Item 29 - Cartas de Carlos Lopes

Zona de identificação

Código de referência

PT-AHS-ICS-LV-29

Título

Cartas de Carlos Lopes

Data(s)

  • 1885-1892 (Produção)

Nível de descrição

Item

Dimensão e suporte

59 doc. (176 fls.), ms

Zona do contexto

Nome do produtor

(1848-1892)

História biográfica

Lopo Vaz de Sampaio e Melo nasceu a 29 de Setembro de 1848, no concelho de Sabrosa, e veio a falecer em 20 de Março de 1892.
Descendia da casa de Espinhola, família do antigo governador da Índia Lopo Vaz de Sampaio.
Foi o Ministro da Justiça encarregue da Reforma Penal de Sampaio e Melo que, em 1884, promoveu a alteração substancial do Código Penal Português de 1852, e Ministro dos Negócios da Instrução Pública (interinamente) entre 21 de Maio de 1891 e 17 de Janeiro de 1892.

Entidade detentora

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Assuntos relativos à Companhia Real dos Caminhos de Ferro Através de África: emição de obrigações; contrato de Trustees; Sociedade Constructora do Caminho de Ferro de Ambaca; negociações em Londres para obtenção de empréstimo com o objectivo de estabelecer uma linha de navegação para o brasil e outra para a costa de África, Caminho de Ferro do Zambeze. Criação de um banco rural?.
Inclui correspondência de: conde Thadeo d'Oksza, financeiro húngaro (alguma dirigida directamente a Lopo Vaz); barão de Soubeyran; J. Pires de Sousa Gomes, engenheiro. Inclui ainda: contrato entre a Companhia Real dos Caminhos de Ferro Através de África e o Barão da Costa Ricci, Sir Gabriel Goldney, Tomas Steel; pedido de concessão de Joaquim Pires de Sousa Gomes e Afonso de Morais Sarmento da via férrea de Quilimane ao Zambeze.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

    Sistema de escrita do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Zona de documentação associada

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Unidades de descrição relacionadas

      Descrições relacionadas

      Zona das notas

      Nota

      Presidente do Conselho de Administração da Companhia Real dos Caminhos de Ferro através de África. Ver correspondência de Henry Burnay

      Identificador(es) alternativo(s)

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso - Assunto

      Pontos de acesso - Local

      Pontos de acesso - Nomes

      Pontos de acesso de género (tipologias documentais)

      Identificador da descrição

      Identificador da instituição

      Regras ou convenções utilizadas

      Estatuto

      Nível de detalhe

      Datas de criação, revisão, eliminação

      Línguas e escritas

        Script(s)

          Fontes

          Área de ingresso