Rascunho

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

  • inclui tanto documentos manuscritos como dactilografados, procurando agregar documentação que consista em versões de trabalho (2024-07, ip)

Nota(s) da fonte

    Mostrar nota(s)

      Termos hierárquicos

      Termos equivalentes

      Rascunho

        Termos associados

        Rascunho

          42 Descrição arquivística resultados para Rascunho

          6 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
          Declaração de defesa
          PT/AHS-ICS/AHSilva-ESC-SER-4-C-04 · Item · 1913-11-06
          Parte de Espólio Alfredo Henrique da Silva

          Rascunho manuscrito da declaração de AHSIlva para instruir o processo que pretendia apurar a autoria e responsabilidade da publicação do folheto "Alma Negra". Remete para as informações disponíveis no folheto "Monstro da Escravatura", publicado, segundo o próprio, em resposta a uma campanha jornalística, da sua autoria, onde esclarece o processo que deu origem à obra "Alma Negra". Remete para um "Dossier da Sociedade Anti-Esclavagista Portuguesa", para o Diário do Governo de 30 de Setembro de 1913, que seguiriam apensos à carta [original].

          PT/AHS-ICS/PQ-DOC-402 · Item · 1939
          Parte de Espólio Pinto Quartin

          Recorte "Corrigenda", assinada por Pinto Quartin, sobre as dinâmicas da poligamia entre indigenas africanos não serem abordadas no artigo, que não desconhece mas pouco sabe, pedindo para essas declarações sairem no número seguinte ao do artigo. o recorte seguinte são as páginas do artigo impresso, frentes e versos. Segue-se 2 rascunhos dactilografados, alguns anotados.

          PT/AHS-ICS/PQ-DOC-430 · Item · s.d.
          Parte de Espólio Pinto Quartin

          Texto dactilografado com anotações manuscritas e colagens de recortes de jornal. Páginas desordenadas?
          "pasta 22, dossier I277"

          "Esboço de uma monografia sobre Huambo: um pouco de história; a fundação da cidade; caracteristicas da região", sobre a colonização portuguesa. Inclui demografia e outros dados. Planalto, na imprensa local. Intercalado com recortes colados.
          "Pasta 8, dossier 417"

          Carta dirigida a Ricardo Covões
          PT/AHS-ICS/PQ-CP-061-1 · Item · 10-01-1943
          Parte de Espólio Pinto Quartin

          rascunho com anotações manuscritas de carta sobre ideias para uma publicação revista-fantasia de costumes coloniais, propondo Manuel de Resende, poeta, jornalista angolano.

          Educação pela Arte
          PT/AHS-ICS/GQ-01AP-02AD-02EDU · Subsubsecção · 1974-2000
          Parte de Coleção Glicinia Quartin

          Documenta o envolvimento de Glicínia Quartin no movimento "Educação pela Arte". Além disso, esta subsubsecção documenta o desenvolvimento desse movimento em Portugal, ao longo de três décadas. De maneira específica, encontram-se:

          • um conjunto de documentos manuscritos e datilografados relativos à exploração da dança como recurso pedagógico, à psicomotricidade e educação musical, contendo também o programa do curso de Pedagogia da Dança Criativa, datado de 15 de outubro de 1974, promovido por Wanda Ribeiro da Silva no seio da Escola de Dança do Conservatório Nacional, e uma brochura informativa sobre um programa de licenciatura da Escola Superior de Dança (ambas fundadas por Ribeiro da Silva). A brochura não é datada, mas não será anterior a 1986, ano em que a Escola Superior de Dança foi aberta. Nos restantes documentos, encontramos também material relativo ao Curso de Iniciação Teatral para Professores, lecionado por docentes espanhóis (sem data), e três conjuntos de documentos de apoio à cadeira de Movimento orientada por Ruben Marks, na Escola Superior de Educação pela Arte (1976-1977).

          • "Os métodos de expressão dramática" de Alberto Barros de Sousa (1977).

          • Uma carta que notifica a alteração de datas do 1º Encontro das Expressões Artísticas na Formação de Professores de Ensino Primário e de Educadores de Infância do Distrito de Portalegre, com data no dia 28 de fevereiro de 1986, e uma brochura contendo o programa do evento, onde é possível ler que Glicínia apresentou na sessão “Educação pela Arte”.

          • Cinco blocos de fotocópias agrafadas, contendo informações que justificam a razão de ser do encontro, uma proposta de programa e as transcrições das comunicações.

