novo, facto a que não são alheios quer a recomposição do tecido económico e social da ditadura quer o crescimento das aspirações sociais e educativas de setores mais alargados da população.
As novas aspirações sociais têm repercussões visíveis e invisíveis, que se multiplicam em surdina, lentamente, ou que se apresentam de modo urgente e ruidoso. Os adultos destes grupos sociais aproveitaram a situação tornando-se notados pelos novos comportamentos de consumo e pela pressão ansiosa sobre o percurso escolar da descendência, mas alguns dos filhos adolescentes optaram por fazer um caminho mais rápido e concluíram muito cedo que a nova vida podia ser acelerada se tomassem a palavra e rompessem com as amarras institucionais da ditadura.
Criar uma nova esfera pública em que pudessem expressar a sua autonomia passa a constituir um programa. Uma parte da construção dessa nova esfera pública foi feita por meio de instrumentos que hoje são parte dos adquiridos pela geração que nasceu depois do 25 de Abril: a liberdade de falar, de escrever, de produzir e difundir informação a partir do livre arbítrio individual e da organização e cooperação em grupo. Para os que hoje participam diariamente nas redes sociais e conhecem a imprensa livre é difícil perceber esta história feita de algum arrojo, porque envolvia a perseguição de um estado policial. Porém, nos primeiros anos da década de 1970, estes meios não existiam; pior, a imprensa livre não existia e quem a quisesse construir teria de se dispor a desafiar os instrumentos de controlo, vigilância e repressão da ditadura. Foi neste contexto que se construiu a aventura da imprensa estudantil do ensino secundário no período terminal da ditadura. É dessa história que são feitas as páginas deste livro.
Conjunto de documentos pertencentes a António José da Costa, composto por 15 livros de peças teatrais relacionadas com a esfera educativa e o teatro infantojuvenil (1953-1974) e 2 cadernetas manuscritas.
Artesãos e Operários: Indústria, Capitalismo e Classe Operária em Portugal (1870-1934)
Maria Filomena Mónica
Editado pelo ICS-ULisboa
Livro de importância decisiva na evolução dos estudos histórico-sociológicos sobre a classe operária em Portugal, aqui considerada no período de 1870 a 1934. Recusando abordar a classe operária como uma totalidade homogénea, a autora procura antes apreender e delinear a sua diversidade essencial e as complexas circunstâncias que explicam essa diversidade. Merecedora de relevo é a tentativa feita para avaliar as condições de vida do operariado, não só materiais, mas também culturais, problema amplamente debatido noutros países, mas muito pouco estudado entre nós. E aqui, de novo, tem de referir-se o esforço constante para fugir a fáceis generalizações, apontando as enormes distâncias e diferenças que separavam, uns dos outros, diversos sectores da classe operária.
Testemunha a atividade profissional de Glicínia Quartin na qualidade de professora, junto da Escola Superior de Teatro e Cinema, regida até 1983 pelo Conservatório Nacional e, depois, pelo Instituto Politécnico de Lisboa. Este conjunto de documentos abrange não apenas a atividade didática de Glicínia, como também as atividades de divulgação dos métodos de ensino experimentados pelo movimento “Educação pela Arte” em Portugal, do qual a atriz foi promotora até depois do fim da sua carreira de professora.
Junta documentos, de natureza vária, que atestam a atividade de atriz e de professora de teatro de Glicínia Quartin. O período abrangido por esse conjunto de documentos vai da sua formação na Itália, entre 1962 e 1965, no Studio di Arti Sceniche de Alessandro Fersen em Roma, até às colaborações com várias companhias de teatro e produções cinematográficas em Portugal, celebradas já em finais da década de 90, passando pela atividade de docente na Escola Superior de Teatro e Cinema entre a década de 70 e 90.
Conjunto de documentos relativos à formação teatral de Glicínia Quartin em Roma, a participação de Glicínia Quartin no Teatro Experimental de Cascais, noutras companhias de teatro e no cinema.
