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  • inclui tanto documentos manuscritos como dactilografados, procurando agregar documentação que consista em versões de trabalho (2024-07, ip)

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          42 Descrição arquivística resultados para Rascunho

          6 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
          António José da Costa
          PT/AHS-ICS/GQ-AJC · Subfundo · 1953-1974
          Parte de Coleção Glicinia Quartin

          Conjunto de documentos pertencentes a António José da Costa, composto por 15 livros de peças teatrais relacionadas com a esfera educativa e o teatro infantojuvenil (1953-1974) e 2 cadernetas manuscritas.

          Atividade Didática
          PT/AHS-ICS/GQ-01AP-02AD · Subsecção · 1973-2000
          Parte de Coleção Glicinia Quartin

          Testemunha a atividade profissional de Glicínia Quartin na qualidade de professora, junto da Escola Superior de Teatro e Cinema, regida até 1983 pelo Conservatório Nacional e, depois, pelo Instituto Politécnico de Lisboa. Este conjunto de documentos abrange não apenas a atividade didática de Glicínia, como também as atividades de divulgação dos métodos de ensino experimentados pelo movimento “Educação pela Arte” em Portugal, do qual a atriz foi promotora até depois do fim da sua carreira de professora.

          Atividade Profissional
          PT/AHS-ICS/GQ-01AP · Secção · 1962-2000
          Parte de Coleção Glicinia Quartin

          Junta documentos, de natureza vária, que atestam a atividade de atriz e de professora de teatro de Glicínia Quartin. O período abrangido por esse conjunto de documentos vai da sua formação na Itália, entre 1962 e 1965, no Studio di Arti Sceniche de Alessandro Fersen em Roma, até às colaborações com várias companhias de teatro e produções cinematográficas em Portugal, celebradas já em finais da década de 90, passando pela atividade de docente na Escola Superior de Teatro e Cinema entre a década de 70 e 90.

          Aulas de Teatro
          PT/AHS-ICS/GQ-01AP-02AD-01AUL · Subsubsecção · 1973-1992
          Parte de Coleção Glicinia Quartin

          Conjunto diversificado que engloba documentos manuscritos e datilografados, em que se destacam, pelo número, planificações de aulas e fichas de alunos. Os documentos presentes nesta secção proporcionam informações concretas sobre a atividade didática implementada por Glicínia Quartin, no âmbito do teatro, ao mesmo tempo que revelam o interesse da atriz não só pelo ensino do teatro enquanto atividade artística, mas também pelo teatro como meio de educação. A isso, acrescenta uma pasta contendo materiais relativos ao curso de New Music in Action que a atriz frequentou em York em 1976. Encontramos os seguintes documentos:

          • um conjunto de quatro pastas organizado, pela própria Glicínia, da seguinte maneira: uma pasta contendo fichas de alunos com fotos; uma pasta denominada “Lições para arquivar” e outra “Apontamentos Aulas”, as duas contendo apontamentos e planificações de aulas; uma pasta contendo o relatório da disciplina “Teoria do Jogo Dramático”. O material contido nessas quatro pastas data de 1973 a 1975.

          • Lei de Teatro. Proposta de lei datilografada, com apontamentos à margem do texto, sem data. Pela referência ao 25 de abril e à Lei Constitucional 3/74, percebe-se que o texto é posterior a 1974.

          • Um caderno contendo apontamentos e planificações de aulas do ano 1975.

          • Um conjunto de resumos bibliográficos, sem data.

          • Uma pasta contendo materiais relativos ao curso New Music in Action (1976).

          • Um exemplar do livro de Marie Elisabeth Dienesch, Jeu dramatique et éducation (1977), copilação de textos sobre teatro pedagógico.

          • Os programas do 9º ano da disciplina de Teatro para o Curso Superior Unificado, do ano letivo 1977-1978.

          • Uma pasta contendo fichas de avaliação dos alunos inscritos na Escola de Formação de Professores e Educação pela Arte, relativas ao ano 1979, e ficha de inscrição do aluno José Eduardo dos Santos Espada, atualmente Professor Coordenador da Área Científica de Técnicas Teatrais da Escola Superior de Teatro e Cinema.

