Zona de identificação
Tipo de entidade
Forma autorizada do nome
Forma(s) paralela(s) de nome
Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) de nome
identificadores para entidades coletivas
Área de descrição
Datas de existência
Histórico
António Duarte Gomes Leal (Lisboa, 6 de junho de 1848 – Lisboa, 29 de janeiro de 1921) foi um poeta e crítico literário português.
Filho de um funcionário da Alfândega, Gomes Leal começou por trabalhar como escrevente ao serviço de um notário lisboeta. Depois de uma breve passagem pelo Curso Superior de Letras, depressa se interessou pela boémia literária lisboeta e pelo jornalismo, publicando os primeiros poemas na Gazeta de Portugal (entre 1866 e 1867) e os primeiros folhetins na Revolução de setembro.
Em 1869, o crítico Luciano Cordeiro inclui-o entre os "poetas novos", junto a Antero de Quental, Teófilo Braga, Guilherme Braga e Guerra Junqueiro, entre outros, o que contribui para o seu reconhecimento público.
Colaborou na República, o Diário de Notícias, A Alvorada, Ilustração de Portugal e Brasil, na revista feminina Boudoir, e em várias outras publicações periódicas.
Fundou, em 1872, juntamente com Magalhães Lima, Silva Pinto, Luciano Cordeiro e Guilherme de Azevedo, o jornal satírico O Espetro de Juvenal.
Em 1875, publicou o seu primeiro volume de poesias, Claridades do Sul.
Em 1881, fundou, mais uma vez ao lado de Magalhães Lima, o jornal O Século, onde assegurava a rubrica "Carteira de Mefistófeles", que publicará importantes artigos de teorização sobre a poesia moderna.
É também nesse ano que publicou o panfleto A Traição, dirigido contra o rei D. Luís e visando a sua passividade perante a possibilidade da venda de Lourenço Marques aos ingleses, sendo preso em consequência do mesmo.
Depois da morte da mãe, em 1910, converteu-se ao catolicismo. Acabou por cair na miséria e no alcoolismo, acabando a viver da caridade alheia e de uma pensão do Estado, reivindicada por um grupo de escritores, à frente dos quais estava Teixeira de Pascoaes.
Locais
Estado Legal
Funções, ocupações e atividades
Mandatos/fontes de autoridade
Estruturas internas/genealogia
Contexto geral
Área de relacionamentos
Entidade relacionada
Identificador de entidade relacionada
Categoria da relação
Datas da relação
Descrição da relação
Área de pontos de acesso
Zona do controlo
Identificador de autoridade arquivística de documentos
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão ou eliminação
adicionado histórico, pontos de acesso, 2026-04, cmp
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
Gomes Leal. Infopédia. https://www.infopedia.pt/artigos/$gomes-leal
António Gomes Leal. Wikipedia (pt). https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Gomes_Leal
ver também:
Gomes Leal - Biografia. Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. II, Lisboa, 1990. DGLAB. http://livro.dglab.gov.pt/sites/DGLB/Portugues/autores/Paginas/PesquisaAutores1.aspx?AutorId=7246
Gomes Leal. Instituto Camões - Centro Virtual. https://www.instituto-camoes.pt/activity/centro-virtual/bases-tematicas/figuras-da-cultura-portuguesa/gomes-leal