Testemunha a atividade profissional de Glicínia Quartin na qualidade de professora, junto da Escola Superior de Teatro e Cinema, regida até 1983 pelo Conservatório Nacional e, depois, pelo Instituto Politécnico de Lisboa. Este conjunto de documentos abrange não apenas a atividade didática de Glicínia, como também as atividades de divulgação dos métodos de ensino experimentados pelo movimento “Educação pela Arte” em Portugal, do qual a atriz foi promotora até depois do fim da sua carreira de professora.
Material Didático
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Junta documentos, de natureza vária, que atestam a atividade de atriz e de professora de teatro de Glicínia Quartin. O período abrangido por esse conjunto de documentos vai da sua formação na Itália, entre 1962 e 1965, no Studio di Arti Sceniche de Alessandro Fersen em Roma, até às colaborações com várias companhias de teatro e produções cinematográficas em Portugal, celebradas já em finais da década de 90, passando pela atividade de docente na Escola Superior de Teatro e Cinema entre a década de 70 e 90.
Conjunto diversificado que engloba documentos manuscritos e datilografados, em que se destacam, pelo número, planificações de aulas e fichas de alunos. Os documentos presentes nesta secção proporcionam informações concretas sobre a atividade didática implementada por Glicínia Quartin, no âmbito do teatro, ao mesmo tempo que revelam o interesse da atriz não só pelo ensino do teatro enquanto atividade artística, mas também pelo teatro como meio de educação. A isso, acrescenta uma pasta contendo materiais relativos ao curso de New Music in Action que a atriz frequentou em York em 1976. Encontramos os seguintes documentos:
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um conjunto de quatro pastas organizado, pela própria Glicínia, da seguinte maneira: uma pasta contendo fichas de alunos com fotos; uma pasta denominada “Lições para arquivar” e outra “Apontamentos Aulas”, as duas contendo apontamentos e planificações de aulas; uma pasta contendo o relatório da disciplina “Teoria do Jogo Dramático”. O material contido nessas quatro pastas data de 1973 a 1975.
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Lei de Teatro. Proposta de lei datilografada, com apontamentos à margem do texto, sem data. Pela referência ao 25 de abril e à Lei Constitucional 3/74, percebe-se que o texto é posterior a 1974.
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Um caderno contendo apontamentos e planificações de aulas do ano 1975.
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Um conjunto de resumos bibliográficos, sem data.
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Uma pasta contendo materiais relativos ao curso New Music in Action (1976).
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Um exemplar do livro de Marie Elisabeth Dienesch, Jeu dramatique et éducation (1977), copilação de textos sobre teatro pedagógico.
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Os programas do 9º ano da disciplina de Teatro para o Curso Superior Unificado, do ano letivo 1977-1978.
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Uma pasta contendo fichas de avaliação dos alunos inscritos na Escola de Formação de Professores e Educação pela Arte, relativas ao ano 1979, e ficha de inscrição do aluno José Eduardo dos Santos Espada, atualmente Professor Coordenador da Área Científica de Técnicas Teatrais da Escola Superior de Teatro e Cinema.
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Conjunto de folhas avulsas sem data, contendo apontamentos para aulas teóricas de teatro.
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Apontamentos para aulas e fichas de alunos, relativos à disciplina de Interpretação para o ano letivo 1987-1988.
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Estatutos da Escola Superior de Teatro e Cinema. Conjunto de documentos incompletos e sem data. Não foi possível remontar à data, contudo, a referência à Lei nº 54/90 dos Estatutos do Instituto Politécnico de Lisboa indica que se trata de um documento produzido posteriormente.
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Conjunto de 7 blocos de notas manuscritas contendo apontamentos, esboços de peças, planificação de aulas e avaliações de alunos. Embora não sejam todos datados, as datas que foi possível levantar nos blocos remetem a um lapso temporal incluído entre 1981 e 1992.
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Projeto para discussão pública “Autonomia e Gestão das Escolas”, com data janeiro de 1998.
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Conjunto de textos teóricos sobre o teatro.
Conjunto de documentos que permite reconstruir, parcialmente, a trajetória profissional da atriz, ora como professora de teatro, ora como intérprete de peças. Além disso, encontram-se documentos de carácter pessoal, como postais e convites, que atestam a rede de relações afetivas e sociais de Glicínia Quartin, bem como a sua participação no MUD Juvenil na década de 40. Em termos profissionais, a coleção permite recuar até à estadia da atriz em Roma, onde frequentou a Scuola di Arti Sceniche de Alessandro Farsen, entre 1962 e 1965. A coleção permite, ainda, recolher informações parciais sobre um segmento da história da companhia Teatro Experimental de Cascais, com a qual Glicínia colaborou entre 1965-1968, e sobre as atividades do movimento Educação pela Arte em Portugal, ao qual a atriz aderiu aplicando os métodos de ensino promovidos por esse movimento. Finalmente, destaca-se na coleção o subfundo António José da Costa, contendo livros de peças teatrais relacionadas com a esfera educativa e o teatro infantojuvenil, publicadas entre 1953 e 1974.
Quartin, Glicínia Vieira.Documenta o envolvimento de Glicínia Quartin no movimento "Educação pela Arte". Além disso, esta subsubsecção documenta o desenvolvimento desse movimento em Portugal, ao longo de três décadas. De maneira específica, encontram-se:
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um conjunto de documentos manuscritos e datilografados relativos à exploração da dança como recurso pedagógico, à psicomotricidade e educação musical, contendo também o programa do curso de Pedagogia da Dança Criativa, datado de 15 de outubro de 1974, promovido por Wanda Ribeiro da Silva no seio da Escola de Dança do Conservatório Nacional, e uma brochura informativa sobre um programa de licenciatura da Escola Superior de Dança (ambas fundadas por Ribeiro da Silva). A brochura não é datada, mas não será anterior a 1986, ano em que a Escola Superior de Dança foi aberta. Nos restantes documentos, encontramos também material relativo ao Curso de Iniciação Teatral para Professores, lecionado por docentes espanhóis (sem data), e três conjuntos de documentos de apoio à cadeira de Movimento orientada por Ruben Marks, na Escola Superior de Educação pela Arte (1976-1977).
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"Os métodos de expressão dramática" de Alberto Barros de Sousa (1977).
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Uma carta que notifica a alteração de datas do 1º Encontro das Expressões Artísticas na Formação de Professores de Ensino Primário e de Educadores de Infância do Distrito de Portalegre, com data no dia 28 de fevereiro de 1986, e uma brochura contendo o programa do evento, onde é possível ler que Glicínia apresentou na sessão “Educação pela Arte”.
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Cinco blocos de fotocópias agrafadas, contendo informações que justificam a razão de ser do encontro, uma proposta de programa e as transcrições das comunicações.
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Uma brochura que fundamenta e promove o Movimento Português de Intervenção Artística e Educação pela Arte, datado de 1994.
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Um envelope da Escola Superior de Dança, contendo três cópias do programa do Colóquio Educação pela Arte, acontecido em Lisboa, em 2000.
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Uma brochura com o programa do Colóquio Educação pela Arte em homenagem ao Arquimedes da Silva Santos, acontecido na Fundação Calouste Gulbenkian nos dias 9 e 10 de novembro de 2000.