          • Uma brochura que fundamenta e promove o Movimento Português de Intervenção Artística e Educação pela Arte, datado de 1994.

          • Um envelope da Escola Superior de Dança, contendo três cópias do programa do Colóquio Educação pela Arte, acontecido em Lisboa, em 2000.

          • Uma brochura com o programa do Colóquio Educação pela Arte em homenagem ao Arquimedes da Silva Santos, acontecido na Fundação Calouste Gulbenkian nos dias 9 e 10 de novembro de 2000.

          Documentos Pessoais
          PT/AHS-ICS/GQ-02DP · Secção · 1946-2004
          Parte de Coleção Glicinia Quartin

          Reúne objetos, textos datilografados de conteúdo político, textos avulsos, entre os quais textos manuscritos de carácter pessoal e correspondência vária, bem como um pequeno conjunto de documentos que pertenceram à Deolinda Vieira Lopes, mãe de Glicínia Quartin.

          Textos e Correspondência Pessoal
          PT/AHS-ICS/GQ-02DP-02TEX · Subsecção · 1946-2004
          Parte de Coleção Glicinia Quartin

          É composta por documentos de natureza vária, entre os quais se destacam textos datilografados de conteúdo político e propagandístico da oposição ao Estado Novo, postais, cartões e fotografias, e um significativo conjunto de convites oficiais a eventos culturais e peças de teatro encenadas entre 1997 e 2006. No total, consta de:

          • um conjunto de três documentos datilografados, de conteúdo político: um documento que regista a greve dos operários das fábricas de lanifícios da Covilhã, datado de abril de 1946; um documento de propaganda política sobre o 1º de maio, datado de 28 de abril de 1946; um documento denominado “O MUD feminino – Sugestões”, assinado em Lisboa no dia 13 de janeiro de 1947, com o nome “Silvio”.

          • Um conjunto de cinco postais e duas fotografias, no qual se destaca um cartão enviado pela escritora Alice Vieira, com data dezembro de 1984.

          • Um Conjunto de cartões que remontam a diversos anos. Trata-se, maioritariamente, de cartões de Natal e Ano Novo, destacando-se uma série de cartões natalícios em forma de teatro, com datas que vão desde 1995 a 2004.

          • Um conjunto de objetos pessoais de vária natureza, no qual se encontram receitas, cartões, panfletos publicitários, recortes de jornais, a fotocópia de um artigo assinado por Jorge Listopad que noticia a morte de Glicínia Quartin (sem fonte), e o catálogo de uma exposição da pintora Teresa Magalhães, realizada em janeiro de 1990.

          • Um conjunto de convites a eventos, nomeadamente: doze peça teatrais; o lançamento do livro História da Arte Ocidental 1750-2000, de José-Augusto França (data da receção do convite 28 de março de 2006, data do lançamento 4 de abril de 2006); o convite oficial para a tomada de posse do Jorge Sampaio como Presidente da República (sem data de receção, data do evento 9 de março 1996); um convite para o encontro “Educação ao Desenvolvimento” acontecido na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (data da receção 7 de setembro 1996, data do evento 12 de setembro 1996); um convite para a exposição da Susanne S.D. Themlitz “Da Vida Subterrânea”, na Casa da Cerca (2006); um envelope com dois convites a exposições no Museu Serralves (2006). Lugares indicados nos convites a peças: Teatro Malaposta (1997); CiteMor97 – XIX Festival de Teatro de Montemor-o-Velho (1997); Teatro Estúdio Mário Viegas (1997, 2006); Teatro Nacional de São João (1997); Casa Fernando Pessoa (1998); Teatro da Cornucópia (2006); Teatro Municipal de Almada (2006); Projecto Quinto Império (sem data); Estúdio Zero (2006); Teatro São Luiz (2006); Casa das Artes V.N. Famalicão (sem data); Teatro Municipal Mirita Casimiro (sem data).

          • Um conjunto de documentos sindicais.

          • Três números do Noticiário de Arte e Arqueologia na América do Norte (1945).

          • Dois exemplares do livro Exposição de documentos do espólio de Pinto Quartin.

          • Brochura do teatro Acert "De Faca e Alguidar".

          • Dois números da revista Palco (outubro 1990 e abril 1991).

          • Livro "Recordações da scena e de fóra da scena" de Augusto Rosa.

          • Texto do seriado "António, um rapaz de Lisboa" de Jorge Silva Melo.