Conjunto diversificado que engloba documentos manuscritos e datilografados, em que se destacam, pelo número, planificações de aulas e fichas de alunos. Os documentos presentes nesta secção proporcionam informações concretas sobre a atividade didática implementada por Glicínia Quartin, no âmbito do teatro, ao mesmo tempo que revelam o interesse da atriz não só pelo ensino do teatro enquanto atividade artística, mas também pelo teatro como meio de educação. A isso, acrescenta uma pasta contendo materiais relativos ao curso de New Music in Action que a atriz frequentou em York em 1976. Encontramos os seguintes documentos:
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um conjunto de quatro pastas organizado, pela própria Glicínia, da seguinte maneira: uma pasta contendo fichas de alunos com fotos; uma pasta denominada “Lições para arquivar” e outra “Apontamentos Aulas”, as duas contendo apontamentos e planificações de aulas; uma pasta contendo o relatório da disciplina “Teoria do Jogo Dramático”. O material contido nessas quatro pastas data de 1973 a 1975.
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Lei de Teatro. Proposta de lei datilografada, com apontamentos à margem do texto, sem data. Pela referência ao 25 de abril e à Lei Constitucional 3/74, percebe-se que o texto é posterior a 1974.
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Um caderno contendo apontamentos e planificações de aulas do ano 1975.
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Um conjunto de resumos bibliográficos, sem data.
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Uma pasta contendo materiais relativos ao curso New Music in Action (1976).
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Um exemplar do livro de Marie Elisabeth Dienesch, Jeu dramatique et éducation (1977), copilação de textos sobre teatro pedagógico.
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Os programas do 9º ano da disciplina de Teatro para o Curso Superior Unificado, do ano letivo 1977-1978.
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Uma pasta contendo fichas de avaliação dos alunos inscritos na Escola de Formação de Professores e Educação pela Arte, relativas ao ano 1979, e ficha de inscrição do aluno José Eduardo dos Santos Espada, atualmente Professor Coordenador da Área Científica de Técnicas Teatrais da Escola Superior de Teatro e Cinema.
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Conjunto de folhas avulsas sem data, contendo apontamentos para aulas teóricas de teatro.
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Apontamentos para aulas e fichas de alunos, relativos à disciplina de Interpretação para o ano letivo 1987-1988.
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Estatutos da Escola Superior de Teatro e Cinema. Conjunto de documentos incompletos e sem data. Não foi possível remontar à data, contudo, a referência à Lei nº 54/90 dos Estatutos do Instituto Politécnico de Lisboa indica que se trata de um documento produzido posteriormente.
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Conjunto de 7 blocos de notas manuscritas contendo apontamentos, esboços de peças, planificação de aulas e avaliações de alunos. Embora não sejam todos datados, as datas que foi possível levantar nos blocos remetem a um lapso temporal incluído entre 1981 e 1992.
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Projeto para discussão pública “Autonomia e Gestão das Escolas”, com data janeiro de 1998.
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Conjunto de textos teóricos sobre o teatro.
Destaque dado às colónias portuguesas. Curso sobre os 500 anos do colonialismo português. Pensamento de Fidel Castro sobre Àfrica. Escravatura.
Bayo, Armando.Conjunto de documentos que permite reconstruir, parcialmente, a trajetória profissional da atriz, ora como professora de teatro, ora como intérprete de peças. Além disso, encontram-se documentos de carácter pessoal, como postais e convites, que atestam a rede de relações afetivas e sociais de Glicínia Quartin, bem como a sua participação no MUD Juvenil na década de 40. Em termos profissionais, a coleção permite recuar até à estadia da atriz em Roma, onde frequentou a Scuola di Arti Sceniche de Alessandro Farsen, entre 1962 e 1965. A coleção permite, ainda, recolher informações parciais sobre um segmento da história da companhia Teatro Experimental de Cascais, com a qual Glicínia colaborou entre 1965-1968, e sobre as atividades do movimento Educação pela Arte em Portugal, ao qual a atriz aderiu aplicando os métodos de ensino promovidos por esse movimento. Finalmente, destaca-se na coleção o subfundo António José da Costa, contendo livros de peças teatrais relacionadas com a esfera educativa e o teatro infantojuvenil, publicadas entre 1953 e 1974.
