Empréstimo

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

  • Cedências do Arquivo de História Social de documentos para uso em exposições e filmes. (2026-05, ip)

Nota(s) da fonte

    Mostrar nota(s)

      Termos hierárquicos

      Empréstimo

        Termos equivalentes

        Empréstimo

          Termos associados

          Empréstimo

            4 Descrição arquivística resultados para Empréstimo

            4 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
            PT/AHS-ICS/DIV-06Cu-2024-001 · Item · 2024-04-04 - 2024-04-30
            Parte de A Divulgação AHS/ICS-ULISBOA

            Exposição "Estudantes de Abril"; Átrio do Pavilhão de Civil do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, org. jornal Diferencial.
            Texto de apresentação:
            "Para celebrar os 50 anos do 25 de abril, o Diferencial apresenta a exposição “Estudantes de Abril”, que contará a história do movimento estudantil, desde o século XIX até ao século XXI, com grande enfoque na luta durante o Estado Novo. A inauguração dar-se-á no dia 4 de abril, pelas 17h00, num local a anunciar ainda. A exposição terá lugar no átrio do Pavilhão de Civil, durante todo o mês de abril."

            PT/AHS-ICS/DIV-06Cu-2022-02 · Item · 2023
            Parte de A Divulgação AHS/ICS-ULISBOA

            Exposição temporária "Primaveras Estudantis: da crise de 1962 ao 25 de Abril”, coord. Álvaro Garrido.
            Documentos:
            JL-ME-CCUL-099 - Programação Cine Clube Universitário de Lisboa (1966)
            JL-ME-SEEPE-010 - 2nd Conference of Portuguese Students (1967)
            JL-ME-SEEPE-099 - Dossier com documentos sobre Eduardo Cruzeiro
            JL-ME-AADL-52 - Boletim de Direito n. 2. (1965)

            Há Sempre Alguém que diz não: exposição temporária
            PT/AHS-ICS/DIV-06Cu-2023-002 · Item · 2023
            Parte de A Divulgação AHS/ICS-ULISBOA

            Exposição "Há Sempre Alguém que DIz Não! A oposição estudantil à ditadura no ensino secundário de Lisboa (1970-1974)," Arquivo Nacional da Torre do Tombo, 15 de dezembro de 2023 a 28 de fevereiro de 2024.

            Documentos: Cerca de 30 dezenas de jornais de liceus da grande Lisboa, publicados entre 1970 e 1974.

            "A Torre do Tombo acolhe a exposição 'Há sempre alguém que diz não! – A oposição estudantil à ditadura no ensino secundário de Lisboa (1970-1974)', concebida para dar a conhecer aos mais novos, nascidos antes e depois da democracia, como os jovens entre os 13 e os 17 anos abraçaram a oposição à ditadura.

            Pretende-se demonstrar como sentiram o imperativo de contestar as diversas condicionantes da ditadura nas suas vidas: nos estudos, no acesso à cultura, no simples convívio, bem como no seu direito a viver em paz e não ter de fazer uma guerra em África a cuja finalidade não aderiram."