Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 2024-04 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
publicação digital, pdf
Zona do contexto
Nome do produtor
Nome do produtor
História biográfica
Nascido no Porto, João de Pina-Cabral passou a sua juventude em Moçambique, onde o seu pai era missionário. Motivado por essa experiência, decidiu estudar antropologia social em Joanesburgo (BA Hons 1977, Univ. Witwatersrand, África do Sul). Mais tarde, doutorou-se em Oxford (1982) com uma tese sobre a visão do mundo camponesa do Alto Minho. Encontra-se entre os fundadores do curso de Antropologia do ISCTE, tendo entrado permanentemente no ICS em 1986, onde hoje é Investigador Coordenador. Foi Professor Visitante em várias universidades no Brasil, em Espanha, Moçambique, Macau e Estados Unidos da América.
A sua vasta obra trata em particular das relações entre o pensamento simbólico e o poder; a pessoa e o parentesco numa perspetiva comparativa; e a etnicidade em contextos pós-coloniais. O seu primeiro trabalho etnográfico foi sobre a sociedade rural do Alto Minho. Em seguida, desenvolveu vários projectos de estudo sobre a família no sul da Europa abordada de uma perspectiva comparativa. Na década de 90, prolongou o seu interesse nestas questões para abordar a relação entre família e etnicidade entre os euroasiáticos de Macau".
Entre 2012 e 2015, foi Diretor da Escola de Antropologia e Conservação da Universidade de Kent (Reino Unido). Em 2020, tornou-se Professor Emérito de Antropologia Social nessa Universidade e voltou a reintegrar o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
Nome do produtor
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Produção própria do AHS.
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Número especial 50 anos do 25 abril, com destaque para documentação com acesso digital recente: Luta Popular (jornal do MRPP, 1971) da coleção José Laranjo, com presença na exposição de longa duração do Museu Nacional Resistência e Liberdade, no Forte de Peniche; Binómio (jornal da AEIST, 1964-1987) que se encontra nos fundos José Barreto, José Laranjo, Maria Teresa Reis e Vítor Matias Ferreira, presente na exposição temporária "Estudantes de Abril", organizada pelo jornal Diferencial (AEIST).
Inclui ainda a escolha do arquivista, com foco na visibilidade de Catarina Eufémia através da música de Intervenção; as exposições "Há Sempre Alguém que Diz Não" (Câmara Municipal de Grândola) e "Estudantes de Abril" (Jornal Diferencial, AEIST), a decorrer em abril de 2024 e a exposição “A Paz, o Pão, Habitação…”: Valores de Abril em Autocolantes (Arquivo de História Social/ICS) a decorrer entre maio e setembro de 2024. Conta, também, com uma chamada para trabalhos para o Congresso "A Imprensa de Exílio(s)".
Este número do Mensário divulga ainda o Fundo Manuel António Bôto, com o contributo de Patrick Figueiredo, estudante de doutoramento em História no PIUDHIST. O autor foca-se no diário "Memórias da Guerra Civil de Espanha", fotocópia de um texto datilografado em São Paulo, entre 1960 e 1966, pelo ex-militante anarco-sindicalista e ex-agente secreto da república espanhola. Inclui também a divulgação das novidades no catálogo do AHS, com texto da autoria do antropólogo João Pina-Cabral intitulado "Núcleo Euroasiáticos em Macau: recolhas de campo de João Pina-Cabral (1989-91)".
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de organização
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
pdf.
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assunto
Pontos de acesso - Local
Pontos de acesso - Nomes
- Afonso, José. (Assunto)
- Eufémia, Catarina. (Assunto)
- Bôto, Manuel António. (Assunto)
- MRPP - Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado (Assunto)
- Binómio (Assunto)
- Luta Popular (Assunto)
Pontos de acesso de género (tipologias documentais)
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Criação, 2024-05, jps.