Fonseca, José Tomás da.

Zona de identificação

Tipo de entidade

Pessoa singular

Forma autorizada do nome

Fonseca, José Tomás da.

Forma(s) paralela(s) de nome

    Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras

      Outra(s) forma(s) de nome

        identificadores para entidades coletivas

        Área de descrição

        Datas de existência

        1877-1968

        Histórico

        José Tomás da Fonseca (Mortágua, 10 de Março de 1877 — Lisboa, 12 de Fevereiro de 1968) foi um agricultor, ex-seminarista, poeta, escritor, historiógrafo, jornalista, professor, político e militante republicano de cariz ateu e anticlerical português. Pertenceu ao Movimento de Unidade Democrática, à Maçonaria e ao Partido Comunista Português.

        Por causa de seu ateísmo militante, sua verve polemista, das ideias republicanas, laicistas e ateias, das críticas às aparições em Fátima e à igreja católica Tomás foi perseguido pela PIDE, preso diversas vezes e 14 de seus livros foram censurados e banidos durante as ditaduras sidonista e salazarista.

        A perseguição a Tomás da Fonseca o afastou das atividades docentes que ele desenvolvia no Conselho Superior de Instrução Pública, da direção da Escola Normal de Lisboa e de Coimbra e da Universidade Livre de Coimbra, que ele ajudou a fundar.

        Locais

        Estado Legal

        Funções, ocupações e atividades

        No Jornalismo destacou-se como fundador e diretor do jornal A republica portugueza (1910-1911) juntamente com Ribeiro de Carvalho (1880-1942). Colaborou com artigos ou opiniões em diversas publicações periódicas como: Revista nova (1901-1902), Serões (1901-1911), Arte e vida (1904-1906), Luz e Vida (1905), Amanhã (1909),[17], boletim da Universidade Livre (1914-1916), Renovação (1925-1926) e outros, nomeadamente: Mundo, Pátria, Vanguarda, Voz Pública, Norte, República, Povo, Lanterna (Brasil), Espanha Nova, Alma Nacional, Diabo, Prometeu, Arquivo Democrático, de qual foi diretor, Defesa da Beira e na revista Livre Pensamento.

        Mandatos/fontes de autoridade

        Estruturas internas/genealogia

        Contexto geral

        Feroz opositor dos regimes ditatoriais, foi perseguido pelas suas ideias políticas e os seus livros alvo de censura e proibição. Em 1918, por se opor à ditadura de Sidónio Pais, é preso durante dois meses. Volta a ser preso em 30 de Novembro de 1928, em Coimbra, por ter participado no movimento revolucionário de 20 de Julho. Em várias ocasiões os seus livros foram confiscados pela PIDE. Os seus movimentos eram constantemente vigiados, assim como os das pessoas com quem convivia. Denunciou as condições prisionais do regime, o que lhe valeu a prisão a 8 de Maio de 1947, por ter protestado contra a existência do Campo de concentração do Tarrafal, nas ilhas de Cabo Verde.

        Área de relacionamentos

        Entidade relacionada

        Lima, João Evangelista de Campos. (1877-1956)

        Identificador de entidade relacionada

        PT/AHS-ICS/JECamposLima

        Categoria da relação

        associativa

        Datas da relação

        Descrição da relação

        Entidade relacionada

        Renovação (quinzenário) (1925-1926)

        Identificador de entidade relacionada

        PT/AHS-ICS/Renov_jornal

        Categoria da relação

        associativa

        Datas da relação

        Descrição da relação

        colaborador

        Entidade relacionada

        Fonseca, António José Branquinho da. (1905 - 1974)

        Identificador de entidade relacionada

        Categoria da relação

        familiar

        Tipo de relação

        Fonseca, António José Branquinho da. é o filho de Fonseca, José Tomás da.

        Datas da relação

        Descrição da relação

        Área de pontos de acesso

        Pontos de acesso - Local

        Zona do controlo

        Identificador de autoridade arquivística de documentos

        Identificador da instituição

        Regras ou convenções utilizadas

        Estatuto

        Nível de detalhe

        Datas de criação, revisão ou eliminação

        acrescentado biografia, 2024-08, ip

        Línguas e escritas

          Script(s)

            Notas de manutenção