Revista

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

    Nota(s) da fonte

      Mostrar nota(s)

        Termos hierárquicos

        Revista

          Termos equivalentes

          Revista

            Termos associados

            Revista

              63 Descrição arquivística resultados para Revista

              63 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
              PT/AHS-ICS/CAHS-MNA-168 · Item · 1970-05
              Parte de Colecção Arquivo de História Social

              Washington: Aaran Segal, 1970 (Vol. 15, n.º 5, Maio)
              Publicado por CARNEGIE ENDOWMENT FOR INTERNATIONAL PEACE

              número dedicado à guerra colonial, incluindo questão da NATO, dos movimentos nacionalistas africanos, perfil de Amilcar Cabral, e Cahora Bassa (Moçambique).

              OUT OF AFRICA 10
              ARMS AND THE PORTUGUESE: NATO'S ROLE 12
              ARMS AND THE NATIONALISTS: WHO HELPS? 15
              PORTUGAL AND THE U.S.: END OF AN ERA 18
              AMiLCAR CABRAl: A PROFILE 20
              CAHORA BASSA: POWER ANO POLITICS 22
              DIALOG: S. A. JEWS, ANOTHER VIEW 24
              JAPAN ANO AFRICA: CAMERA DIPLOMACY 28
              REFUGEES: WHAT FUTURE? 30
              NEW AGRICULTURAL RESEARCH APPROACH 3 1
              ARTHUR ASHE: AN INTERVIEW 32
              ART, RHODESIAN SCULPTURE 34
              BOOK REVIEWS 42
              LETTERS TO THE EDITOR

              A Casa Pia
              PT/AHS-ICS/PQ-J-371 · Item · 1942-11-21
              Parte de Espólio Pinto Quartin

              Órgão dos alunos desta instituição

              PT/AHS-ICS/PQ-J-388 · Série · 1903
              Parte de Espólio Pinto Quartin

              Existências: Nº 2 - Nº 4, Nº 6 - Nº 8, Nº 17 - Nº 22, Nº 26, Nº 28, Nº 30, Nº 31, Nº 34 - Nº 37, Nº 40 - Nº 45, Nº 49, Nº 53, Nº 57, Nº 59 - Nº 61, Nº 68, Nº 74, Nº 76, Nº 77 - Nº 79, Nº 82 - Nº 85, Nº 92 - Nº 94, Nº 97, Nº 101, Nº 103, Nº 105 - Nº 107

              A Crónica
              PT/AHS-ICS/DLV-145 · Item · 1900-1903
              Parte de Espólio Deolinda Lopes Vieira

              Revista ilustrada e literária. Redactor principal: Luís da Silva. Nºs 9, nº 10; n.º 11 (ano I), Junho de 1900 (truncados); nº 12 , nº 13 (ano I), Junho de 1900; nº 23 e 24 Outubro de 1900 (truncados); nº27, Novembro de 1900 (truncado); nº 29, Dezembro de 1900 (truncado); nº 33 (ano II), Janeiro de 1901 (truncado); nº 39, Abril de 1901; nº 80 (ano III), Dezembro de 1902; nºs 88 e 89 (ano III), Abril de 1903

              PT/AHS-ICS/DIV-02B-2017-12 · Item · 2017-12
              Parte de A Divulgação AHS/ICS-ULISBOA

              Oliveira, Elisabete (2017). "A Escola Superior de Belas Artes de Lisboa na década de 1960 – acção dos tempos do figurativismo naturalista à liberdade e pluralismo estético" in Convocarte - Revista de Ciências da Arte, nº5, pp. 307-340.
              Dez. 2017; https://repositorio.ul.pt/handle/10451/47186

              Questionamo-nos: I) Como se pode partir duma ditadura e academismo e ser actor da transformação para a democracia e o pluralismo estético? II) Os actores dessa mudança serão activistas (Actv) ou artivistas (Artv)? O período de ‘60–’65 na ESBAL pareceu-nos um campo de análise privilegiado, insuficientemente estudado, formando actores de uma mudança referencial: atravessando constrangimentos como as lutas estudantis e colonial e a emigração, terão mudado a consciencialização-acção no Ensino Artístico e o sentido sócio-cultural dos posicionamentos/obras individuais e colectivos - em nossa hipótese, do figurativismo naturalista para o pluralismo estético internacional; e activaram dinâmicas sócio-culturais, como na Educação.
              Objectivos gerais: Investigar como se pode chegar à criação livre, estético-eco-sociologicamente actuante, partindo dum contexto repressivo; se será legítimo designá-la de actv/artv; e assim, aprofundar a compreensão da complexidade da arte/cultura contemporânea.