          António José da Costa
          PT/AHS-ICS/GQ-AJC · Subfundo · 1953-1974
          Parte de Coleção Glicinia Quartin

          Conjunto de documentos pertencentes a António José da Costa, composto por 15 livros de peças teatrais relacionadas com a esfera educativa e o teatro infantojuvenil (1953-1974) e 2 cadernetas manuscritas.

          Rascunhos e versões preliminares da monografia
          PT/AHS-ICS/ML-B-C-E-01 · Série · 1977-[1995?]
          Parte de Arquivo de Manuel de Lucena

          Rascunhos e versões preliminares da monografia da FNPT, do IC e da EPAC:

          1. Rascunhos e textos que correspondem a uma fase inicial da investigação sobre estes organismos, existindo apontamentos manuscritos (que não são de Manuel de Lucena), versões mais antigas e o texto base de 1978 muito anotado e corrigido por Manuel de Lucena. (ML, Cx. 35, Mç. 2, Pasta 1)

          2. Versão mais recente de alguns capítulos da monografia com algumas correcções, anotações e sublinhados de Manuel de Lucena. Foi elaborada com a colaboração de Luciano Amaral e contém: introdução, capítulo II, capítulo III, capítulo IV – “Política cerealífera e relações entre Estado e as forças vivas durante a I República”, capítulo V – “A ditadura militar, a campanha do trigo, a criação da FNPT e a política cerealífera do Estado Novo até ao início da II Guerra Mundial”, capítulo IV – “Retrato geral do sistema institucional votado à coordenação cerealífera”, capítulo V – “A II Guerra Mundial”, e capítulo VI – “O pós-guerra , após 1974”. Restam dúvidas se o texto foi todo escrito por Luciano Amaral ou se este preparou apenas algumas partes. Não foi encontrada a publicação desta monografia na íntegra e não há indícios de ter sido concluída. Há um artigo de Lucino Amaral na “Análise Social”, vol. XXXI, n.os 136-137, 1996, p. 465-486, intitulado “Política e economia: o Estado Novo, os latifundiários alentejanos e os antecedentes da EPAC” que integra partes do último texto, que foi, muito provavelmente, por ele escrito (da p. 193 à p. 202). (ML, Cx. 35, Mç. 2, Pasta 2)

          3. Versão da parte I da monografia para o projecto da EPAC, ensaio geral com algumas rasuras e comentários de Manuel de Lucena. É possível que o texto tenha sido preparado por Luciano Amaral. (Cx. 39, Mç. 2, Pasta 6)

          4. Pasta que contém uma versão da monografia e apontamentos manuscritos por Manuel de Lucena: primeira versão de uma parte do historial da FNPT (p. 158 a 194), intitulada “Evolução da FNPT no pós-guerra até à criação do Instituto dos Cereais”, preparada por Luciano Amaral e comentada por Manuel de Lucena em Julho de 1995. (Cx. 39, Mç. 2, Pasta 7)

          Rascunho de carta a Zófimo Consiglieri Pedroso
          PT/AHS-ICS/AHSilva-ESC-SER-3-09 · Item · s.d.
          Parte de Espólio Alfredo Henrique da Silva

          Rascunho manuscrito de carta a enviar a Zófimo Consiglieri Pedroso, na qualidade de Professor, onde AHSilva expõe a sua preocupação com a questão dos "Serviçais de S. Tomé". Explica o seu envolvimento no julgamento de Birmingham e, na sequência do relato de Consiglieri Pedroso na Sociedade de Geografia a propósito do tema, mostra-se disponível para enviar informações e documentos. O esboço não está datado, mas terá sido redigido depois da participação de AHSilva no julgamento de Birmingham, em 1908.

          Teatro Experimental de Cascais
          PT/AHS-ICS/GQ-01AP-01AT-02TEC · Subsubsecção · 1965-1968
          Parte de Coleção Glicinia Quartin

          Conjunto de documentos que informam sobre a colaboração de Glicínia Quartin com a companhia Teatro Experimental de Cascais. O conjunto revela a dificultosa colaboração com o encenador e produtor Carlos Avilez. Nesse conjunto, encontramos correspondência vária entre Avilez, o Sindicato Nacional dos Artistas Teatrais e o advogado da atriz, bem como o contrato celebrado com o TEC em 1966, alguns recibos, cheques e folhas de contas. Embora a data do contrato assinale o dia 1 de janeiro de 1966, numa carta destinada ao dito sindicato, é mencionada como data de contratação da atriz o dia 24 de novembro de 1965. A isso tudo se acrescenta uma carta datilografada de 27 de janeiro de 1966, destinada ao Carlos Avilez e de autoria incerta, embora a assinatura e as informações biográficas contidas na carta façam pensar que se possa atribuir à Júlia Babo, atriz do Teatro Experimental do Porto. Da fase no TEC, encontramos, ainda: um recorte do Diário de Notícias de 6 de novembro de 1966, noticiando a estreia da peça A Maluquinha de Arroios; uma brochura informativa destinada ao público dessa peça; o número de 11 de outubro de 1966 da Plateia, revista dedicada ao cinema e teatro, contendo uma entrevista com Glicínia Quartin a falar da sua então incipiente colaboração com o TEC.

