Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1911-03-[??] (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
1 doc., 12 p,. impresso, papel, 4 exemplares
Zona do contexto
Nome do produtor
História administrativa
A Sociedade Portuguesa Anti-Esclavagista foi fundada a 21 de outubro de 1910, por proposta de uma comissão organizadora que, nesse dia, publicava uma circular com o propósito de chegar a potenciais interessados. A Sociedade defendia a união entre todos os que na metrópole e nas colónias desejassem colaborar no combate a "essa nódoa da civilização, a venda do homem pelo homem, a escravatura".
Essa união de esforços é visível na composição da comissão organizadora, que tinha Magalhães Lima (Grão-Mestre da Maçonaria Portuguesa) como presidente, Alfredo Henrique da Silva (Presidente do Comité Nacional das Uniões Cristãs da Mocidade) como secretário e Francisco Marques Ribeiro (Presidente da Câmara Municipal de Luanda) como tesoureiro. Contava ainda com um leque alargado de vogais que ocupavam cargos importantes nos territórios ultramarinos e no Estado central.
A sede provisória da sociedade localizava-se na Travessa da Espera, nº8, 2º andar em Lisboa.
Em 1913 é reportada numa carta de William A. Cadbury como já não existindo.
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Impressão da Sociedade Anti-Esclavagista Portuguesa, datada de 20 de Março de 1911. O "Memorandum" é dirigido ao Presidente da Sociedade Anti-Esclavagista Portuguesa. No final do documento, após a apresentação do "Projecto", pode ler-se: "Esta comunicação foi apresentada na sessão da Sociedade Anti-Esclavagista Portuguesa de 22 de Março de 1911. Foi resolvido mandá-la imprimir e distribuir pelos sócios para ser estudada numa futura sessão". A nota é assinada pelo Secretário, Alfredo Henrique da Silva.