Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- [1962-1963] (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
1 doc. (panfleto); papel
Zona do contexto
Nome do produtor
História administrativa
Criado em 1962, o Movimento de Acção Revolucionária (MAR) era inicialmente constituído por exilados políticos como José Hipólito dos Santos, Rui Cabeçadas, António Lopes Cardoso, Sacuntala de Miranda, Fernando Piteira Santos ou Carlos de Veiga Pereira.
Numa segunda fase elementos como Jorge Sampaio, Nuno Brederode dos Santos, João Cravinho, José Medeiros Ferreira ou Manuel Lucena integraram a organização que aglutinava socialistas radicais e católicos. Contou também com a participação de figuras como José Medeiros Ferreira, Jorge Sampaio, Manuel Lucena ou Nuno Brederode dos Santos.
Com representantes em vários países, participou ainda na Frente Patriótica de Libertação Nacional (FPLN) em Argel. Ainda que postulasse a luta armada nunca concretizou qualquer acção. Criticando tanto a via pacifista do PCP, como a crença num horizonte de democratização da ditadura, a breve existência do MAR reflectiu-se sobretudo na actividade no exílio, no apoio a desertores e na publicação de “Acção Revolucionária”.