Item 164 - Copiador de Cartas [de José Antônio Alves de Souza]

Zona de identificação

Código de referência

PT-AHS-ICS-NGM-164

Título

Copiador de Cartas [de José Antônio Alves de Souza]

Data(s)

  • 1803-1809 (Produção)

Nível de descrição

Item

Dimensão e suporte

1 doc. (copiador); papel

Zona do contexto

Nome do produtor

Entidade detentora

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Copiador de correspondência de comerciante sedeado em Pernambuco, relativo a tráfego de escravos, comércio de vinhos, chitas, madeira, etc. José Antônio Alves de Souza era o seu proprietário.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

    Sistema de escrita do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Zona de documentação associada

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Unidades de descrição relacionadas

      Nota de publicação

      Guapindaia, Mayra Calandrini, 2019, O Controle do Fluxo das Cartas e as Reformas de Correio na América Portuguesa (1796-1821), Tese doutoramento em História. Universidade de Lisboa, Instituto de Ciências Sociais, 2019, https://repositorio.ul.pt/handle/10451/39740, p. 272

      Zona das notas

      Nota

      Localização: Livro 3 ; Doação de José Maximiano Correia de Barros Alves Pimenta.x000D
      (Outra informações: irmão de Eusébio Alvares de Sousa Guimarães, Manuel e João ; compadre de José Lourenço ; era seu "patrão" Manuel Ribeiro do Couto ; eram seus sócios Manuel Ribeiro Guimarães e José Coelho Guimarães (este dono do navio Balsemão).

      Nota

      "As cópias das cartas não são assinadas, o que inicialmente impossibilitou descobrir o nome do comerciante que as escreveu. Entretanto, a leitura permitiu matizar o círculo familiar e de negócios deste indivíduo. Era sócio de Manoel Ribeiro Guimarães, de Lisboa, e de Bento José da Costa, um influente comerciante de Pernambuco que se envolveu na revolução de 1817. Era irmão de Eusébio de Souza Guimarães, da Bahia, e foi casado com Maria Teodora Moreira de Carvalho, filha de Afonso Ferreira, outro importante comerciante pernambucano participante da revolta de 1817. Por meio da recolha destes dados, foram levantadas informações do inventário de Afonso Ferreira e descobriu-se que o comerciante chamava-se José Antônio Alves de Souza."
      Inventário de Affonso Ferreira. Arquivo Orlando Cavalcanti, Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP); transcrito por Tácito Cordeiro Galvão.
      Ver Guapindaia, Mayra Calandrini, 2019, nota de publicação.

      Identificador(es) alternativo(s)

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso - Assunto

      Pontos de acesso - Local

      Pontos de acesso - Nomes

      Pontos de acesso de género (tipologias documentais)

      Identificador da descrição

      Identificador da instituição

      Regras ou convenções utilizadas

      Estatuto

      Nível de detalhe

      Datas de criação, revisão, eliminação

      Acrescentado nome do comerciante, com base em Guapindaia (2019), nota de publicação e nota sobre a fonte usada para o âmbito, 2025-01, ip

      Línguas e escritas

        Script(s)

          Fontes

          Área de ingresso