Empréstimo

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

  • Cedências do Arquivo de História Social de documentos para uso em exposições e filmes. (2026-05, ip)

Nota(s) da fonte

    Mostrar nota(s)

      Termos hierárquicos

      Empréstimo

        Termos equivalentes

        Empréstimo

          Termos associados

          Empréstimo

            4 Descrição arquivística resultados para Empréstimo

            4 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
            Conversas com Glicinia: documentário
            PT/AHS-ICS/DIV-06Cu-200412f · Item · 2004
            Parte de A Divulgação AHS/ICS-ULISBOA

            Documentário sobre a actriz Glicínia Quartin por ocasião do seu 80º aniversário. A sua família, o anarco-sindicalismo, a Escola-Oficina nº 1, as leituras em casa dos pais, as prisões, o Mud Juvenil, os teatros experimentais, os surrealistas, o encontro com José Ernesto de Sousa e o desabrochar do Cinema Novo com “Dom Roberto”, a Itália, a fantasia, Beckett, Genet, Vitor Garcia, o encontro com Luís Miguel Cintra – uma vida em movimento.

            "Gosto tanto de a ouvir falar, à Glicínia. Mas não queria que ela falasse só comigo. Por isso fiz este filme, para partilhar as minhas conversas com Glicínia Quartin."
            Jorge Silva Melo

            "Não sei do que gosto mais, se de ouvir o que pensa (que não pára de pensar), se de a ouvir contar tanta vida que viveu (que não sabe estar parada sem viver), se de a ver brincar (que a vida para ela tem de ser festa). Gosto de a ver representar: pensa, mexe-se, brinca, imagina e enquanto representa conta coisas que conhece do que viu nos outros. Conversa, de facto (“não achas?”, “lembras-te?”, “e tu?”, “quero perguntar-te uma coisa”), curiosa de mim, de ti, de todos os outros e de todas as coisas, firme no que decide e a querer saber o que o outro quer, sempre a pedir esse “tu”. Inventa-se e inventa espaço. Transporta a alegria. Sem peso. Sempre em movimento. Porque vive em sedução. E porque ama como ninguém a sua e a minha e a tua e a nossa liberdade. Há mais actriz? Há mais pessoa? Melhor amiga?"
            Luís Miguel Cintra

            Realização de Jorge Silva Melo. Produção Artistas Unidos. 55 minutos. O Documentário teve exibição comercial, e passou na RTP

            PT/AHS-ICS/DIV-06Cu-2010-10 · Item · 2010
            Parte de A Divulgação AHS/ICS-ULISBOA

            Registo de empréstimo de documentação original para a exposição Percursos, Conquistas e Derrotas das Mulheres na 1ª República: exposição temporária, organizada pelo Grupo de Trabalho para as Comemorações Municipais do Centenário da República, CML e Biblioteca Museu República e Resistência, em 2010

            Coordenação científica de Zília Osório de Castro (Faces de Eva).

            O catálogo da exposição reproduz 2 documentos do AHS:
            Postal do CNMP por altura do II Congresso Feminista e de Educação em 1928
            (PT-AHS-ICS-PQ-F-074), p. 39

            Retrato de Alice Pestana (Caiel)
            p. 86. e p.134
            (fora de catálogo)

            Viva a República, 1910-2010: exposição temporária
            PT/AHS-ICS/DIV-06Cu-2010-06 · Item · 2010
            Parte de A Divulgação AHS/ICS-ULISBOA

            Registo de empréstimo de documentação original para a exposição Viva a República, 1910-2010: exposição temporária, organizada pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República

            Coordenação científica de Luis Farinha.

            O catálogo da exposição reproduz 2 documentos salvaguardados pelo AHS:
            "Ao Povo: guerra à guerra" (p. 53)
            (PT-AHS-ICS-PQ-P-035)

            "Manifesto aos trabalhadores conscientes" (p. 76)
            (PT-AHS-ICS-PQ-P-122)