              PT/AHS-ICS/DIV-02B-2020-04 · Item · 2020-07
              Parte de A Divulgação AHS/ICS-ULISBOA

              Bandeira, Filomena (2020). "A Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário. Outra forma de fazer política: a propósito da reforma dos serviços escolares (1924-1935)" in Cadernos de História da Educação, v.19, n.1, pp.187-213.

              Este artigo insere-se num projeto sobre Escolas e experiências de referência em Portugal no século XX e centra-se no estudo de uma instituição que desenvolve atividades educativas num quadro associativo e para as classes populares. Optámos por uma apresentação descritiva com a intenção de argumentar que a adoção e aplicação de um modelo educativo, inspirado na Educação Nova e conformado a um público específico, assentou numa estratégia sociopolítica, emergente das condições históricas do associativismo operário na primeira metade do século XX e da situação vivida no País com a crise da Primeira República, que desembocou no Estado Novo. No artigo explanamos o processo de reforma dos serviços escolares da Voz do Operário entre 1924-1935, não sem antes apresentarmos uma história sumária da Sociedade, desde o fim do século XIX até à década de 1950, com o objetivo de representar a associação na sua dimensão, atividade e significado social.

              A Vida Galante
              PT/AHS-ICS/PQ-J-305 · Item · 1899-01-07
              Parte de Espólio Pinto Quartin

              Semanário literário e artístico. Existências: Nº 1

              PT/AHS-ICS/PQ-J-331 · Série · 1909
              Parte de Espólio Pinto Quartin

              Existências: Nº 1 - Nº 6 (1909)

              AMANHÃ – “Revista popular de orientação racional dirigida por Grácio Ramos e Pinto Quartim em Lisboa, de 1 de Junho a 15 de Agosto de 1909, seis números.
              Periódico anarquista, foca temas de actualidade na época: faz a apologia do amor livre, do divórcio, da pedagogia libertária, do ateísmo e da nova ortografia.
              Apresenta artigos de grande qualidade.
              Eis um excerto do editorial:
              «Quem somos? Somos os precursores do futuro, os precursores do amanhã. O que queremos? Queremos pão, liberdade, ciência e bem-estar para todos os que compõem a família humana. Queremos que a cada indivíduo assegurado seja o seu máximo de felicidade.»
              Noutro passo, afirma-se nomeadamente que a revista se publica «rompendo com todo o passado, sem respeitar nem ídolos, nem deuses, nem dogmas, nem preocupações» e que tem como objectivo supremo a instrução científica e racional do povo. Este periódico constitui um importante acervo das ideias progressistas do início do século.
              No número inaugural Tomás da Fonseca publica um excerto dos Sermões da Montanha, Emílio Costa o artigo «Eduquemos Sempre»; no n.º 4 homenageia-se o geógrafo anarquista Elisée Reclus. Principais colaboradores: António Altavila (3), Augusto Casimiro (3P), Bento Faria (2P), Coriolano Leite (6P), Dikran Elmassian (6), Elisée Reclus (4), Emílio Costa (1), José Bacelar (1C, 4P), Kropotkine (4), Manuel Ribeiro (1P), Pinto Quartim (1,5), Tomás da Fonseca (1)”.

              In PIRES, Daniel, Dicionário da Imprensa Periódica Literária Portuguesa do Século XX (1900-1940), Lisboa, Grifo, 1996, pp. 64-65.

              Ramos, Grácio.
              Amicizia n. 5.
              PT/AHS-ICS/JB-ME-OEE-11 · Item · 1969-5
              Parte de Colecção José Barreto

              Revista para estudantes estrangeiros em Itália: contém artigo sobre o movimento estudantil em Portugal.