Quartin, Glicínia Vieira.Conjunto de brochuras e livros acumulados por Ayala Botto, agrupados por temas: Educação e Desporto, Corporativismo, Ultramar, propaganda aliada, nazi, fascista e da França de Vichy.
coleção oferecida por José Mariz, arquivista e historiador, seu parente por afinidade - ao Arquivo de História Social.
Documentação muito distinta, acumulada por César Oliveira.
Um conjunto é formado por correspondência, provas tipográficas e recortes da imprensa, da autoria de Alexandre Vieira [1º conjunto]. Outro inclui cerca de cinquenta panfletos da oposição política ao Estado Novo (anos 30-40), que completam os existentes no Espólio Pinto Quartim [2º conjunto]. Outro conjunto engloba documentação que reflecte a acção política de César Oliveira quer enquanto dirigente político (MES, ASDI, UEDS, PS), quer enquanto deputado e reporta-se toda ela ao período posterior ao 25 de Abril. [3º conjunto]. Reune também conjuntos de documentação sobre Movimentos Nacionalistas Africanos como também sobre o Movimento estudantil.
[o 1º conjunto está fora de catálogo, o 2º corresponde a DOC - Oposição ao Estado Novo, o 3º conjunto está por tratar, ACTIVIDADE POLITICA, 2024-08, ip]
Oliveira, César.Conjunto de publicações periódicas, não periódicas e material não livro sobre corporativismo, direito do trabalho, segurança social, segurança no trabalho, entre outros.
Leal, Maria da Conceição GomesO espólio ilustra as diferentes atividades a que se dedicou este monárquico, nascido no Porto em 1868. Contém documentação relacionada com a atividade de António de Sousa Ribeiro como oficial colonial e empresário ligado às antigas colónias portuguesas. O conjunto documental integra um vasto fundo bibliográfico focado nos temas coloniais; um conjunto diversificado de fotografias e álbuns fotográficos de antigas colónias portuguesas: Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné, Angola e Timor, mas também antigos territórios controlados pelo Reino Unido: na África do Sul e Hong Kong; e um conjunto de fotografias tiradas na metrópole portuguesa, destacando-se os retratos de estudantes e de figuras do clero, incluindo um ou outro retrato de mulher e um conjunto de fotografias de paisagens.
Ribeiro, António SousaDocumentos relacionados com a atividade do Movimento Nacional Feminino (MNF), fotografias, correspondências, publicações do MNF, livros, discos, fichas de soldados, recortes de imprensa, etc.
Pinto, Cecília Supico.Espólio pessoal de António Tomás Pinto Quartin, constituido quer por documentação de natureza pessoal, quer por panfletos, brochuras, jornais, revistas, e alguns objectos que foi acumulando. Espelha a actividade jornalística e política de Pinto Quartin, contendo ainda correspondência pessoal com políticos e intelectuais da época, e vários dos seus interesses culturais, com especial ênfase no teatro. Espelha também a relação conjugal de longa data (de 1916 a 1970) com Deolinda Lopes Vieira (1888-1993), professora primária.
Reúne fontes de grande potencial para a história social e política dos últimos anos da Monarquia Constitucional e da I República e para o estudo da Oposição política ao Estado Novo, cobrindo sensivelmente o período de finais do século XIX até aos anos 50 do século XX.
Contém livros e periódicos publicados principalmente na África do Sul, em Moçambique, e Portugal. Inclui exemplares da Revista Colonial, editado por António Sousa Ribeiro.