A luta das operárias da Sogantal, fábrica de confecções de capital francês no Montijo com mão-de-obra totalmente feminina, foi uma das lutas sociais emblemáticas do processo revolucionário. Perante a ameaça de encerramento da empresa, as operárias ocupam e assumem a produção e gestão da fábrica e a comercialização da produção.
MRPP - Movimento Reorganizativo do Partido do ProletariadoSindicalismo
71 Descrição arquivística resultados para Sindicalismo
Realizado em Maio de 1923, promovido pelas Federações de Sindicatos Agrícolas do Centro e Norte de Portugal
Federações dos Sindicatos AgrícolasExistências: Ano I, Nº 1 - Nº4, Nº 7 - Nº 9, Nº 11 - Nº 17, Nº 19 - Nº 25 (1923-1924); Ano II, Nº 27 - Nº 52 (1924-1925), Ano III, Nº 53 - Nº 60, Nº 62, Nº 64 - Nº 67, Nº 70 (1925-1926); Ano IV, Nº 71 - Nº 76 (1926)
Internacional Sindical Vermelha.
Reúne materiais gerados pela Exposição “A Paz, o Pão, Habitação…”: Valores de Abril em Autocolantes; Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 22 de maio de 2024 a 30 de Setembro de 2024; Curadoria: Inês Ponte, Annarita Gori, João Pedro Santos, AHS/ICS-ULisboa
"Através de autocolantes que fazem parte do acervo do Arquivo de História Social do ICS-ULisboa, esta exposição evoca os valores fundamentais de Abril: a Paz, o Pão, a Habitação, a Saúde e a Educação, como expressa a canção “Liberdade” escrita por Sérgio Godinho, há 50 anos. Quantos destes valores parecem hoje estar ainda por cumprir? Em jeito de balanço sobre os desafios que ainda se colocam aos valores de Abril, a exposição dialoga também com recursos visuais contemporâneos. Apropriando-nos dos autocolantes, na época um meio de divulgação comum, esta exposição sobre a intemporalidade dos valores de Abril é também uma forma de celebrarmos a expressão popular.
“A Paz, o Pão, Habitação…”: valores de abril em autocolantes tem por base a coleção de autocolantes proveniente de António Costa Pinto, investigador do ICS-ULisboa".
A política sindical do Estado Novo: os Sindicatos Nacionais
CGT - Confederação Geral do TrabalhoDespedimentos sem 'justa causa'; transferências; desemprego e máquinas
Sindicato Nacional dos Empregados BancáriosRelatório lido a 5 de Dez. de 1899 ante o Freedom Discussion Group de Londres.
Nettlau, Max.O conjunto contem 59 edições da 3.ª série do quinzenário “A Terra: órgão da unidade dos camponeses do norte e beiras”, saídas entre 1978/10/07 – 1981/06/06. As edições apresentam um selo postal que indica que foram enviadas para Manuel Villaverde Cabral em vários endereços. Os tópicos cobertos são política e direito agrícola, incluindo a reversão das reformas agrárias, a oposição contra a adesão à Comunidade Económica Europeia, e mais gera, a exploração dos lavradores por capitalistas.
A Terra (Jornal)Campos Lima e Vasco Neno assinam "Explicação".
brochura Social - Sementeira
O deficit no Fundo Nacional de Abono de Família: extracto da «Exposição dos Dirigentes dos Sindicatos ao Presidente do Conselho»; a vaga de prisões de membros da Comissão Central do MND (Julho de 1950).
MND - Movimento Nacional DemocráticoExistências: Nº 6 (3º e 4º trimestre de 1936); Nº 7 (1º trimestre de 1937); Nº 8 (1º trimestre de 1938); Nº 9 (1º trimestre de 1939); Nº1, II Serie (Maio/Junho 1939); Nº 3, II Serie (Setembro/Outubro - Novembro/Dezembro 1939); Nº 4, II Serie (Janeiro/Junho de 1940). A partir do Nº 1, II Serie, passa a ser dirigido por Henrique Pereira Ferraz
Sindicato Nacional dos Empregados Bancários do Distrito de LisboaExistências: Nº 1, Nº 2 (1941)
órgão de organismo basilar do regime corporativo consagrado pela Constituição de 1933, que inaugurou o Estado Novo. A edição do Boletim do SNJ teve início na primeira semana de maio de 19413, sete anos depois da fundação do SNJ, e foi mantida até dezembro de 1945, embora tenha conhecido alterações na sua periodicidade, anunciada como mensal, e interrupções: em 1941, publicou apenas quatro números, dois mensais (maio e junho) e dois trimestrais (julho/agosto/setembro e outubro/novembro/dezembro); entre 1942-1944, a edição esteve suspensa; e em 1945, fez sair o quinto e último número (anual).
Sindicato Nacional dos JornalistasAUTOR/EDITOR: Commission pour les Relations Extérieurs du Conseil Central des Syndicats de L'URSS; nºs 2-3, Março; nº4, Abril; nº 8-9, Setembro; nº 10, Outubro e n.º 11-12, de Dezembro de 1927 (35 cm)
Congresso dos Sindicatos para a Unidade, Plenário da Intersindical, Vítor Gonçalves, Vítor Soares, Lei sindical, Decreto- Lei n.º 164-A/76, Decreto- Lei n.º 294/76, Decreto- Lei n.º 530/76, Lei do controle de Gestão, Liberdade sindical, contratação colectiva.
Sindicato dos Bancários do Sul e IlhasEncerramento da Sogantal (ocupação da fábrica pelos trabalhadores, …), encerramento de outras fábricas (Mafalada, Naturana)
Barreto, JoséReivindicações salariais das operárias da empresa Sogantal e apelo à população para que compreenda e apoie a sua luta.
Operárias da SogantalDivisões no movimento sindical, Congresso dos Sindicatos, Intersindical, Unicidade Sindical, movimento Carta Aberta (conta a unicidade sindical).
Comunicado do MES - Faro.
A luta das operárias da Sogantal, fábrica de confecções de capital francês no Montijo com mão-de-obra totalmente feminina, foi uma das lutas sociais emblemáticas do processo revolucionário. Perante a ameaça de encerramento da empresa, as operárias ocupam e assumem a produção e gestão da fábrica e a comercialização da produção.