              Ufficio Centrale Studenti Esteri in Italia
              PT/AHS-ICS/MVC-EE-PT-4940 · Série · 1967-1970
              Parte de Colecção Manuel Villaverde Cabral

              Números 2 (fevereiro 1968) & 3 (maio 1968), bem como número 1 da nova série (março 1969) (capa foi provavelmente adicionada depois da edição estar impressa: diz número 6) e uma edição sem número, data de março 1970 (Capa que foi provavelmente adicionada depois da edição estar impressa, diz número 7) dos cadernos de circunstancia.

              Cadernos de circunstância
              PT/AHS-ICS/MVC-EE-PT-4942 · Série · Julho 1969 - Fevereiro 1970
              Parte de Colecção Manuel Villaverde Cabral

              Números 1-5 dos cadernos necessarios, 3 exemplares do extra "Textos" número 1 com o título "A proposito da pratica, A proposito da contradição - Mao Tse Tung", dois folhas duplicadas avulsas dos paginas 37-40 do número 5.

              Textos no nº1:
              “Situação e Perspectivas em Portugal”; Aproximações Críticas à Viagem de Marcelo Caetano ao Porto”; “Eleições 1969”; “Problemas Estudantis”; “O Colonialismo Português e os Movimentos de Libertação”; “Dicionário de Política”; “As Vias do Socialismo”.
              Casa Comum

              Textos no nº2:
              “Situação e Perspectivas em Portugal II”; “Eleições 1969 II”; “A Reunião de São Pedro de Moel”; “Conversa em Família - Reflexões”; “Problemas Estudantis”; “Uma Conversa em Família ou O Mito da Dificuldade de Improvisar”; “O Colonialismo Português e os Movimentos de Libertação”; “A Guerrilha Africana ao Assalto dos Baluartes Brancos”; “Dicionário de Política”.

              Textos no nº3:
              "Denúncia da Repressão"; "A Destruição Sistemática de seres humanos"; "Situação e Perspetctivas em Portugal"; "Em Torno da "Unidade""; O Terceiro Encontro do Movimento Democrático Eleitoral"; O Colóquio da Habitação"; O Colonialismo Português e os Movimentos de Libertação"; A Guerrilha Africana ao Assalto dos Baluartes Brancos"; "Documento: Carta Aberta á Conferência Episcopal do Uganda"; "Vitorino Magalhães Godinho e o Socialismo no Futuro de Portugal"; "Dicionário de Política"

              Textos no n.º 4:
              Testamento Político de Ho Chi Min (Vietname); Denúncia da Repressão (sobre situação dos presos políticos na Cadeia do Forte de Peniche); O fim das eleições; O Colonialismo Português e os Movimentos de Libertação; Do Desenvolvimento Progressivo (sobre questão colonial); A Luta por Moçambique; Brasil 1969; Dicionário de Política; Irrealismo e Realismo (texto da CDE de Lisboa).

              Textos no n.º 5:
              Editorial; IL MANIFESTO ainda um trabalho colectivo; Luta de Classes e Sindicalismo; Denuncia da Repressao; Colonialismo Português e os Movimentos de Libertação: o poder das armas amilcar cabral

              Extra "Textos nº1": Razões para esta Publicação, a propósito da prática, a propósito da contradição

              cadernos necessarios
              Cadernos socialistas nº1-3
              PT/AHS-ICS/JL-OUTR-08 · Série · 1967-1969
              Parte de Colecção José Laranjo

              Existências: Nº1 (Julho de 1967) e 2x Nº2 (Março de 1968). N°3 (Fevereiro (Capa) ou Janeiro (pagina inicial) de 1969) O último é subordinado ao título: «A Igreja em Portugal».

              Nº1 (2x): "O fim de Salazar e a revolução em Portugal" (Manuel Sertório), "Notas para uma acção revolucionária" (Manuel de Lucena), "Estratégia de esquerda ou estratégia revolucionária" (António Frade), "Carta Aberta" (Sacuntala de Miranda)
              Nº2: "Questões práticas e de organização", "A Igreja e o regime salazarista" (autores vários). "Notas para um novo conceito de cultura popular" (José Medina). "O colonialismo português após seis anos de guerra" (Manuel de Lucena). "A emigração portuguesa" (José da Silva).
              N°3: "Conceptualização sociologica dos paises de cristandade" (Gabriel David), "Ideologia religiosa dos dirigentes da igreja portuguesa" (Octavio de Lemos), "Os cristãos na revolucão" (João da Costa Lopes), "Primordios do movimento operario cristão em Portugal" (Dr. Narciso Rodrigues), Os catolicos portugueses e a opção revolucionaria (Manuel de Lucena, Manuela Gomes), "A comuna de maio" (Victor Thomaz).