          Atividade Didática
          PT/AHS-ICS/GQ-01AP-02AD · Subsecção · 1973-2000
          Parte de Coleção Glicinia Quartin

          Testemunha a atividade profissional de Glicínia Quartin na qualidade de professora, junto da Escola Superior de Teatro e Cinema, regida até 1983 pelo Conservatório Nacional e, depois, pelo Instituto Politécnico de Lisboa. Este conjunto de documentos abrange não apenas a atividade didática de Glicínia, como também as atividades de divulgação dos métodos de ensino experimentados pelo movimento “Educação pela Arte” em Portugal, do qual a atriz foi promotora até depois do fim da sua carreira de professora.

          Aulas de Teatro
          PT/AHS-ICS/GQ-01AP-02AD-01AUL · Subsubsecção · 1973-1992
          Parte de Coleção Glicinia Quartin

          Conjunto diversificado que engloba documentos manuscritos e datilografados, em que se destacam, pelo número, planificações de aulas e fichas de alunos. Os documentos presentes nesta secção proporcionam informações concretas sobre a atividade didática implementada por Glicínia Quartin, no âmbito do teatro, ao mesmo tempo que revelam o interesse da atriz não só pelo ensino do teatro enquanto atividade artística, mas também pelo teatro como meio de educação. A isso, acrescenta uma pasta contendo materiais relativos ao curso de New Music in Action que a atriz frequentou em York em 1976. Encontramos os seguintes documentos:

          • um conjunto de quatro pastas organizado, pela própria Glicínia, da seguinte maneira: uma pasta contendo fichas de alunos com fotos; uma pasta denominada “Lições para arquivar” e outra “Apontamentos Aulas”, as duas contendo apontamentos e planificações de aulas; uma pasta contendo o relatório da disciplina “Teoria do Jogo Dramático”. O material contido nessas quatro pastas data de 1973 a 1975.

          • Lei de Teatro. Proposta de lei datilografada, com apontamentos à margem do texto, sem data. Pela referência ao 25 de abril e à Lei Constitucional 3/74, percebe-se que o texto é posterior a 1974.

          • Um caderno contendo apontamentos e planificações de aulas do ano 1975.

          • Um conjunto de resumos bibliográficos, sem data.

          • Uma pasta contendo materiais relativos ao curso New Music in Action (1976).

          • Um exemplar do livro de Marie Elisabeth Dienesch, Jeu dramatique et éducation (1977), copilação de textos sobre teatro pedagógico.

          • Os programas do 9º ano da disciplina de Teatro para o Curso Superior Unificado, do ano letivo 1977-1978.

          • Uma pasta contendo fichas de avaliação dos alunos inscritos na Escola de Formação de Professores e Educação pela Arte, relativas ao ano 1979, e ficha de inscrição do aluno José Eduardo dos Santos Espada, atualmente Professor Coordenador da Área Científica de Técnicas Teatrais da Escola Superior de Teatro e Cinema.

          • Conjunto de folhas avulsas sem data, contendo apontamentos para aulas teóricas de teatro.

          • Apontamentos para aulas e fichas de alunos, relativos à disciplina de Interpretação para o ano letivo 1987-1988.

          • Estatutos da Escola Superior de Teatro e Cinema. Conjunto de documentos incompletos e sem data. Não foi possível remontar à data, contudo, a referência à Lei nº 54/90 dos Estatutos do Instituto Politécnico de Lisboa indica que se trata de um documento produzido posteriormente.

          • Conjunto de 7 blocos de notas manuscritas contendo apontamentos, esboços de peças, planificação de aulas e avaliações de alunos. Embora não sejam todos datados, as datas que foi possível levantar nos blocos remetem a um lapso temporal incluído entre 1981 e 1992.

          • Projeto para discussão pública “Autonomia e Gestão das Escolas”, com data janeiro de 1998.

          • Conjunto de textos teóricos sobre o teatro.