          • Conjunto de folhas avulsas sem data, contendo apontamentos para aulas teóricas de teatro.

          • Apontamentos para aulas e fichas de alunos, relativos à disciplina de Interpretação para o ano letivo 1987-1988.

          • Estatutos da Escola Superior de Teatro e Cinema. Conjunto de documentos incompletos e sem data. Não foi possível remontar à data, contudo, a referência à Lei nº 54/90 dos Estatutos do Instituto Politécnico de Lisboa indica que se trata de um documento produzido posteriormente.

          • Conjunto de 7 blocos de notas manuscritas contendo apontamentos, esboços de peças, planificação de aulas e avaliações de alunos. Embora não sejam todos datados, as datas que foi possível levantar nos blocos remetem a um lapso temporal incluído entre 1981 e 1992.

          • Projeto para discussão pública “Autonomia e Gestão das Escolas”, com data janeiro de 1998.

          • Conjunto de textos teóricos sobre o teatro.

          Carta dirigida a Ricardo Covões
          PT/AHS-ICS/PQ-CP-061-1 · Item · 10-01-1943
          Parte de Espólio Pinto Quartin

          rascunho com anotações manuscritas de carta sobre ideias para uma publicação revista-fantasia de costumes coloniais, propondo Manuel de Resende, poeta, jornalista angolano.

          Coleção Glicinia Quartin
          PT/AHS-ICS/GQ · Fundo · 1946-2004

          Conjunto de documentos que permite reconstruir, parcialmente, a trajetória profissional da atriz, ora como professora de teatro, ora como intérprete de peças. Além disso, encontram-se documentos de carácter pessoal, como postais e convites, que atestam a rede de relações afetivas e sociais de Glicínia Quartin, bem como a sua participação no MUD Juvenil na década de 40. Em termos profissionais, a coleção permite recuar até à estadia da atriz em Roma, onde frequentou a Scuola di Arti Sceniche de Alessandro Farsen, entre 1962 e 1965. A coleção permite, ainda, recolher informações parciais sobre um segmento da história da companhia Teatro Experimental de Cascais, com a qual Glicínia colaborou entre 1965-1968, e sobre as atividades do movimento Educação pela Arte em Portugal, ao qual a atriz aderiu aplicando os métodos de ensino promovidos por esse movimento. Finalmente, destaca-se na coleção o subfundo António José da Costa, contendo livros de peças teatrais relacionadas com a esfera educativa e o teatro infantojuvenil, publicadas entre 1953 e 1974.

          Quartin, Glicínia Vieira.
          Declaração de defesa
          PT/AHS-ICS/AHSilva-ESC-SER-4-C-04 · Item · 1913-11-06
          Parte de Espólio Alfredo Henrique da Silva

          Rascunho manuscrito da declaração de AHSIlva para instruir o processo que pretendia apurar a autoria e responsabilidade da publicação do folheto "Alma Negra". Remete para as informações disponíveis no folheto "Monstro da Escravatura", publicado, segundo o próprio, em resposta a uma campanha jornalística, da sua autoria, onde esclarece o processo que deu origem à obra "Alma Negra". Remete para um "Dossier da Sociedade Anti-Esclavagista Portuguesa", para o Diário do Governo de 30 de Setembro de 1913, que seguiriam apensos à carta [original].

          Documentos Pessoais
          PT/AHS-ICS/GQ-02DP · Secção · 1946-2004
          Parte de Coleção Glicinia Quartin

          Reúne objetos, textos datilografados de conteúdo político, textos avulsos, entre os quais textos manuscritos de carácter pessoal e correspondência vária, bem como um pequeno conjunto de documentos que pertenceram à Deolinda Vieira Lopes, mãe de Glicínia Quartin.