              Parece que as capas foram feitas depois dos próprios jornais, devido à discrepância das datas do nº3

              Cadernos Socialistas
              Cadernos socialistas nº2, nº3
              PT/AHS-ICS/MVC-EE-PT-4941 · Série · 1968-1969
              Parte de Colecção Manuel Villaverde Cabral

              Existências: nº 2 (Março 1968); nº 3 (Fevreiro (capa) ou janeiro (pagina inicial) 1969). O último é subordinado ao título: «A Igreja em Portugal».

              Nº2: "Questões práticas e de organização", "A Igreja e o regime salazarista" (autores vários). "Notas para um novo conceito de cultura popular" (José Medina). "O colonialismo português após seis anos de guerra" (Manuel de Lucena). "A emigração portuguesa" (José da Silva).

              N°3: "Conceptualização sociologica dos paises de cristandade" (Gabriel David), "Ideologia religiosa dos dirigentes da igreja portuguesa" (Octavio de Lemos), "Os cristãos na revolucão" (João da Costa Lopes), "Primordios do movimento operario cristão em Portugal" (Dr. Narciso Rodrigues), Os catolicos portugueses e a opção revolucionaria (Manuel de Lucena, Manuela Gomes), "A comuna de maio" (Victor Thomaz).

              Parece que as capas foram feitas depois dos próprios jornais, devido à discrepância das datas do nº3

              Cadernos Socialistas
              Coleção Ana Vicente
              PT/AHS-ICS/AV · Fundo · 1885-1982

              Conjunto de publicações preservadas por Ana Vicente, cujo eixo temático é o género feminino. Tratam-se de publicações maioritariamente produzidas no contexto português, contendo também publicações de âmbito internacional (França, Espanha e Inglaterra).

              Vicente, Ana
              PT/AHS-ICS/DIV-02B-2020-07 · Item · 2020-07
              Parte de A Divulgação AHS/ICS-ULISBOA

              Martins, Ernesto Candeias (2020). "Educação (especial), métodos de ensino e instituições destinadas à surdez em Portugal: Visão sociohistórica no Séc. XIX e inícios do XX" in
              Revista Temas em Educação, João Pessoa, Brasil, v. 29, n.2, p. 96-118.

              Trata-se de um estudo histórico-descritivo que aborda a educação especial às crianças surdas-mudas no séc. XIX e começos do XX, em Portugal. O seu marco conceptual assenta em fontes documentais e arquivísticas e de outras fontes secundárias no âmbito da História da Educação (Especial) sobre surdos. A nossa argumentação historiográfica, de teor hermenêutico (analítica) incide na educação, ações de ensino (métodos) aos surdos e nas iniciativas institucionais para essas pessoas com deficiência sensorial, ditas‘anormais’ na época. O debate entre as técnicas de ensino aos surdos (oralismo, gestualismo), no âmbito de uma pedagogia diferenciada, acompanhou as tendências europeias divulgadas (métodos: francês e alemão). Em oitocentos, criaram-se classes/aulas e instituições, com o apoio dos municípios e misericórdias (Lisboa, Porto) e de filantropos ou beneméritos, destacando-se o papel da Casa Pia de Lisboa, instituição pioneira na educação dos surdos-mudos. Os nossos objetivos são os seguintes: compreender a existência de uma pedagogia nacional para os surdos (séc. XIX e parte do XX) e respetivas iniciativas educativas; analisar os métodos ou técnicas de ensino (oralista, gestual) seguidos por alguns pedagogos em instituições; compreender a organização de estudos do Real Instituto para surdos-mudos da Casa Pia e as principais características de aprendizagem. Este retrospecto histórico sobre educação da surdez intenta configurar práticas, orientações metodológicas e propostas educacionais, algumas diferentes, que desenvolveram muitas capacidades nos surdos, apesar de limitações. Toda esta visão historiográfica feita em 4 pontos do texto permitiu conhecer os caminhos percorridos pela comunidade surda, as suas dificuldades e lutas e as formas de intervenção.