          Educação pela Arte
          PT/AHS-ICS/GQ-01AP-02AD-02EDU · Subsubsecção · 1974-2000
          Parte de Coleção Glicinia Quartin

          Documenta o envolvimento de Glicínia Quartin no movimento "Educação pela Arte". Além disso, esta subsubsecção documenta o desenvolvimento desse movimento em Portugal, ao longo de três décadas. De maneira específica, encontram-se:

          • um conjunto de documentos manuscritos e datilografados relativos à exploração da dança como recurso pedagógico, à psicomotricidade e educação musical, contendo também o programa do curso de Pedagogia da Dança Criativa, datado de 15 de outubro de 1974, promovido por Wanda Ribeiro da Silva no seio da Escola de Dança do Conservatório Nacional, e uma brochura informativa sobre um programa de licenciatura da Escola Superior de Dança (ambas fundadas por Ribeiro da Silva). A brochura não é datada, mas não será anterior a 1986, ano em que a Escola Superior de Dança foi aberta. Nos restantes documentos, encontramos também material relativo ao Curso de Iniciação Teatral para Professores, lecionado por docentes espanhóis (sem data), e três conjuntos de documentos de apoio à cadeira de Movimento orientada por Ruben Marks, na Escola Superior de Educação pela Arte (1976-1977).

          • "Os métodos de expressão dramática" de Alberto Barros de Sousa (1977).

          • Uma carta que notifica a alteração de datas do 1º Encontro das Expressões Artísticas na Formação de Professores de Ensino Primário e de Educadores de Infância do Distrito de Portalegre, com data no dia 28 de fevereiro de 1986, e uma brochura contendo o programa do evento, onde é possível ler que Glicínia apresentou na sessão “Educação pela Arte”.

          • Cinco blocos de fotocópias agrafadas, contendo informações que justificam a razão de ser do encontro, uma proposta de programa e as transcrições das comunicações.

          • Uma brochura que fundamenta e promove o Movimento Português de Intervenção Artística e Educação pela Arte, datado de 1994.

          • Um envelope da Escola Superior de Dança, contendo três cópias do programa do Colóquio Educação pela Arte, acontecido em Lisboa, em 2000.

          • Uma brochura com o programa do Colóquio Educação pela Arte em homenagem ao Arquimedes da Silva Santos, acontecido na Fundação Calouste Gulbenkian nos dias 9 e 10 de novembro de 2000.

          Itália
          PT/AHS-ICS/GQ-01AP-01AT-01ITA · Subsubsecção · 1962-1965
          Parte de Coleção Glicinia Quartin

          Conjunto de textos que comprovam a passagem de Glicínia Quartin pela Itália entre 1962 e 1965, onde esteve a estudar no Studio di Arti Sceniche de Alessandro Fersen, em Roma. Numa entrevista com Anabela Mota Ribeiro, realizada em 2004, Glicínia afirma ter optado por essa escola por não saber falar italiano, sendo esta uma das poucas instituições a aceitar alunos estrangeiros, ao seguir o método Stanislavski que privilegia a expressão corporal face à linguística. Além de alguns apontamentos manuscritos e uma poesia em língua italiana datilografada, encontra-se uma série de “conversas/conversazioni” da Glicínia sobre a cultura italiana, algumas das quais em língua italiana. Pelas marginálias presentes nalguns desses textos, percebe-se que se trata de trabalhos realizados por conta da secção internacional da RAI – Radiotelevisione Italiana. No mesmo conjunto, encontram-se também uma brochura em língua francesa sobre cerâmica italiana e o programa da Accademia Nazionale d’Arte Drammatica.

          PT/AHS-ICS/PQ-DOC-403 · Item · s.d.
          Parte de Espólio Pinto Quartin

          dois rascunhos dactilografados e anotados a manuscrito de um mesmo ensaio, referências e dados soltos sobre a mestiçagem no contexto colonial português e seus beneficios, bem como comparação com outras realidades de povoamento na América do Sul e na América do Norte. Ideias de classe como factor diferenciador, igualdade intelectual. Muitas folhas são as costas do Jornal Actualidades, incluindo um envelope deste jornal.